A palavra startup tem sido cada vez mais utilizada na televisão, na internet e nas mídias impressas. Qualquer pessoa que lê algo sobre economia ou empreendedorismo fatalmente se depara com este conceito.

Há quem diga que qualquer empresa pequena ou em fase inicial é uma startup, mas a definição contempla algumas características específicas.

O que é uma startup?

Startups são empresas, geralmente de início pequeno e modesto, que oferecem à sociedade produtos e serviços marcados pela inovação, com perspectivas para crescer muito em curto prazo. Seu modelo de negócios apresenta base tecnológica e é facilmente repetível e escalável, sem que isso acarrete aumento em seus custos.

Achou a definição complexa? Você a compreenderá melhor quando analisarmos mais especificamente as 4 características que aparecem nesta definição:

  1. Inovação

Startups oferecem produtos ou serviços diferentes daquilo que já existe, ou com um modelo de negócios inovador, que traga facilidades à vida de seus clientes. É assim que essas empresas obtêm diferenciais competitivos. A própria estrutura do modelo de negócios gera valor, o que aumenta a sua lucratividade. É o caso do Google, por exemplo, que cobra pelos cliques recebidos pelos anúncios nas páginas de busca.

  1. Repetibilidade

O modelo de negócios da startup deve ser repetível. Isso quer dizer que a oferta de seus produtos e serviços pode ser executada várias vezes da mesma forma, oferecendo a mesma experiência de consumo ao cliente, sem demandar mais esforços ou mais investimentos financeiros.

PSC

É o caso da Netflix, por exemplo, que, mediante o pagamento de mensalidade, oferece um mesmo filme a milhões de assinantes, sem que a empresa tenha que investir mais ou contratar mais pessoas para dar conta dessa distribuição.

  1. Escalabilidade

Além de ser repetível, o modelo de negócios das startups precisa ser escalável. Por escalável, entende-se a capacidade de alcançar grandes números de usuários sem elevar os custos por isso. Assim, a empresa consegue crescer consideravelmente em receita, mas seus custos crescem muito pouco. Isso aumenta a margem de lucro e, consequentemente, a riqueza da organização.

  1. Flexibilidade diante das incertezas

Por serem negócios inovadores em início de jornada, as startups estão sempre em cenários de incerteza. A princípio, fica difícil provar que a ideia será bem-sucedida e sustentável; é sempre uma aposta. Isso exige que essas empresas adquiram um perfil bastante flexível diante das demandas do mercado.

Assim, as startups costumam ser caracterizadas por equipes enxutas e autônomas, sem muita preocupação com organização hierárquica.

A importância da internet

Outra ideia que é bastante associada às startups é o fato de serem obrigatoriamente empresas de internet. Este fato não é verdade, já que qualquer negócio inovador que prove ser repetível e escalável se enquadra na definição de startup.

Contudo, a associação faz bastante sentido, uma vez que a internet, como importante ferramenta de conexão de pessoas, atua como um facilitador dos negócios, pois aumenta a sua abrangência sem ser muito cara. Isso permite tanto a repetibilidade quanto a escalabilidade.

Como é mais barato criar uma empresa na internet do que de outra forma, é natural que esse meio favoreça a criação das startups.