A gratidão é um comportamento (que deveria ser um hábito!) de dar valor a tudo aquilo que uma pessoa já tem ou que já está conquistando, mesmo que aos poucos. Essa atitude faz com que as pessoas enxerguem a vida de maneira mais positiva, pois deixam de pensar tanto naquilo que lhes falta, concentrando-se um pouco mais no que já conquistaram.

Esse hábito deve fazer parte de todas as áreas das nossas vidas, o que não é diferente na vida profissional. Trabalhar, em geral, é visto como uma tarefa árdua e cansativa (o que de fato é), mas que nem por isso deixa de oferecer a cada indivíduo uma série de fatores benéficos — que nem sempre percebemos e valorizamos.

Pensando nisso, elencamos 7 bons motivos para que você aplique a gratidão no trabalho. Para descobrir quais são eles, é só dar continuidade à leitura a seguir!

1. Para valorizar a qualidade de vida

Historicamente, podemos analisar os dados estatísticos e perceber que não é raro que a população brasileira registre taxas de desemprego superiores a 10%. Isso significa que, em média, 1 em cada 10 brasileiros da população economicamente ativa está desempregado. São famílias que têm a sua renda e a sua qualidade de vida comprometidas devido à falta de oportunidades. 1 em cada 10 brasileiros gostaria de estar em seu lugar!

Por isso, se você tem um emprego, agradeça por ele. Ele pode não ser perfeito, mas certamente é um meio para que você obtenha o sustento de si mesmo e da sua família. Pense em quantas possibilidades o seu salário oferece a você todos os meses, por menor que ele seja. Contas pagas, comida na mesa e um teto sobre a sua cabeça — infelizmente, muitos brasileiros não têm esses itens básicos para viver com dignidade.

2. Para valorizar os seus aprendizados

Outro aspecto pelo qual você deve ser grato no que diz respeito ao seu trabalho é o aprendizado que ele proporciona. Na execução das suas atividades e no convívio com as outras pessoas, certamente você adquire muita sabedoria, que pode até mesmo ser aplicada em outras áreas da vida.

Por exemplo: um vendedor pode adquirir muitos conhecimentos sobre os produtos e serviços que ele comercializa e sobre a lógica geral daquele nicho de mercado. Além disso, ele aprende sobre o comportamento humano, sobre como lidar com os clientes de diferentes personalidades, sobre como negociar, sobre como desenvolver uma argumentação convincente, e por aí vai. Assim, pense você também em tudo aquilo que já aprendeu ou aperfeiçoou por meio do seu trabalho!

3. Para valorizar as suas conexões

O trabalho permite que cada indivíduo crie conexões com outras pessoas. Estamos falando de colegas, chefes, mentores, clientes, fornecedores, parceiros de negócios, e por aí vai. Em cada uma dessas conexões, podemos trocar conhecimentos, ou seja, compartilhar o que sabemos e aprender o que os outros sabem.

Essas conexões também podem se fortalecer ao longo do tempo em termos de networking, de modo que colegas recomendam vagas uns aos outros em momentos de desemprego e lembram-se uns dos outros quando necessitam de habilidades específicas. Assim, o que era um simples coleguismo de empresa pode transcender para outros lugares, dando início a verdadeiras amizades.

4. Para compreender que o futuro é imprevisível

Aplicar a gratidão no trabalho significa ser grato pela sua trajetória até aqui e, sobretudo, pelo seu emprego atual. A sua posição de hoje é a única coisa que existe de concreto na sua vida, pois o passado já passou, e o futuro é imprevisível. Por mais que você planeje o dia de amanhã, ele é incerto, o que dá uma sensação de insegurança que é bastante comum e natural.

Assim, a melhor maneira de conviver com essa insegurança é mantendo os dois pés no chão e sendo grato por aquilo que você tem hoje. O foco no presente nos ajuda a administrar o estresse e a fazer planos sem sair da realidade. Se a sua carreira não é perfeita (spoiler: nunca será, pois isso não existe!), ao menos seja grato pelo momento atual, pois é ele que está garantindo a sua sobrevivência. Aguarde pacientemente por dias melhores, mas sem deixar de dar o seu melhor hoje.

5. Para não ver “o copo meio vazio”

A ingratidão é a melhor amiga do pessimismo. Quando uma pessoa não valoriza aquilo que tem, ela automaticamente começa a focar a sua atenção sobre as imperfeições e os problemas da vida. Não há nada de errado em querer resolver essas questões, mas não podemos resumir a vida a elas.

Uma postura de muito pessimismo só reforça o senso comum de que trabalhar é horrível e de que a segunda-feira é o pior dia da semana. Mas será mesmo que trabalhar é horrível? Não há nada de bom nessa atividade? Salário? Crescimento? Aprendizado? Convivência com pessoas interessantes? Sentimento de ser útil? Desarme um pouco esse piloto automático coletivo que afirma que trabalhar é péssimo. Ajuste o seu olhar também para as coisas boas dessa área da vida.

6. Para evitar a comparação com outras pessoas

Dizem os mais sábios que você não deve dar o seu melhor para superar o outro, mas para superar a si mesmo, dia após dia. Isso se vê também no trabalho e depende, em grande parte, da gratidão. Quando uma pessoa é grata e reconhece as coisas boas do seu trabalho, ela tende a comparar-se menos com outras pessoas e também a invejá-las menos.

Se você prestar atenção às coisas boas que a sua vida profissional está oferecendo a você, provavelmente não ficará tão incomodado ao entrar na rede social e identificar que o seu amigo da faculdade foi promovido. Quando você valoriza o seu próprio progresso, deixa de dar tanta importância ao progresso alheio.

7. Para administrar a pressão

Por fim, não podemos ignorar o fato de que existe muita pressão na vida profissional: para ser promovido, para ganhar mais, para conquistar mais clientes, para vencer a concorrência, para bater as metas, para falar em público, para lidar com o colega difícil, para não decepcionar o chefe ou simplesmente para manter-se na empresa em momentos de crise.

Agradecer pelas coisas boas que os nossos empregos nos dão permite que consigamos conciliar melhor todas essas pressões, justamente por conta do que citamos nos itens acima — evitar a comparação com o outro e a visão pessimista sobre a vida profissional. Valorizar o presente ameniza a ansiedade em relação ao futuro, o que nos permite ser felizes também agora, e não apenas nas linhas de chegada futuras, que definimos para nós mesmos.

Como você pode notar, não faltam motivos para ser grato no trabalho. Além disso, lembre-se de que o universo só nos concede aquilo que nós já valorizamos. Portanto, seja grato em todas as áreas da sua vida, inclusive na vida profissional!

E você, querida pessoa, manifesta diariamente a gratidão no trabalho? Como? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!