As marcas são os meios que as empresas encontram para determinar que aqueles produtos ou serviços são seus, e não do concorrente. Elas incluem nomes, símbolos e toda uma identidade para expressar os seus valores e conquistar os clientes. Mas e se dissermos que as pessoas também podem ter a chamada “marca pessoal”?
A marca pessoal é a maneira como uma pessoa deseja ser vista, especialmente na vida profissional. Ela é um conjunto das suas forças, valores, conhecimentos, habilidades, traços de personalidade, experiências, enfim, tudo aquilo que mostra os seus diferenciais em relação aos outros profissionais, sobretudo os da sua área (que são os seus concorrentes).
Por esse motivo, desenvolver uma marca pessoal pode ser extremamente útil para que você cresça na vida profissional. A sua marca é a forma como você se apresenta. Para que você faça isso com excelência, separamos 10 dicas bastante úteis. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!
Contents
1. Conheça a si mesmo
Quem você é? Quais são as suas motivações? Quais são as suas metas? Em qual área profissional você deseja encontrar o sucesso? Quais são as suas forças pessoais? Quais são os seus pontos de desenvolvimento? Que tipo de atividade você desempenha bem, porque gosta, porque tem conhecimentos e habilidades etc.? Faça essas perguntas a si mesmo e às pessoas que estiverem ao seu redor. Quanto mais você conhecer a si mesmo, mais será capaz de tomar decisões sábias na carreira.
2. Determine os seus objetivos
Toda empresa tem metas, e o mesmo deve ser feito com você. Defina a área profissional (e talvez a empresa e o cargo desejados) em que você pretende atuar. Defina também um prazo aproximado para alcançar essas metas. Com base nas características que você levantou no item anterior, organize-se para agir e crescer, etapa após etapa, rumo ao alcance desse objetivo. Saber o que quer é o primeiro passo para definir o que deve ser feito até que o seu sonho se torne realidade.
3. Defina o seu público-alvo
O público-alvo de uma empresa são as pessoas que podem se tornar clientes. Mas quem seria o seu público-alvo? Nesse caso, são as pessoas que podem se interessar pelas suas competências profissionais: clientes (caso você tenha um negócio próprio ou seja um profissional autônomo) ou empresas onde você possa trabalhar. É definindo o público-alvo a ser alcançado que você fará escolhas mais eficazes quanto à forma e aos canais de comunicação que podem ser utilizados para impactá-lo.
4. Faça pesquisas sobre a área desejada
Se você deseja encontrar o sucesso em uma determinada área profissional, uma dica muito valiosa é seguir os passos de quem já o encontrou. Pense nos jogadores de futebol iniciantes: todos eles têm ídolos que servem como referencia e inspiração. Por isso, procure identificar, dentro da sua área escolhida, quem são as referências. Pesquise o que essas pessoas fazem e como prosperaram. Acompanhe as notícias do setor, leia biografias, visite blogs do segmento, enfim, adquira conhecimento para crescer.
5. Tenha mentores
Ao conhecer bem a sua área, certamente você encontrará profissionais experientes que já atuam nela há bastante tempo. Se possível, agende conversas com essas pessoas, de modo que você possa pedir orientações e tirar as suas dúvidas sobre o objetivo que pretende alcançar.
Pergunte sobre o momento vivido pela área, sobre os estudos necessários, sobre como ingressar e progredir no ramo etc. Além disso, quem sabe o seu mentor, um dia, não se lembre de você quando estiver precisando de um jovem candidato a um emprego na área?
6. Saiba vender a si mesmo
Se você deseja construir uma marca pessoal, precisa agir como as empresas: sabendo vender a si mesmo. Nesse sentido, vale a pena pesquisar sobre os seus concorrentes e focar nos seus diferenciais, ou seja, naquilo que só você pode oferecer. Destaque todas as suas vantagens, experiências, conhecimentos, forças etc. Além disso, procure associar esses seus pontos positivos às necessidades dos clientes ou das empresas. Mostre os resultados positivos que você tem obtido.
7. Invista em networking
Para fortalecer a sua marca digital, é importante ser visto e ser ouvido. Por isso, é fundamental construir e manter sempre aquecida a sua rede de contatos, ou seja, fazer networking. Para isso, mantenha-se ativo nas redes sociais e participe dos eventos do seu setor. Neles, você com certeza será capaz de encontrar muita gente que pode se interessar pelas suas competências, contratar os seus serviços ou mesmo propor parcerias de negócios. Faça conexões e mostre quem você é!
8. Solicite recomendações
As empresas gostam quando os seus clientes postam comentários positivos aos seus produtos e os recomendam a outras pessoas. Por isso, por que não pedir aos seus clientes que façam o mesmo por você? Além disso, lembre-se de que você também pode pedir recomendações e avaliações positivas dos seus colegas, professores e antigos empregadores, por meio de cartas de recomendação e de avaliações no próprio LinkedIn. Isso é um grande auxílio na hora de procurar um novo emprego.
9. Seja ativo na internet
Por falar em LinkedIn, a internet é um canal de comunicação muito eficaz para construir e evidenciar a sua marca pessoal. Você pode divulgar os seus produtos, serviços e competências profissionais por meio de sites pessoais, blogs, portfólios digitais, canais de vídeos, além, é claro, das suas redes sociais.
Em todas essas plataformas, você pode mostrar os seus talentos e produzir conteúdos que revelam o seu conhecimento. São meios muito eficazes de conquistar clientes e também de chamar a atenção de possíveis empregadores.
10. Cuide da sua imagem também fora das redes
A sua imagem é a chave da sua marca pessoal. Por isso, fique atento a como você se apresenta fisicamente. Estamos falando da sua aparência física, do vestuário adequado às ocasiões, da pontualidade, da forma como você fala, da sua linguagem corporal, do respeito em relação aos outros, enfim da reputação que você constrói dia após dia, em todos os lugares por onde passa. A sua marca pessoal, assim como as marcas empresariais, é resultado de cada exposição e de cada interação com o público.
A marca pessoal, portanto, é a imagem que você constrói para atrair clientes ou potenciais empregadores, divulgando o que há de melhor em seu ser, sobretudo no que diz respeito às competências profissionais. Colocando as dicas acima em prática, você certamente será capaz de progredir na sua carreira, independentemente da área escolhida. Tenha muito sucesso!
E você, querida pessoa, como avalia a sua marca pessoal? Em quais aspectos ela vai bem? Em quais ela precisa melhorar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!