Pessoas pessimistas são aquelas que tendem a enxergar o lado negativo das situações da vida com mais facilidade e com mais frequência. Quando alguém tem uma ideia, elas são as primeiras a encontrar falhas nos planos e a jogar um balde de água fria sobre eles. Por isso, é natural que essas pessoas, com o passar do tempo, encontrem dificuldade em manter relacionamentos sociais.

No entanto, será que esse afastamento das pessoas é a única consequência do comportamento pessimista? Será que a solução para esse problema é enxergar o lado positivo de tudo? Confira as respostas neste artigo.

O viés da negatividade

Imagine que você teve um dia maravilhoso em 95% do tempo. Você está saudável, tem um ótimo relacionamento com a sua família e foi super produtivo no trabalho. No entanto, você teve um incidente referente àqueles 5% do tempo que não foram tão bons assim: uma reclamação de um cliente.

Você já percebeu que, quando algo assim acontece, e alguém nos pergunta como foi o nosso dia, nós acabamos focando a narrativa muito mais no fato negativo do que nos fatos positivos? Isso não acontece à toa, e você, definitivamente não está sozinho.

O fato de nossas mentes focarem nos aspectos negativos da vida é, na verdade, uma consequência do processo evolutivo da nossa espécie. Por uma questão de sobrevivência, o nosso ancestral — o homem das cavernas — precisava ficar atento a tudo aquilo que fosse negativo.

Naquela época longínqua, não faltavam ameaças à vida dos homens das cavernas. As tempestades que apagavam o fogo, os ventos que destruíam os abrigos, os animais que poderiam matar as pessoas, as tribos inimigas que poderiam fazer algum mal — todas essas eram as preocupações dos homens da época. Se eles vivessem “na vibe positiva” observando as estrelas, seriam vítimas de todas essas ameaças e, consequentemente, a nossa espécie não teria sobrevivido até aqui.

PSC

É por isso que, até hoje, ainda carregamos esse “programa de detecção de ameaças” em nosso cérebro, o que nos torna naturalmente mais ansiosos e negativos. No entanto, precisamos nos lembrar de que, hoje em dia, não precisamos mais temer um ataque animal a qualquer momento, não é mesmo? Apesar das dificuldades do nosso tempo, também precisamos enxergar as oportunidades de crescimento, o que não se faz sem uma dose de otimismo. Não podemos abraçar a negatividade.

As consequências do pessimismo

Enxergar apenas o lado ruim da vida apresenta consequências bem negativas em três frentes: a saúde física, a saúde mental e os relacionamentos. Confira quais são essas terríveis consequências que tanto comprometem a nossa felicidade e a nossa qualidade de vida.

1. Na saúde física

O pessimismo constante pode causar problemas em nossa saúde física. Isso acontece porque as pessoas pessimistas costumam estressar-se com facilidade e de forma frequente, o que eleva a produção do hormônio cortisol, popularmente conhecido como o “hormônio do estresse”.

Em níveis muito altos, esse hormônio pode aumentar os riscos de: aumento de peso, transtornos do sono, queda de cabelo, dor de cabeça, dor de estômago, tensão muscular, enfraquecimento do sistema imunológico (o que nos torna mais suscetíveis a infecções em geral), infertilidade, diabetes, osteoporose, colesterol alto, hipertensão e infarto do miocárdio.

Além disso, alguns estudos têm indicado que pessoas otimistas conseguem se recuperar mais rapidamente de diversas doenças do que as pessoas pessimistas. A própria expectativa de vida das pessoas otimistas também tende a ser maior do que a daqueles que veem o copo meio vazio.

2. Na saúde mental

Quanto à saúde da mente, o pessimismo pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de alguns transtornos, como a depressão e a ansiedade, embora existam outras causas associadas (como a predisposição orgânica e a rotina do indivíduo).

Em geral, a postura pessimista favorece o estresse, a tristeza, o cansaço, o desânimo, a perda de esperanças, a baixa autoestima, a solidão, as crises de choro, a preocupação excessiva, a insegurança e a irritabilidade. Algumas pesquisas apontam, ainda, que o pessimismo e o mau humor crônico diante da vida também aumentam a tendência ao uso de drogas.

3. Nos relacionamentos

Como citamos anteriormente, pessoas pessimistas sempre enxergam defeitos e falhas, têm dificuldade em se animar com os eventos da vida, são inseguras e irritam-se muito facilmente.

Naturalmente, ninguém gosta de estar ao lado de pessoas “rabugentas”. Isso pode provocar certo isolamento para essas pessoas, ou mesmo discussões; seja dentro da família, com o parceiro, com os amigos ou com os colegas de trabalho. Aliás, pessoas pessimistas também podem encontrar mais dificuldades para fazer novas amizades e para encontrar parceiros amorosos.

Otimismo x Positividade Tóxica

Naturalmente, o oposto do pessimismo é o otimismo, mas nem sempre fica claro o que é ser otimista.

Quando ignoramos ou quando tentamos mascarar os sintomas de uma doença, isso faz com que ela piore. Algo parecido acontece com a chamada “positividade tóxica”, que é muito confundida com o otimismo.

Algumas pessoas vendem por aí a ideia de que precisamos ser positivos a todo instante, sorrir a todo instante, dizer palavras de gratidão a todo instante e evitar os sentimentos ruins a todo custo. Esse comportamento é extremamente prejudicial.

As emoções negativas, apesar de serem desagradáveis, têm uma função. Elas são sinais de que algo não vai bem em nossas vidas, e precisamos mudar ou lidar com essa situação. Ninguém precisa estar feliz se perdeu o emprego, se adoeceu, se perdeu um ente querido, se brigou com o namorado etc. Obrigar alguém a ignorar ou reprimir suas emoções negativas significa invalidar o seu sofrimento. Isso só faz com que a pessoa sofra ainda mais, pois, além de tudo, ela ainda vai se sentir culpada.

Para que sejamos capazes de superar as dores, é preciso senti-las, entender o que elas têm a nos ensinar, chorar, ficar em silêncio, processar aqueles pensamentos ruins. Depois, gradativamente, conseguiremos reencontrar a luz de emoções mais positivas.

Como ser verdadeiramente otimista?

Ignorar os sentimentos ruins, reprimi-los e tentar sorrir a todo instante não é a definição de otimismo, mas de positividade tóxica. Pessoas assim não sabem o que fazer quando um problema de verdade surge.

Em compensação, uma pessoa verdadeiramente otimista é aquela que entende que a vida tem momentos bons e momentos ruins. Apesar dessa oscilação, o otimista confia na vida e em suas próprias capacidades para resolver os seus problemas e aproveitar os bons momentos. O otimismo é um padrão de pensamento em que a pessoa credita que sempre é possível melhorar, sem ignorar os riscos e os problemas da vida; é entender que mesmo os momentos de escuridão têm uma função de existir.

Algumas pessoas são naturalmente mais otimistas, enquanto outras têm mais dificuldade em desenvolver es sa postura. No entanto, o cérebro é um órgão incrível, que pode ser modificado por meio de diversas técnicas. Assim, até mesmo aquela pessoa mais rígida e rabugenta pode, sim, desenvolver um novo mindset.

O poder da Psicologia

A psicologia é a ciência do comportamento humano. Numa sessão de psicoterapia, diversas técnicas são utilizadas para ajudar o indivíduo a treinar a própria mente para que não enxergue apenas o que há de pior na vida. Ela é uma verdadeira jornada de autoconhecimento, que permite que a pessoa identifique as suas forças e os seus pontos de melhoria, de modo que possa adotar padrões de pensamento e de comportamento que lhe conduzam a uma vida mais saudável e feliz.

Uma técnica muito positiva é chegar ao fim do dia e anotar num caderno ao menos três coisas boas que aconteceram, manifestando gratidão. Não precisa ser nada muito profundo: um simples pedaço de chocolate que você comeu já pode ter feito alguma diferença em seu dia. Estudos comprovam que pessoas que manifestam essa gratidão diária começam a ter mudanças positivas em seu humor em cerca de dois meses.

No entanto, lembre-se: ser grato pela vida não significa ignorar os momentos ruins ou reprimir os sentimentos negativos. Ser otimista é entender que às vezes estamos “para baixo”, mas que esse é um estado passageiro, e não definitivo.

Que a sua vida seja repleta de momentos felizes, mas que, quando os momentos ruins surgirem, você se permita senti-los, processá-los e aprender com eles. Seja um verdadeiro otimista, sem positividade tóxica!

Se você gostou desta reflexão, não se esqueça de deixar o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Assim, você levará mais otimismo a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar desta reflexão!