O briefing é um dos elementos mais importantes para o sucesso de um projeto. Da sua boa articulação dependem os resultados positivos que serão obtidos. Contudo, mesmo tendo tanta relevância, nem todo mundo sabe como construir um bom briefing.
No artigo a seguir falaremos sobre os 7 passos essenciais para ter um bom briefing em mãos. Vamos começar?
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Afinal, o que é um briefing?
Antes de falar sobre os passos de construção de um briefing, é essencial explicar do que se trata. O briefing nada mais é do que um conjunto de informações ou coleta de dados em uma reunião com o objetivo de desenvolver um projeto. Nele, são listadas as informações mais relevantes para dar início a um projeto, como o orçamento e os prazos.
Trata-se de um documento que oferece subsídio ao projeto e que pode ser usado como constante fonte de consulta de informações. Ter um briefing bem construído é determinante para otimizar o tempo e reduzir os gastos, sem deixar de atender a todas as demandas do cliente.
Qual é a importância do briefing?
O briefing é extremamente importante para que um projeto seja executado corretamente. Somente com uma lista coerente de dados é possível dar prosseguimento ao desenvolvimento de um trabalho consistente. Quando não se tem um planejamento coerente e bem construído, é bastante fácil perder o controle de gestão e sair do caminho previamente traçado.
O papel do briefing é fornecer os rumos do projeto, ou seja, ele é determinante para o alcance dos objetivos. A riqueza de detalhes é um dos pontos diferenciais para que seja considerado bem construído. Lembre-se de que as informações funcionarão como a base para guiar a sua tomada de decisões.
7 passos para construir um bom briefing
A seguir vamos apresentar com detalhes os 7 passos para construir um bom briefing.
Passo 1 – Lista dos principais dados e histórico da empresa
Para quem um briefing seja bem construído, deve contar com todos os dados necessários. Dentre as informações básicas, deve estar um breve histórico do cliente e dados de contato como nome, telefone, e-mail e site. É válido ainda incluir a missão, visão e valores do empreendimento. O briefing deve contar quem é o cliente e como entrar em contato com ele caso seja necessário.
Passo 2 – Qual é a demanda do projeto?
Já no início do briefing, é importante que esteja delimitada qual é a demanda. O projeto será para construir algo novo partindo do zero ou para redesenhar algo que já existe? Esses são casos diferentes e que demandam acesso a informações distintas para a sua execução. Essas informações permitem delimitar o escopo do projeto a ser executado.
Em seguida, é essencial definir qual é exatamente a demanda do projeto. A equipe precisa saber o que precisará executar, ou seja, o que o cliente espera. Somente a partir dessa delimitação é possível definir quais recursos serão necessários e o que cada um irá fazer.
Passo 3 – Definição do público-alvo do projeto
A definição do público-alvo do projeto é essencial para que se trabalhe com foco na sua conversão. Lembre-se de que o público-alvo é o grande cliente, isto é, quem dará a resposta positiva ou negativa ao trabalho realizado. Nesse passo, é essencial definir quem são os usuários/consumidores.
Com as informações sobre o público-alvo se torna possível, inclusive, trabalhar com a construção de uma persona, o que facilita dar um direcionamento para o projeto. Dados a respeito do público devem constar em um briefing bem construído. A ideia é conhecer profundamente a quem se destina a execução de todas as etapas.
Passo 4 – Análise da concorrência e referências no mercado
Uma parte imprescindível para um briefing bem construído é entender quem é a concorrência e quais são as referências no mercado. Em outras palavras, é necessário conhecer o segmento e saber o que está sendo feito de bom ou ruim. Mais do que conhecer a concorrência, é preciso encontrar o seu diferencial. Somente a partir desse conhecimento é possível fazer uma projeção das ações.
Passo 5 – Definição de expectativas de resultados
Um bom briefing deve conter as expectativas de resultados, isto é, aquilo que se espera obter com a sua conclusão. As informações a respeito das expectativas podem fazer toda a diferença durante o desenvolvimento. Entender aquilo que o cliente espera ajuda a delinear a forma como o projeto será concretizado.
Em alguns casos, as expectativas podem demonstrar que há um desalinhamento com a realidade ou com as ideias. Também funciona como uma motivação para que a equipe se empenhe em superar aquilo que se espera. Atender as expectativas é bom, mas ainda melhor é saber que conseguiu superar com folga o que estava sendo esperado.
Passo 6 – Defina o que não é esperado do projeto
Tão importante quanto definir o que se espera do projeto, é considerar aquilo que não se espera. Esse espaço do briefing é destinado a uma lista de tudo o que não é bem vindo na construção da ideia. É interessante ter esse tópico para evitar insistir e trabalhar em ideias que não serão aceitas. Nem tudo o que não se quer é óbvio, então é necessário ter esses dados.
Passo 7 – Diálogo
Um briefing realmente bem construído é aquele que permite o diálogo entre a equipe e o cliente. Essa troca constante de informações é necessária para evitar chegar a resultados que não se deseja. Desenvolver e executar um projeto para um cliente demanda entender exatamente o que ele busca e como espera que seja feito.
Somente com diálogo e uma troca constante de informações e aprovações é possível chegar a um resultado satisfatório. E saiba que nem sempre, quase nunca na verdade, um projeto será aprovado na primeira tentativa. Isso não deve ser encarado como demérito e sim como a chance de fazer melhor da próxima vez.
Gostou de saber quais são os 7 passos para construir um bom briefing? Tem mais alguma sugestão a acrescentar? Deixe sua contribuição ou comentário abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!