As mudanças nem sempre são vistas com bons olhos. Elas indicam que é necessário romper com velhos hábitos e abrir-se ao que há de novo, o que, convenhamos, nem sempre é fácil.
No entanto, o processo também não precisa ser um bicho de sete cabeças. Hoje em dia, qualquer organização passa por mudanças, tendo em vista que o dinamismo é uma característica da nossa era. Por isso, as empresas mais bem-sucedidas são as que conseguem acompanhar o ritmo dessas alterações. Como dizia Darwin, quem vence não necessariamente é o mais forte, mas sim aquele que melhor se adapta ao contexto em que está inserido.
Nesse sentido, é fundamental discutir nas organizações a chamada gestão de mudanças, de modo que as alterações na vida corporativa possam ser conduzidas com mais tranquilidade, organização, planejamento e agilidade. Quer saber como isso é possível? Então, é só continuar a leitura a seguir!
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Gestão de mudanças: o que é?
A gestão de mudanças é o nome dado a um conjunto de processos e ferramentas que têm o objetivo de conduzir as mudanças que se fazem necessárias nas organizações de forma estratégica e planejada. As alterações nesse ambiente sempre têm um objetivo a ser alcançado, que pode ser a adaptação a uma nova realidade ou a solução de um problema que tem sido identificado.
Esse processo contempla a empresa como um todo, envolvendo desde o CEO até os estagiários, passando pelos diretores, coordenadores e demais colaboradores de todos os departamentos. A meta é prepará-los para as mudanças que estão por vir, explicando o que ocorrerá e por que essas alterações são necessárias.
Muitas empresas ainda deixam de organizar as mudanças que querem realizar, ou, quando o fazem, confundem o processo com a gestão de pessoas ou com a gestão de projetos. Contudo, é preciso encarar o processo como um “evento à parte”, de suma importância para que a organização consiga acompanhar o dinamismo que a envolve.
A gestão de mudanças é uma abordagem multidisciplinar, ou seja, que se utiliza de diferentes conhecimentos para tornar o processo mais tranquilo e organizado junto aos funcionários.
Por que as empresas precisam da gestão de mudanças?
Na atualidade, as modificações na sociedade são identificadas praticamente diariamente. As descobertas científicas, as invenções de novas tecnologias, o desenvolvimento de novos modelos de negócios e as próprias transformações no comportamento humano (e do consumidor, é claro!) são mais regra do que exceção. Dessa forma, toda empresa precisa atualizar a sua maneira de trabalhar e de satisfazer o seu cliente, caso contrário, será ultrapassada pela concorrência.
Assim, a mudança deixou de ser um diferencial de poucos para se tornar uma necessidade de sobrevivência de todos. Todavia, esse processo de romper com o velho e adotar o novo precisa ser conduzido com planejamento e tranquilidade. A gestão de mudanças atua justamente sobre essa necessidade, de modo que as alterações propostas impactem os colaboradores ao mínimo possível e ofereçam o máximo possível de retorno sobre os investimentos (ROI).
Essas mudanças têm sempre o objetivo de promover melhorias na organização, o que pode impactar os seus processos internos, sistemas, estrutura organizacional, funções de trabalho, máquinas e ferramentas, métodos de verificação de desempenho, política de remuneração e benefícios, comportamentos internos, e por aí vai.
É importante que a empresa, após identificar as suas necessidades de adaptação, consiga traduzir em aspectos práticos, em algum dos itens acima (ou vários), os seus objetivos organizacionais. Contudo, a mudança deve ser bem orquestrada e supervisionada, de modo que as pessoas de fato modifiquem atitudes e elementos da empresa, com vistas a obter melhores resultados.
Gerenciar mudanças torna as empresas mais bem-sucedidas?
Estudos têm apontado que as mudanças nas empresas têm se tornado mais comuns, mais frequentes e mais rápidas, pois, como citamos, essa é uma característica típica dos nossos tempos. Por isso, as empresas que conseguem organizar e institucionalizar o processo de modo planejado conseguem obter resultados melhores e mais rápidos.
Alguns desses estudos chegaram ao expressivo dado de que as empresas que adotam a gestão de mudanças têm 6 vezes mais chances de alcançar as suas metas do que aquelas que promovem as alterações sem qualquer tipo de organização. Os dados são da empresa Prosci, de 2013.
Ainda segundo essas pesquisas, quando um método adequado é empregado para gerir as mudanças, fica muito mais fácil obter a adesão dos trabalhadores, seguir o cronograma de projetos e administrar as finanças, conforme o orçamento previamente definido. Consequentemente, o ROI obtido é muito mais alto do que nas organizações em que a gestão de mudanças não é adotada. Portanto, esse tipo de gestão é essencial ao alcance dos objetivos organizacionais. Conheça os passos da gestão de mudanças:
- Reconhecer a necessidade de mudança;
- Definir o objetivo a ser alcançado;
- Traçar estratégias com organização e planejamento, definindo as mudanças que deverão ser feitas;
- Criar um cronograma de ações englobando as alterações a serem executadas (mudanças na estrutura organizacional, nas funções, nos processos internos, nas tecnologias utilizadas etc.);
- Estabelecer um orçamento para definir o quanto pode ser investido nesse processo;
- Comunicar toda a empresa acerca das mudanças que serão adotadas e das suas respectivas necessidades;
- Colocar as ações em prática, solicitando a colaboração de todos no cumprimento do orçamento e do cronograma;
- Avaliar os resultados obtidos e fazer os ajustes necessários.
Mudanças planejadas fazem bem
“A única constante da vida é a mudança”, já dizia Heráclito de Éfeso, filósofo da Grécia Antiga. Nos dias de hoje, então, parece que essa ideia foi potencializada ao máximo. Por isso, toda pessoa e toda empresa precisam adaptar-se ao que surge de novo no cenário em que estão inseridos.
Entretanto, as mudanças não devem consistir em “embarcar em modismos”. É preciso planejar todo o processo, de acordo com as etapas que você conferiu acima. É o planejamento quem determina o sucesso ou o fracasso de uma empresa na gestão de mudanças. Por isso, ele deve ser adequadamente executado pelos líderes da organização, mas comunicado a todos os colaboradores, pois o engajamento de todos se faz necessário para que bons resultados possam ser alcançados.
Que este artigo tenha sido útil para você compreender o significado e a importância da gestão de mudanças nas organizações. E você, querida pessoa, já passou por algum processo semelhante no seu ambiente de trabalho? Como foi a experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!