Quando nos deparamos com cargos empresariais, como presidente e CEO, fica claro que estamos falando de indivíduos em postos altíssimos. São grandes tomadores de decisões, ou seja, figuras de autoridade.
Mas CEO e presidente são a mesma coisa? Se sim, por que inventaram esse termo? Se não, quais são as diferenças? Quem manda mais: o presidente ou o CEO? Dúvidas como essas são bastante comuns. Neste artigo, vamos esclarecer de uma vez por todas o que é um presidente e o que é um CEO, comparando as suas funções e posições hierárquicas. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!
O que é um presidente?
O presidente de uma empresa é o líder executivo dela, em algumas organizações. No entanto, há outras empresas em que o presidente é o líder de apenas uma das partes que a compõem, e não da organização inteira.
Em alguns casos, o presidente é também o CEO e o proprietário da empresa, o que é mais comum nas organizações de menor porte. Já nas empresas que têm hierarquias mais desenvolvidas, o CEO é o nome mais alto da organização, e o presidente torna-se o segundo no comando.
É comum que os presidentes sejam os COOs (Chief Operating Officer), ou seja, os diretores de operações das organizações. Eles também podem ter vice-presidentes que cuidam de cada área específica e que se reportam diretamente a ele, como o vice-presidente de marketing, o vice-presidente comercial, e por aí vai.
O que é um CEO?
O CEO (Chief Executive Officer) é o líder executivo da empresa. É o líder de mais alto escalão da instituição, inclusive acima do presidente. É ele o responsável por tomar as decisões mais estratégicas, gerenciando as operações e os recursos da organização. Em empresas menores, o CEO é também o presidente, mas as funções costumam ser separadas nas organizações de maior porte.
Nas empresas grandes, existe o chamado conselho administrativo, que é formado pelos diretores seniores da empresa e também por outros indivíduos que são externos à organização, geralmente eleitos pelos acionistas. Frequentemente, cabe ao CEO a posição de líder do conselho, estabelecendo as políticas de gestão corporativa e integrando-as ao dia a dia da empresa.
Nos conglomerados, ou seja, grupos que são compostos por várias empresas, é comum que haja um CEO que comande todo o grupo, bem como um presidente para cada empresa que o compõe. Cada um desses presidentes deve se reportar diretamente ao CEO.
O CEO e o conselho administrativo determinam a política organizacional, enquanto que o presidente (ou os presidentes) executa essa política e se reporta ao conselho. Abaixo do presidente, encontram-se os diretores de departamentos, gerentes, coordenadores e demais cargos da hierarquia da organização.
Qual é a diferença na prática?
Na prática, no caso das empresas em que o CEO e o presidente não são a mesma pessoa, o que ocorre é que o CEO tem a palavra final para tomar todas as decisões estratégicas e definir o que deve ser feito.
Quanto ao presidente, cabe a ele fazer com que a decisão do CEO seja levada a toda a empresa e colocada em prática. Isso quer dizer que é função dele reunir-se com os diretores da empresa e transmitir-lhes as escolhas feitas pelo CEO, definindo objetivos a serem alcançados para cada área.
Posteriormente, os diretores dos departamentos levam essas diretrizes para as suas equipes, definindo as metas específicas de cada área, que nada mais são do que desdobramentos específicos dos objetivos principais.
Que o artigo acima tenha servido para esclarecer as diferenças na hierarquia e nas funções entre presidentes e CEOs. E você, querida pessoa, o que pensa sobre essas nomenclaturas? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!