Você tem amigos no ambiente de trabalho? Considera isso algo positivo? De acordo com um estudo realizado pela startup Comparably, mais da metade dos entrevistados afirmou ter um melhor amigo na empresa em que trabalha. Trata-se de indivíduos de confiança, com afinidades, consideração, respeito e lealdade.
Mas será que ter amigos é sempre bom na vida profissional? Será que existe algum malefício nesse processo? Neste artigo, você vai compreender se ter amizades no ambiente de trabalho é algo vantajoso e os motivos que justificam essa afirmação. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!
Contents
Os benefícios das amizades no trabalho
Ter amigos no trabalho certamente é algo vantajoso. Não são poucos os benefícios que esse processo oferece. Na sequência, você vai conferir 7 deles!
1. Torcer pelo sucesso do outro
Quando trabalhamos com pessoas que não consideramos amigas, o sucesso delas nem sempre pode ser visto com bons olhos. A inveja e a indiferença podem aparecer, como se o crescimento de um indivíduo automaticamente significasse que nós não podemos fazer o mesmo.
No entanto, quando estamos diante de amigos, fica muito mais fácil ficar feliz com o sucesso deles, da mesma maneira que sabemos que eles ficarão felizes quando houver um momento de crescimento para nós. A amizade, desde que seja verdadeira, favorece esse tipo de relação, mais leve, harmônica e leal.
2. Cooperar, em vez de competir
O raciocínio do item 1 nos leva, consequentemente, ao próximo item, que é a substituição da competição pela cooperação. Nos ambientes em que não há amizades, mas apenas relações exclusivamente profissionais, o outro pode ser visto como um obstáculo ao progresso do indivíduo na carreira.
Sem qualquer tipo de afeto pelo colega, a competição ganha força, o que pode até mesmo levar as pessoas a deliberadamente prejudicarem o outro, como ocorre em algumas empresas. Já nos ambientes marcados pela amizade, os colegas têm a consciência de que, se todos se unirem e cooperarem entre si, todos podem sair ganhando, pois a empresa como um todo crescerá.
3. Compartilhar conhecimentos
Uma prova de que a cooperação é mais vantajosa do que a competição é que quando os colegas de trabalho ajudam-se mutuamente, a equipe inteira progride. Isso acontece quando um colega ajuda o outro que está com dificuldades, quando um funcionário compartilha os seus conhecimentos técnicos com o outro, e por aí vai.
A amizade anula a competição e a vaidade. Até mesmo os líderes sentem-se mais livres para ensinar e transmitir os seus saberes aos liderados, pois sabem que ali há uma relação de confiança. Quando as pessoas confiam umas nas outras e ajudam-se mutuamente, o trabalho flui muito melhor, com menos problemas e melhores resultados.
4. Desabafar nos momentos de estresse
Apesar dos bons momentos, não podemos deixar de lado o fato de que os ambientes de trabalho são estressantes em sua natureza. As pessoas estão ali para obter o seu sustento, muitas vezes tendo que conviver com pessoas de personalidades completamente diferentes, sob a constante ideia de que, se não fizerem um bom trabalho, podem perder a sua fonte de renda.
Por essa pressão, pelos conflitos com colegas ou clientes e até mesmo pelo excesso de demandas em alguns momentos, o estresse pode aparecer. Nessas horas, poder desabafar com um amigo é uma ajuda muito bem-vinda. Ouvir uma palavra amiga e saber que alguém ali o ouve e se importa com o que você sente o ajuda a sentir-se melhor e a superar essa adversidade.
5. Sentir-se membro do grupo
O primeiro dia de trabalho é quase sempre algo difícil, afinal de contas, estamos em um ambiente novo, com pessoas que nunca vimos antes na vida. Sentimo-nos peixes fora d’água. Esse sentimento é natural, afinal de contas, é uma característica da essência humana querer pertencer a um grupo e sentir-se aceito.
Quando isso acontece, é uma alegria. A criação de relações de amizade revela que agora fazemos parte daquele grupo de pessoas, com o qual construímos uma relação de familiaridade. Isso nos ajuda a conduzir o dia a dia de trabalho com mais leveza.
6. Trabalhar com alegria
Há algo pior do que trabalhar em um ambiente de trabalho em que as pessoas não se comunicam, não se olham nos olhos e cumprem as suas funções como robôs, com o mínimo possível de interação? Sim, é terrível.
No entanto, nos ambientes profissionais em que existe amizade, as pessoas compartilham entre si histórias, opiniões, piadas, enfim, criam um clima de descontração e alegria, aliviando a natureza séria dos ambientes profissionais. Isso ajuda a criar um clima organizacional de harmonia, em que as pessoas estão ali não apenas porque precisam, mas também porque gostam.
7. Levar a amizade para outros ambientes
Por fim, também pode acontecer (embora seja mais raro) de as amizades construídas na vida profissional serem levadas para a vida pessoal. Há pessoas que mantêm a amizade com os seus colegas, mesmo anos depois de terem deixado de trabalhar juntos.
O ambiente de trabalho pode proporcionar o surgimento de amizades de longa data, assim como acontece eventualmente na escola, na igreja, na vizinhança, na academia, entre outros ambientes. É claro que isso pode não acontecer assim com tanta frequência, mas é uma possibilidade.
Alguns cuidados que devemos ter
Por mais que as amizades no ambiente de trabalho sejam extremamente benéficas, não podemos misturar as relações pessoais com as obrigações profissionais. O convívio com amigos é ótimo, mas, no ambiente de trabalho, ele não pode prejudicar o cumprimento das obrigações.
Além disso, não devemos “relaxar” na dedicação ao trabalho apenas porque o colega ou o chefe é nosso amigo. Uma coisa não invalida a outra. Por mais que você esteja entre amigos, a sua competência profissional deve ser cada vez melhor. Da mesma forma, não devemos “empurrar” demandas para um colega apenas por sermos amigos. Faça a sua parte, sem “explorar” o outro.
Por fim, é importante ressaltar que a intimidade não pode ser extrapolada no ambiente de trabalho. Piadinhas, brincadeiras e até mesmo discussões da vida pessoal não devem vir à tona no local de trabalho. Além disso, não devemos “invadir” a privacidade do outro no trabalho pelo simples fato de sermos amigos, o que pode até mesmo configurar casos de assédio.
Como você pode notar, ter amigos no trabalho é muito bom e tende a trazer diversos benefícios para o bem-estar e para a própria produtividade de cada indivíduo e da equipe como um todo. Contudo, fique atento às observações acima para que as amizades continuem sendo vantajosas, sem “forçar a barra”.
E você, querida pessoa, tem amigos no trabalho? O que pensa sobre o tema? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!