Toda e qualquer empresa é composta por grupos internos, mas também tem as suas decisões influenciadas por grupos externos. São indivíduos que têm na organização algum tipo de interesse — a quem damos o nome de stakeholders.

É fundamental conhecer os stakeholders de uma empresa, de modo a compreender o tipo de interesse que esses grupos têm e como eles impactam o dia a dia da organização. Para que isso seja possível, podemos recorrer a uma ferramenta, conhecida como mapa de stakeholders.

Neste artigo, você vai compreender o que são stakeholders, quais são os principais exemplos e como é possível fazer o mapeamento desses grupos em 3 passos práticos. Preparado? Então, siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que são stakeholders?

Stakeholder é um termo em inglês que pode ser traduzido como “parte interessada”. Sendo assim, se você tem algum tipo de interesse em alguma empresa, saiba que você é um stakeholder dela. Assim, pessoas como você certamente impactam as decisões que são tomadas naquela organização, mesmo que não saibam disso.

Dessa forma, podemos compreender que os stakeholders são os grupos de pessoas que, de alguma maneira, influenciam e/ou são influenciados pelas ações de uma empresa. Por isso, eles tanto recebem as consequências das decisões da instituição como também podem exercer certo poder de influência nas escolhas a serem feitas nela. Naturalmente, é essencial que as empresas saibam quem são os seus stakeholders e como eles interferem nas suas atividades.

Quer conferir um exemplo prático? Pense na academia que você frequenta. Você é uma parte interessada naquela empresa, afinal de contas, você consome os serviços que ela oferece. Portanto, a sua opinião é muito importante para que aquela organização continue tomando decisões eficazes, no sentido de satisfazer, sempre e cada vez mais, o seu público.

Além de você, cliente, os funcionários, os sócios, os órgãos fiscalizadores e até mesmo os concorrentes têm algum interesse na empresa, sendo, portanto, seus stakeholders.

Quais são os tipos de stakeholders de uma organização?

De acordo com as definições acima, fica fácil compreender que os stakeholders são basicamente qualquer pessoa ou grupo de pessoas que interfere na vida da empresa, mas que também pode ser influenciado pelas suas atividades. Os teóricos do tema costumam dividir esses grupos em duas categorias, facilitando a compreensão da sua influência: os stakeholders internos e os stakeholders externos.

Os stakeholders internos são aqueles que, de alguma maneira, fazem parte da dinâmica interna da organização. É o caso dos colaboradores, dos gerentes, dos acionistas e dos diretores. São pessoas que tomam decisões e que efetivamente trabalham dentro da empresa, a fim de vê-la prosperar.

Os stakeholders externos, por sua vez, são grupos de pessoas que são impactados pelas ações e decisões dos stakeholders internos, mas que também podem influenciar essas decisões, mesmo sem fazer parte da dinâmica interna da organização. Aqui, estamos falando dos clientes, dos fornecedores, dos concorrentes, dos órgãos do poder público, da imprensa, das ONGs, dos sindicatos, entre outros.

O que é o mapa de stakeholders?

O mapa de stakeholders é um documento em que a empresa registra e categoriza todos os grupos de indivíduos que são influenciados e/ou que influenciam as ações e decisões tomadas na organização. É um registro de todas as partes interessadas na empresa.

Ele deve conter a relação desses grupos de pessoas, tanto internos como externos, bem como um descritivo do tipo de interesse que têm na empresa. Eles são influenciados pela organização? Eles influenciam as suas atividades? Como é essa dinâmica? O mapa de stakeholders deve responder a essas questões.

Dessa forma, esse documento ajuda a empresa a compreender o cenário em que está inserida e quais são os grupos que interferem nas suas atividades. Quanto maior for essa compreensão e essa consciência, melhores tendem a ser as decisões a serem tomadas, sempre respeitando esses públicos de interesse, mas também protegendo os interesses da própria organização.

Isso permite que a empresa antecipe-se para prevenir problemas, para identificar oportunidades de negócios, para manter um bom relacionamento com todos esses grupos, para atender melhor às suas expectativas e também para administrar com mais eficiência o impacto das suas ações. Consequentemente, isso facilita o alcance dos objetivos organizacionais.

Como fazer esse mapeamento?

Agora que você já compreende o conceito de stakeholders e já tem uma noção dos grupos que podem ter algum tipo de interesse/influência na sua empresa, é hora de descobrir, portanto, como podemos fazer o mapeamento dessas pessoas. Na sequência, você vai conferir 3 passos práticos para construir o seu mapa de stakeholders.

1º passo: identifique os grupos de interesse da empresa

O primeiro e mais óbvio passo da criação de um mapa de stakeholders é fazer um levantamento de todos os grupos de pessoas que têm algum tipo de interesse no seu negócio. Ao ler este artigo, você provavelmente já teve uma boa noção de quem pode influenciar ou ser influenciado pelas atividades da sua empresa. Além disso, lembre-se de categorizá-los adequadamente entre stakeholders internos e stakeholders externos.

2º passo: analise o tipo de interesse que esses grupos têm

Na sequência, analise os grupos que você relacionou, um por um. Ao lado de cada um deles, descreva exatamente como é a relação entre a empresa e essas pessoas. Quem influencia quem? Que tipo de interesses e expectativas existe entre as partes? Como é essa dinâmica? É fundamental ser bastante profundo nessa etapa de análise, pois ela permitirá que a sua empresa tome as decisões mais eficazes e estratégicas para corresponder às expectativas identificadas e manter bons relacionamentos.

3º passo: Categorize os seus stakeholders

Por fim, é interessante que você, de acordo com as características da sua empresa, crie categorias em que você possa classificar os seus stakeholders. A divisão interno/externo é a mais clássica delas, mas não é a única. Você pode dividi-los pelo tipo de interesse que apresentam e até mesmo construir um ranking de acordo com o grau de influência desses grupos. Escolha as suas categorias da maneira que seja mais estratégica para os seus negócios.

O mapa de stakeholders, portanto, é uma ferramenta administrativa que permite que a empresa visualize e compreenda a dinâmica das relações estabelecidas entre ela e os seus grupos de interesse, sejam eles internos, sejam externos. É essencial construir esse mapa para tomar decisões eficazes no que diz respeito ao relacionamento com esses grupos, de modo que todos saiam satisfeitos dessas relações.

E você, querida pessoa, consegue identificar os stakeholders da sua empresa? Como tem sido o seu relacionamento com eles? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!