Estudos apontam que 46% dos donos de animais de estimação já deixaram de frequentar algum local porque não poderiam entrar no estabelecimento com os seus pets. Além disso, o SPCBrasil (Serviço de Proteção ao Consumidor) constatou, por meio de estudos, que 61% dos brasileiros veem os seus pets como verdadeiros membros da família.
Essas estatísticas apontam que as empresas podem estar perdendo valiosas oportunidades de conquistar e fidelizar clientes, pelo simples fato de que animais não são permitidos ali. Por isso, os negócios pet friendly têm se tornado cada vez mais populares e vantajosos, tanto para as empresas quanto para os consumidores.
Neste artigo, você vai compreender o que significa um negócio pet friendly, quais são as características desse tipo de estabelecimento, como podemos aderir a esse movimento e quais são os benefícios que isso pode trazer à sociedade. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
Contents
O que é um negócio pet friendly?
Pet é um termo que vem do inglês, significando “animal de estimação”. Ainda nesse mesmo idioma, friendly, por sua vez, é traduzido como “amigável”. Dessa forma, um negócio pet friendly é aquele que é “amigável aos bichinhos de estimação”. Isso significa que esses estabelecimentos contam com uma estrutura adequada, não apenas para receber os pets e os seus donos, mas também para tratá-los sempre muito bem.
Mesmo que você não seja dono de um pet shop, é possível que o seu estabelecimento, seja ele qual for, seja pet friendly. A pesquisa do SPCBrasil constatou que a maioria dos donos de animais de estimação sente falta de lojas, centros comerciais, restaurantes, bares, entre outros estabelecimentos que sejam receptivos aos bichinhos.
Por isso, um negócio pet friendly é um negócio inclusivo às pessoas que têm animais de estimação. Em uma sociedade como a brasileira, que se destaca no cenário internacional como uma das que mais demonstram afeto pelos bichinhos e que mais investem em produtos para esse segmento, tornar o seu negócio pet friendly é uma ótima oportunidade de atrair mais pessoas e de prosperar.
Como tornar o meu negócio pet friendly?
Ter um negócio pet friendly não significa apenas permitir que os animais de estimação entrem no seu estabelecimento. O conceito é muito amplo e contempla uma série de medidas que de fato fazem do seu ambiente um espaço receptivo, acolhedor, confortável e bem estruturado para os animais.
Como essas medidas são mais complexas, muitos empreendedores com uma boa-vontade inicial para criar um negócio pet friendly acabam tendo muitas dúvidas sobre esse procedimento e até mesmo desistindo da ideia. Para esclarecer a totalidade de um negócio pet friendly e evitar que as pessoas desistam, confira a lista a seguir, que contém todos os itens fundamentais que devem estar presentes nesses estabelecimentos:
- Recipientes com água e comida;
- Saquinhos de lixo;
- Panos para limpeza;
- Produtos desinfetantes;
- Sinalizadores de portas de vidro, a fim de evitar acidentes;
- Coleiras para deixar os animais;
- Caminhas e tapetes em áreas para descanso.
É fundamental que a empresa comunique, de alguma maneira, que é de fato pet friendly e que contém todos os recursos citados acima, cabendo ao dono do animal cuidar dele e limpar as sujeiras que o bichinho eventualmente fizer.
O propósito dos estabelecimentos que aderem ao modelo pet friendly é compreender que os animais de estimação são importantes para os seus donos e que nem sempre é possível ou benéfico deixá-los em casa. Diante disso, oferecer itens de limpeza, caminhas e recipientes com água e comida é um diferencial competitivo importante. Assim, você consegue atrair para a sua loja uma parcela de clientes que pode ter sido barrada em outros estabelecimentos, pela presença do pet.
Quais são as restrições e cuidados que devem ser tomados?
É preciso compreender que nem todas as pessoas gostam de animais. Por isso, especialmente no que diz respeito aos restaurantes e bares, é fundamental haver uma separação entre a área pet friendly e a área comum.
De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os estabelecimentos em que há preparo e/ou consumo de alimentos podem receber animais de estimação, desde que haja um espaço aberto onde os pets possam ficar. Além disso, o órgão também determina a obrigatoriedade de haver um ponto de água corrente e um profissional especificamente incumbido de realizar a limpeza do espaço com frequência. Por questões de higiene, esse profissional não pode realizar atividades relacionadas aos alimentos.
Dessa forma, compreendemos que tornar um negócio pet friendly pode ser muito vantajoso, mas desde que as normas da Anvisa sejam obedecidas. Naturalmente, isso envolve algumas mudanças na infraestrutura, a compra dos itens acima descritos, o desenvolvimento de uma comunicação clara no ambiente e o treinamento de funcionários que possam lidar com os animais e com a limpeza dos espaços.
Por que ser pet friendly tornou-se um diferencial tão importante?
Conforme citamos acima, muitas pessoas deixam de entrar e de comprar em determinados estabelecimentos pelo simples fato de que animais não são permitidos ali. Como os bichinhos de estimação têm se tornado praticamente membros das famílias brasileiras, oferecer esse diferencial permite que o seu negócio seja receptivo a quem foi excluído de determinados lugares.
Naturalmente, isso eleva a quantidade de clientes que você pode receber e, consequentemente, o seu potencial de lucro, já que essas pessoas certamente vão consumir. Contudo, os benefícios não são apenas financeiros. A presença de animais em um ambiente de trabalho pode melhorar o relacionamento entre as pessoas, aliviar o estresse, aumentar a produtividade e estimular a descontração e a colaboração durante as pausas.
Como você pode perceber, um negócio pet friendly pode ser benéfico para você, empreendedor, para os seus funcionários e para os seus clientes ou potenciais clientes.
E você, ser de luz, o que pensa sobre os negócios pet friendly? Você frequenta algum lugar com essas características? Toparia tornar o seu negócio receptivo aos animais de estimação? Por quê? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!