As redes sociais são plataformas excelentes para construir uma rede de contatos. Se na vida pessoal isso já é vantajoso, imagine para o empreendedorismo! Esses sites têm se tornado verdadeiras vitrines para alcançar públicos de interesse, divulgar produtos e serviços e estimular o desejo de compra.
Entretanto, não devemos encarar as redes sociais como um canal publicitário, mas sim como uma mídia para atrair pessoas e criar com elas relacionamentos duradouros, tendo o consumo como uma das suas consequências. Por isso, respondendo à pergunta-título do artigo, sim, é possível promover vendas pelo Instagram.
É importante, contudo, entender que alcançar esse objetivo é um processo de longo prazo, pois construir autoridade, ganhar a audiência e estimular as pessoas à compra é um processo gradativo. Estratégias de alta qualidade produzem bons resultados, mas, infelizmente, isso não ocorre do dia para a noite. Para saber como podemos promover vendas por meio do Instagram, continue a leitura a seguir!
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Conduzindo as pessoas pelo funil de vendas
Aqui no blog, já falamos em algumas ocasiões sobre o funil de vendas, que é uma ferramenta estratégica muito utilizada no marketing digital, o que inclui a divulgação empreendedora nas redes sociais. Esse funil consiste em uma metáfora visual para três fases junto ao público: atração, retenção e compra, de forma simplificada.
Por isso, é preciso compreender que as redes sociais são ferramentas de comunicação, que devem conduzir as pessoas que forem impactadas pelo seu conteúdo por essas três fases. O processo é trabalhoso? Estaríamos mentindo se disséssemos que não, mas, em contrapartida, ele permite que você construa uma audiência orgânica fiel, composta apenas por pessoas com interesse genuíno na solução que você oferece.
Em cada fase desse funil de vendas, as ações estratégias nas redes sociais são diferenciadas. Por isso, você está mais do que convidado para conhecer como podemos promover vendas pelo Instagram nessas três importantes etapas. Confira!
1. Atraia o máximo possível de pessoas
O topo do funil é conhecido como fase de atração. Nessa fase, você deve impactar o máximo possível de pessoas, mostrando como a sua página é interessante. Para que isso ocorra, não devemos já de cara fazer publicações essencialmente mercadológicas, ou seja, de divulgação de produtos, mas fazer um processo mais “educativo”.
Isso significa atrair as pessoas por meio da informação. Assim, se você oferece um serviço de consultoria em arquitetura, por exemplo, pode compartilhar as curiosidades da área, os seus conhecimentos, as dicas na escolha de um imóvel, as notícias relevantes do segmento, e por aí vai.
Quanto mais você compartilhar os seus conhecimentos, de preferência mostrando o seu rosto na comunicação, mais conseguirá construir a sua autoridade, ou seja, comunicar à sociedade o quanto você é sábio e experiente na atividade profissional que escolheu. Isso vale para tudo, desde a medicina até a preparação de bolos de aniversário.
Nessa fase de atração, o conteúdo textual pode não ser tão profundo, mas você pode usar e abusar dos recursos visuais, das músicas, dos memes, enfim, de uma verdadeira mescla entre a informação e o entretenimento, que são, afinal, os dois pilares básicos de qualquer rede social.
2. Desperte o desejo
Depois de atrair uma boa audiência por meio desses conteúdos mais genéricos e de pouca profundidade, você também deverá investir em posts mais focados em despertar desejos. Nesse caso, estamos falando de conteúdos voltados às pessoas que já conhecem você, mas que ainda não percebem como as suas soluções podem ser úteis.
Para isso, você deve “educar” as pessoas acerca do produto que você vende, explicando para que ele serve, em que ocasiões pode ser utilizado, de que maneira deve ser empregado e quais benefícios pode proporcionar ao comprador.
Por outro lado, se você comercializa um serviço, pode produzir conteúdos que ajudem a pessoa em suas necessidades, como uma espécie de “aperitivo” ou consultoria grátis, produzindo aquele gostinho de quero mais. Dessa forma, um nutricionista, por exemplo, pode dar algumas dicas iniciais sobre como fazer uma dieta, mas, para conhecer todo o plano nutricional, deverá contratar os seus serviços completos.
Essa fase de retenção do público deve, portanto, estimular as pessoas ao interesse, à curiosidade e, por fim, ao desejo de compra. Novamente, a ideia é que esse conteúdo seja mais informativo do que publicitário, mas nem por isso deixa de ser incrivelmente persuasivo, desde que seja bem planejado e bem produzido.
3. Ofereça a sua solução
Nas etapas anteriores, você mostrou quem você é e ajudou as pessoas a encontrarem as suas próprias necessidades e desejos. Nessa terceira e última fase, portanto, estão as publicações que efetivamente mostram que o seu serviço ou o seu produto é a solução ideal para as necessidades identificadas anteriormente pelo público.
Aqui sim é a hora de produzir uma comunicação essencialmente publicitária ou mercadológica, isto é, diretamente voltada às vendas. Nesse tipo de post, é preciso deixar claro ao público que você está fazendo uma venda, de modo que ninguém se sinta “enganado”.
Além disso, é fundamental concluir os seus posts com uma chamada para a ação que de fato estimule a compra do produto ou a contratação do serviço. Geralmente, é utilizado o clássico “clique aqui e adquira já o seu”, conduzindo o seguidor ao seu site ou à sua página de vendas. Nesses ambientes, ele terá contato com informações mais técnicas do produto, preços, formas de pagamento, modelos de entrega, e por aí vai.
Como você pode perceber, é preciso diversificar os estilos das publicações que fazemos no Instagram ou em qualquer outra rede social, respeitando as características de cada fase do funil de vendas. O que a maioria dos empreendedores faz, contudo, é simplesmente criar uma página no Instagram e fazer dele um mero álbum com fotos dos produtos comercializados, como se fosse um catálogo.
Isso até pode trazer alguns resultados, mas convenhamos que não é atrativo. As pessoas em geral acessam as redes sociais para consumir informações úteis e entretenimento, de modo que, quando as mensagens de vendas são introduzidas aos poucos no meio desse tipo de conteúdo, a tendência é que mais vendas sejam realizadas.
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