Você já ouviu falar em know-how? As pessoas geralmente utilizam essa expressão quando se referem ao conhecimento necessário para realizar uma atividade. Assim, podemos dizer que é preciso ter know-how para abrir uma empresa ou que precisamos contratar funcionários com know-how para cuidar do marketing dela.
Mas em que consiste exatamente esse tipo de conhecimento? Quais são as possibilidades que as pessoas e as empresas podem encontrar para desenvolver o seu know-how? Questões como essas movimentam o mundo corporativo. Neste artigo, você vai conferir algumas sugestões para que isso seja possível. Preparado? Então, siga em frente e tenha uma excelente leitura!
Contents
Know-how: o que é?
O termo know-how vem do inglês, podendo ser traduzido como “saber como”, ou seja, saber como fazer algo. Trata-se de um sinônimo de outro termo frequente no mundo corporativo: expertise. Basicamente, o know-how é o somatório de conhecimentos teóricos, conhecimentos práticos, aptidões naturais, habilidades aprendidas e atitudes que, combinados, permitem que uma pessoa ou grupo alcance os resultados que deseja.
Por isso, para exercer uma profissão, liderar uma empresa ou simplesmente desenvolver um hobby, é preciso ter know-how, ou seja, unir a teoria e a prática para saber como fazer a atividade em questão.
-
Como desenvolver o know-how individual?
Agora que você já compreende o conceito de know-how, deve estar imaginando quais são os meios para desenvolvê-lo, especialmente na vida profissional, não é mesmo? Na sequência, você vai conferir 4 dicas para desenvolver o know-how individual. Confira!
1. Leituras
É impossível falar em adquirir conhecimento sem pensarmos em leitura. É importante ler livros, artigos científicos, publicações em websites e blogs confiáveis, entre outras fontes de informação para ampliar os seus conhecimentos. É claro que esse conteúdo também pode estar disponível em áudios, vídeos, infográficos e outros formatos, mas a leitura em especial desenvolve muitas capacidades: análise, interpretação, vocabulário, clareza de comunicação, organização do raciocínio, e por aí vai.
2. Cursos
Além da leitura, que é um processo mais individual, podemos também recorrer aos cursos, em que alguém com mais conhecimento compartilha os seus saberes. As escolas, universidades e centros técnicos disponibilizam muitos cursos de capacitação profissional e de desenvolvimento de habilidades diversas para o dia a dia. Além disso, a internet também oferece muitos cursos online, que podem ser realizados no conforto da sua casa. Apenas pesquise a qualidade e a credibilidade desses cursos.
3. Redes de contato
O networking também pode ajudar muito no seu processo de aquisição de know-how. Basicamente, quanto mais você ampliar e fortalecer a sua rede de contatos, mais conseguirá ter experiências de troca de conhecimentos, o que pode ser extremamente valioso no seu caminho. Amigos, familiares, colegas de trabalho e de estudo, chefes, entre outras pessoas podem trocar experiências com você e fornecer-lhe verdadeiros conselhos, em uma espécie de mentoria. Aproveite essas ocasiões!
4. Eventos
Por falar em networking, saiba que os eventos são uma oportunidade maravilhosa para conhecer muita gente do seu segmento, o que favorece essa troca de conhecimento. Além disso, participar de feiras, congressos, exposições e workshops é uma ótima maneira de manter-se atualizado em relação às novidades do setor, de aprender coisas novas, de exercitar diferentes competências e de sair da zona de conforto. Participe dos eventos corporativos e amplie os seus horizontes!
-
Como desenvolver o know-how da empresa?
Além de falarmos em meios de desenvolver o know-how de um indivíduo, também podemos falar em estratégias que possibilitam o desenvolvimento do conhecimento de uma empresa como um todo. Aliás, esse deve ser um dos objetivos das organizações, sobretudo das áreas de recursos humanos. Confira algumas possibilidades na sequência.
5. Pesquisas de mercado
O que o seu cliente prioriza? Quais são os seus desejos e necessidades? O que a concorrência tem feito? Quais tendências têm surgido no seu setor no Brasil e no mundo? Só há uma maneira de responder a todas essas perguntas: a pesquisa de mercado. Por meio dela, as empresas podem compreender melhor os seus clientes, os seus concorrentes e as tendências do mercado que surgem, tanto nacional como internacionalmente. São fontes valiosas de informações que produzem estratégias vencedoras.
6. Novas tecnologias
A tecnologia é uma aliada do know-how, no sentido de que facilita a comunicação, o acesso à informação e a própria execução das tarefas do dia a dia. Você consegue imaginar como seria trabalhar e estudar atualmente sem computadores, smartphones e calculadoras? Desafiador, não é?
Portanto, saiba que as empresas com know-how entendem as tecnologias como investimentos, e não como gastos. Mais do que isso, elas ficam atentas ao que surge de novo, identificando as soluções mais adequadas às suas necessidades.
7. Capacitação profissional
Como citamos, desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento é função da área de recursos humanos, como parte das estratégias de capacitação profissional. Para isso, devem ser utilizados recursos como: palestras, cursos, treinamentos, parcerias com instituições de ensino, avaliações periódica de desempenho e feedback. Em conjunto, esses elementos conduzem o quadro de funcionários a uma evolução contínua, o que beneficia o desempenho e a produtividade de toda a empresa.
8. Estímulo à criatividade
Por fim, é importante que as empresas ofereçam espaço, liberdade e oportunidade para que os seus colaboradores coloquem todo o conhecimento adquirido em favor da organização. É preciso estimulá-los a serem mais criativos e proativos. Não faz sentido investir em know-how na empresa se os funcionários só estiverem ali para obedecer às ordens dos líderes. As ideias de todos devem ser expostas e discutidas, criando equipes ativas e engajadas no progresso da organização.
Como você pode perceber, o know-how pode ser um produto individual, baseado nos saberes de uma pessoa, ou coletivo, consistindo no somatório dos recursos intelectuais que um grupo ou empresa tem à sua disposição. É fundamental desenvolvê-lo nessas duas frentes, de modo que as pessoas alcancem os seus objetivos individuais, mas também que as organizações concretizem as suas metas e vivenciem verdadeiramente a sua missão e a sua visão.
E você, ser de luz, como tem desenvolvido o seu know-how? O que faz para ampliar os seus conhecimentos? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!