O carisma é a característica daqueles indivíduos que têm facilidade em atrair para perto de si outras pessoas, que apreciam a sua companhia. Isso se deve a dois fatores-chave: simpatia e empatia. Assim, esses indivíduos têm sempre amigos e uma boa rede de contatos.

Portanto, ser carismático é um benefício que se sente em diferentes áreas, inclusive na carreira. Mas de que maneira o carisma beneficia a vida profissional? Será que há alguma desvantagem nesse comportamento no trabalho? É o que você vai conferir neste artigo. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as vantagens do carisma no trabalho?

Conheça 7 motivos pelos quais essa característica pode ser positiva na carreira!

1. Beneficia as relações interpessoais

Educação, gentileza e receptividade às ideias são os traços das pessoas carismáticas. Em geral, elas conseguem, dessa forma, que os outros ao seu redor ajam dessa mesma maneira, tornando as relações mais fáceis e tranquilas. Isso facilita, por exemplo, aqueles momentos em que você precisa de ajuda.

Diversos conflitos podem ser prevenidos no trabalho por meio do carisma, do cuidado ao falar e da empatia. Além disso, se um colaborador ajuda o outro com boa vontade, muito provavelmente ele obterá essa mesma ajuda quando solicitá-la de algum colega. Assim, o espírito de equipe e a amizade ganham força.

2. Potencializa os pensamentos otimistas

As pessoas mais fechadas, ranzinzas e mal-humoradas atraem para si uma atmosfera de respostas atravessadas e pessoas igualmente aborrecidas. Em contrapartida, o carisma de uma pessoa tende a tornar o ambiente mais leve, como se o seu sorriso e a sua energia positiva pessoal pudessem se irradiar pelo local.

É claro que todo mundo tem dias difíceis, e até mesmo aquele colega mais carismático também tem o direito de ficar triste ou enraivecido de vez em quando. A questão é que, nessas pessoas, esses dias são exceções, e não regra. Por isso, o carisma contribui com um clima mais harmônico na organização.

3. Favorece a confiança entre líderes e liderados

Se uma pessoa é carismática, ela também é solícita, atenciosa e bem-disposta a fazer o que é bom e o que é certo. Essa atitude animada e bem-intencionada faz com que as pessoas sintam que podem confiar mais nesse indivíduo. São pessoas resilientes, ou seja, que recuperam as energias, mesmo diante dos problemas.

O carisma é uma demonstração de alegria e disposição, o que só surge nas pessoas que confiam em si mesmas. Dessa forma, ser carismático permite que a pessoa transmita aos seus chefes e aos seus colegas a autoconfiança, favorecendo que todos eles passem a confiar mais nela. Essa atitude é particularmente positiva nas entrevistas de emprego.

4. Aumenta a acessibilidade da pessoa

Ser uma pessoa acessível significa que os outros não têm receio de conversar com ela. É o oposto dos indivíduos muito arrogantes ou fechados, que fazem com que as pessoas pensem duas vezes antes de iniciar uma conversa ou pedir um favor a eles.

Diante disso, o carisma também torna as pessoas mais amigáveis e acessíveis, fazendo com que os colegas se sintam mais à vontade por perto desse indivíduo. É claro que isso não significa que a pessoa sempre estará disponível para ajudar a todo mundo, mas que, certamente, fará o possível. Talvez ela peça para o colega retornar mais tarde, em um momento mais oportuno, sem perder o carisma.

5. Torna o ato de lidar com as críticas mais fácil

Como os carismáticos também costumam ser autoconfiantes, isso quer dizer que eles têm uma tendência a lidar melhor com as críticas recebidas. Essas pessoas provavelmente não vão se abalar com essas críticas (a menos que não tenham sido críticas construtivas) e terão uma recepção mais positiva, pensando em como podem crescer a partir delas.

No caso das críticas “destrutivas”, os carismáticos apenas as ignoram, sem querer vingança ou algo do gênero. Além disso, eles mesmos, na hora de criticar alguém, o fazem com respeito, educação e empatia.

6. Dá um empurrãozinho na hora de fazer parcerias

Parcerias de trabalho podem ser estabelecidas junto a outros profissionais, empresas, instituições financeiras, fornecedores, investidores, patrocinadores, professores, enfim, qualquer indivíduo ou instituição que possa ajudar a pessoa na sua carreira. Naturalmente, ser carismático ajuda nessas horas, pois demonstra segurança, confiança e positividade.

Isso facilita também o convívio com os colegas de trabalho, com os chefes, com os alunos, com os empregados e até mesmo com os clientes. Um vendedor carismático conquista e estimula o cliente à compra, o que não ocorre com um vendedor mais frio ou fechado.

7. Pode promover o surgimento de lideranças

As pessoas carismáticas cativam pelo sorriso, pelas palavras amigas, pelas gentilezas, pela educação, pela empatia, e por aí vai. São mestres na arte de atrair pessoas e, com isso, podem ser mais persuasivas. Dessa forma, de uma atitude carismática, podem surgir lideranças na empresa, mesmo que informais.

Se for do interesse desse indivíduo, ele pode utilizar esse atributo da sua personalidade para investir em uma carreira que tenha como objetivo um cargo de liderança. O carisma é ingrediente fundamental para liderar pessoas, ajudando-as, orientando-as, corrigindo-as e ensinando-as.

Há alguma desvantagem nesse comportamento?

Ser carismático é extremamente vantajoso, mas pode apresentar alguns problemas — não por culpa da pessoa, mas dos outros. É o caso da inveja. Se o carismático é popular, influenciador e querido, aqueles que não têm essa mesma característica podem ficar com inveja. Além disso, alguns colegas menos éticos podem confundir ser carismático com ser bobo, querendo levar vantagem sobre a boa-vontade da pessoa.

Além disso, uma pessoa que é bem-humorada na maior parte do tempo pode causar algum estranhamento se estiver mais introspectiva ou ranzinza em algum dia. Assim, aquela pessoa que sempre diz “sim” é malvista se fala “não” alguma vez.

Dessa forma, podemos concluir que ser carismático é extremamente positivo para a carreira de um indivíduo, podendo abrir muitas portas de crescimento profissional. Apenas devemos ficar atentos à inveja e ao abuso da boa-vontade, OK? No mais, seja carismático e alcance um sucesso extraordinário!

E você, querida pessoa, se considera alguém carismático? Por quê? Como pode desenvolver essa característica na vida profissional? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!