A entrevista de emprego é uma etapa muito importante dos processos seletivos das empresas. Por meio dela, os profissionais de recursos humanos e os próprios gestores das áreas em questão conseguem conhecer melhor os candidatos e questioná-los sobre informações que não estejam no currículo. Isso é útil para identificar tanto as competências técnicas quanto o perfil comportamental das pessoas.

Contudo, podemos afirmar que essa etapa é uma das mais desconfortáveis, gerando alguma ansiedade entre os candidatos. Para ajudá-lo a ter sucesso nesses momentos, separamos 8 dicas poderosas. Confira-as na sequência. Boa leitura!

1. Saiba tudo sobre a empresa

A preparação é a melhor maneira de amenizar a ansiedade e a sensação de insegurança. Por isso, ao ser convocado para uma entrevista de emprego, a primeira coisa que você deve fazer é estudar sobre a empresa.

Uma dica é acessar o site da instituição. Nele, você encontrará informações bastante úteis, como: área de atuação, principais produtos/serviços oferecidos, missão, visão, valores, história, infraestrutura, localização, e por aí vai. Além disso, também pode ser bacana acessar o blog e as redes sociais da organização, de modo que você possa ter uma noção melhor sobre o público-alvo da empresa, sobre a sua cultura organizacional, sobre o nível de formalidade da instituição, e por aí vai.

2. Saiba tudo sobre a vaga

Em segundo lugar, é importante que você leia com atenção o descritivo da vaga. Em geral, esse documento apresenta, de forma resumida, a empresa, o cargo, os requisitos obrigatórios (experiência profissional, domínio de idiomas, formação exigida etc.), os requisitos desejáveis, as principais funções do cargo, a remuneração, os benefícios, o regime de contratação, o expediente, entre outros dados importantes.

É fundamental que você analise todas essas informações para identificar dois aspectos: 1- se o seu perfil profissional está adequado a essa vaga; 2- se você está interessado em trabalhar de acordo com essa descrição. Se esses dois fatores estiverem satisfatórios, siga em frente.

3. Releia o seu currículo

A entrevista de emprego é um momento em que você será questionado sobre a sua trajetória profissional. Sendo assim, é uma boa dica reler o seu currículo e relembrar o caminho percorrido até aqui.

Nesse sentido, mantenha o foco nas suas experiências profissionais, na sua formação, nos cursos que você já fez, nos projetos voluntários com os quais já se envolveu, nos seus pontos fortes, nos seus pontos de desenvolvimento e, principalmente, nos momentos em que obteve algum destaque, como ao solucionar um problema difícil. Esses são os seus diferenciais frente à concorrência. Além disso, uma dica de ouro é descobrir exatamente como as suas competências podem fazer a diferença naquela vaga.

4. Lembre-se das perguntas mais frequentes

Nenhuma entrevista é igual à outra. Contudo, é sabido que algumas perguntas aparecem com mais frequência nessas etapas dos processos seletivos. Por isso, é interessante fazer uma pesquisa sobre elas e pensar em como respondê-las. Alguns exemplos são:

  • Por que você gostaria de trabalhar nesta empresa?
  • De que forma você faria a diferença aqui?
  • Por que você escolheu essa profissão?
  • Quais são os seus pontos fortes? E os pontos que você ainda precisa desenvolver?
  • Quais são as suas maiores conquistas?
  • Quais são os seus objetivos profissionais?
  • Quem é você fora da vida profissional? Quais são as suas metas pessoais?
  • Quais são os seus principais valores?
  • O que você gosta de fazer no seu tempo livre? Por quê?

5. Administre as suas emoções

Ficar inseguro ou ansioso antes de uma entrevista de emprego é completamente comum e normal. Contudo, é importante que você não se desespere. Tenha em mente que a entrevista é apenas uma etapa do processo seletivo. Não há respostas certas e erradas, apenas aquilo que é mais adequado à vaga e à empresa.

Lembre-se de que o “não” você já tem, de modo que, mesmo que você não seja aprovado, não estará verdadeiramente perdendo algo. Dê o seu melhor, confie nas suas capacidades e saiba que você será escolhido para a vaga mais adequada ao seu perfil profissional. Não tenha pressa. Você vai ser selecionado para a melhor oportunidade.

6. Fique atento à sua linguagem corporal

Em uma entrevista de emprego, frequentemente nos preocupamos com aquilo que vamos falar. De fato, isso é importantíssimo, mas a forma como nos comunicamos também conta pontos.

Nesse sentido, certifique-se de seguir as recomendações a seguir:

  • Fale no seu tom de voz normal — nem muito baixo, nem muito alto;
  • Não fale muito alto, nem muito baixo;
  • Gesticule para dar dinamismo à sua comunicação, mas sem exagerar;
  • Evite gestos que demonstram nervosismo, como apertar as mãos, balançar a perna, manter os braços cruzados etc.;
  • Verifique o contexto da empresa, se ele é mais formal ou informal. Isso dará a você uma ideia de como se portar e até mesmo de como se vestir. Na dúvida, opte pela formalidade;
  • Atente-se às suas expressões faciais e ao foco do seu olhar. É importante manter contato visual com o entrevistador, mas desviar de vez em quando, para não parecer que você o está “encarando”.

7. Se desejar, treine com alguém

Ao ler as dicas acima, talvez você não tenha muita noção de como você se portaria em uma entrevista de emprego, sobretudo se não tiver muita experiência com essas situações.

Nesse sentido, pode ser uma boa ideia treinar com alguém de confiança. Peça para a pessoa preparar algumas perguntas pertinentes às entrevistas de emprego e à sua área de atuação, de modo que você possa praticar as suas respostas. Além disso, peça para que ela o ajude com os itens citados no tópico anterior, sobre a linguagem corporal.

8. Tenha hábitos de relaxamento, sobretudo na véspera

Se você seguir as dicas apontadas acima, certamente encontrará mais autoconfiança e serenidade antes da entrevista. Na véspera, consulte o endereço da empresa, confirme o horário da entrevista, programe o despertador, deixe a roupa da ocasião separada e seja pontual.

No mais, a hora é de relaxar. Pratique uma atividade física, tome um banho relaxante, dedique um momento do dia aos seus hobbies, converse com alguém que lhe faz bem, tome um banho relaxante, faça respirações mais profundas e conscientes, medite, ore, enfim, faça aquilo que você sabe que o relaxa. Depois, durma bem.

Colocando as dicas acima em prática, você com certeza terá muito sucesso na sua entrevista de emprego. Confie nas suas próprias capacidades e, sempre que precisar, entre em contato com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching para auxiliá-lo na sua evolução pessoal e profissional.

E você, querida pessoa, conhece mais alguma dica bacana para entrevistas de emprego? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!