A vida em uma empresa é bastante complexa. As organizações são compostas por indivíduos com diferentes habilidades que exercem funções distintas, o que impacta grupos de clientes distintos e determina o desenvolvimento de vários projetos e processos diferenciados.

Por isso, é importante que o trabalho e que a informação que circula em uma empresa sejam adequadamente delegados, ou seja, distribuídos entre pessoas e departamentos. Esse é o conceito de departamentalização, muito importante na divisão do trabalho nas organizações. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura a seguir!

O que é a departamentalização e qual a sua importância?

Como o nome sugere, a departamentalização é a divisão e organização do trabalho por departamentos, de modo que seja fácil identificar quais profissionais/departamentos são responsáveis por quais atividades.

Esse processo sugere um agrupamento de atividades semelhantes, reunindo pessoas e áreas da empresa com habilidades em comum. Isso aumenta a eficiência operacional da organização, pois a divisão adequada de tarefas, desde que compatível com as habilidades de cada um, torna os processos mais rápidos e evita que algumas áreas fiquem sobrecarregadas, enquanto outras ficam ociosas.

A departamentalização costuma ser confundida com a hierarquia da empresa, mas são processos distintos. A hierarquia é definida na estrutura vertical do organograma empresarial, representando as relações de poder existentes. A departamentalização, por sua vez, diz respeito à estrutura horizontal da empresa, definindo a divisão de tarefas, e não as relações de poder.

Quais são os tipos de departamentalização que existem?

A departamentalização, ou seja, a forma como as atividades de uma empresa são divididas, pode ocorrer de diferentes formas, sendo que a escolha está diretamente relacionada à cultura da organização. Como cada realidade é única, vamos conferir na sequência os principais tipos de departamentalização existentes nas empresas.

1. Por função

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A departamentalização por função é a mais clássica e comum de todas. Ela consiste no agrupamento de indivíduos com habilidades e conhecimentos em comum para que cuidem de uma determinada área da empresa em conjunto. É a velha divisão da empresa em departamentos, como: marketing, vendas, financeiro, jurídico, recursos humanos, produção, e por aí vai. Pessoas com competências similares trabalham juntas nesse sistema, o que facilita a distribuição das tarefas e responsabilidades.

2. Por clientes

A departamentalização por clientes também é relativamente frequente nas organizações. Nesse caso, os profissionais são divididos entre quem cuida de cada grupo de clientes. As lojas de departamento, por exemplo, são organizadas nesse sistema, contendo profissionais e áreas específicos para homens, mulheres, crianças etc. Isso se vê bastante nas organizações que têm elevados conhecimentos sobre os seus clientes, desenvolvendo abordagens distintas para cada um dos grupos.

3. Por processos

O sistema de divisão do trabalho por processos é mais comum dentro das áreas de produção das empresas, sobretudo nas fábricas. Nesse caso, as atividades são divididas de modo que cada colaborador ou grupo de colaboradores se responsabilize por uma etapa específica da produção. É o que se vê em uma montadora de veículos, em que cada indivíduo cuida de uma etapa da fabricação do carro. Agências de publicidade também agem assim, com atendimento, planejamento, criação e mídia.

4. Por produtos ou serviços

Outra forma de promover a departamentalização de uma empresa é dividir os seus colaboradores em especialistas por determinados produtos ou serviços. É o que acontece em um supermercado, por exemplo, cujos produtos são organizados em laticínios, carnes, padaria, hortifrutigranjeiros, higiene e limpeza etc. Quanto aos serviços, os hospitais são um exemplo fácil de compreender a dinâmica, pois os funcionários são especialistas: cardiologistas, pediatras, geriatras, psiquiatras etc.

5. Geográfica ou territorial

Nas empresas de maior abrangência, como nas organizações que operam em nível nacional ou mesmo global, a departamentalização geográfica se faz necessária. Nesse caso, cada equipe de trabalho se responsabiliza por uma determinada área. Se pensarmos em uma emissora de televisão nacional, por exemplo, ela pode ter equipes que cuidam de programações específicas para determinados estados ou regiões, de acordo com os interesses dos consumidores de cada localidade.

6. Por projetos

Por fim, existem modelos de departamentalização por projetos. Nesse caso, são formadas equipes compostas por profissionais de diferentes áreas e expertises para que cuidem de projetos específicos. Assim, podemos ter uma equipe de arquitetos, engenheiros e decoradores cuidando da construção do condomínio A, enquanto outra equipe cuida da construção da empresa B, outra equipe cuida da construção do restaurante C, e assim por diante. São departamentalizações temporárias.

Como definir o meu modelo de departamentalização?

Os seis modelos acima estão entre os mais utilizados para dividir o trabalho e delegar tarefas nas empresas. É importante ressaltar que não existe certo e errado ao fazer essa escolha. O que existe é o que melhor se adapta ao modelo de negócios da empresa e à própria cultura estabelecida entre os seus colaboradores. Dessa forma, cabe aos líderes da organização compreender as dinâmicas internas do trabalho e as possibilidades de agrupamento de tarefas para definir a melhor solução.

O que tem ocorrido nos últimos tempos é, na verdade, uma mescla de diferentes tipos de departamentalização ao mesmo tempo. Por exemplo: uma empresa pode ter a segmentação clássica por funções (financeiro, vendas, marketing etc.), mas, ao mesmo tempo, formar equipes para cuidar de projetos específicos, valendo-se simultaneamente da departamentalização por funções e por projetos. Essas abordagens mistas têm se tornado cada vez mais frequentes.

O que se deve ter em mente é que é importante agrupar as atividades conforme as semelhanças que apresentem entre si, designando-as ao grupo de pessoas que tenha mais familiaridade e experiência com as características dessas atividades. Além disso, é fundamental esclarecer a todos os funcionários que, por mais que existam subdivisões, todos os membros de uma empresa devem compreender que trabalham juntos pelos mesmos objetivos finais, de modo que não haja competição interna.

E você, querida pessoa, consegue identificar o tipo de departamentalização que existe na empresa em que trabalha? Você concorda com o tipo escolhido ou teria alguma sugestão mais adequada? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!