Que o universo digital veio para ficar, isso já não é mais nenhuma novidade. O que talvez você ainda não saiba é que os produtos digitais que têm a informação como o seu principal elemento não param de se popularizar e de gerar muito dinheiro para os seus produtores. Estamos falando dos chamados infoprodutos.
Neste artigo, você vai compreender o que é um infoproduto, quais são os seus principais tipos, por que eles estão se popularizando tanto e como devem ser desenvolvidos. Continue a leitura e saiba tudo sobe o tema!
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O que é um infoproduto? Quais são os principais exemplos?
Um infoproduto é um produto digital cujo principal atributo é a informação. Dessa forma, são produtos que geram algum tipo de educação, conhecimento ou entretenimento. Os exemplos mais conhecidos de infoprodutos são os e-books, podcasts, cursos EAD, treinamentos de realidade virtual, e por aí vai.
Esses produtos só são possíveis por conta de tecnologia, que possibilita que conteúdos em textos, infográficos, imagens, áudios e vídeos sejam produzidos e compartilhados com as pessoas. Assim, conforme a tecnologia avança, os infoprodutos também se desenvolvem.
Por que investir nesse segmento?
A tecnologia e a informação caminham de mãos dadas. Com a popularização da internet e do seu acesso por meio de diferentes dispositivos, as pessoas estão cada vez mais conectadas com a informação em tempo real. Dessa forma, os conteúdos acessíveis e de qualidade tornaram-se produtos, pelos quais o público está disposto a pagar.
Muita gente está enriquecendo vendendo e-books, cursos online e canais online de videoaulas. Desde que haja qualidade comprovada e diferenciais frente à concorrência, as pessoas estão dispostas a investir em uma informação que transforme as suas vidas, com toda a acessibilidade que a tecnologia pode proporcionar.
Como desenvolver um infoproduto de sucesso?
Ficou curioso sobre como desenvolver um infoproduto? Realmente, esse segmento está em expansão, mas alguns cuidados devem ser tomados. Por isso, confira os 9 passos que organizamos a seguir!
1. Verifique o que você sabe em profundidade
Para desenvolver um infoproduto, é essencial que as informações utilizadas sejam de confiança, atualizadas e profundas. Por isso, você deve escolher um tema em que realmente seja um expert. Criar um infoproduto superficial é dar um tiro do pé, tendo em vista que você vai perder tempo e energia produzindo algo que será facilmente superado por qualquer concorrente. A concorrência não para de crescer nesse segmento, de modo que a qualidade do seu conteúdo deve ser inquestionável.
2. Analise o tipo de público que pode se interessar pelo seu infoproduto
Antes de produzir um infoproduto, é importante que você verifique se há procura pelo assunto em questão. Por exemplo, caso você seja um especialista na bolsa de valores, pode criar um curso online sobre como entrar nesse meio e como obter bons resultados financeiros por meio dele para quem tiver esse objetivo.
Por isso, faça pesquisas prévias verificando se há pessoas interessadas no assunto. Um curso sobre identificação e classificação das espécies de bactérias heterotróficas, por exemplo, provavelmente atrairá um público muito pequeno e específico, não acha?
3. Determine o formato do seu infoproduto
Com base nas características do conteúdo que você deseja produzir e do público que pretende alcançar, você deve definir o infoproduto que vai criar. Um conteúdo extenso, mas que você consegue explicar de forma dinâmica pode virar um curso online. Já se você não tem intimidade com as câmeras, mas escreve bem, pode criar um e-book. Se prefere conteúdo em áudio, um podcast pode ser uma boa ideia. Verifique as plataformas existentes e qual formato é mais adequado para o seu projeto.
4. Pesquise e monitore a concorrência
Como citamos, há muita gente produzindo infoprodutos, de modo que você deve sempre verificar se já tem alguém produzindo a sua ideia. Se tiver, não se desespere. Apenas seja mais profundo ao abordar o tema, criando diferenciais competitivos. Outra opção é fazer um recorte mais específico do tema. Por exemplo: muitas pessoas oferecem cursos online de inglês, mas você já pensou em oferecer esse curso especificamente para as áreas do turismo (aviação, hotelaria, restaurantes etc.)?
5. Reúna a infraestrutura necessária
Tendo definido o conteúdo e o formato, é hora de colocar as mãos na massa. Para isso, você deverá ter um computador para escrever o seu e-book, diagramar as suas imagens e infográficos, editar os seus vídeos etc. No caso dos áudios e vídeos, em particular, é importante contar com microfones e câmeras de alta qualidade, de modo que o seu espectador não tenha que fazer esforço para compreender a sua mensagem. Em seguida, é só verificar um canal ou plataforma para publicar e divulgar o seu infoproduto.
6. Faça uso do storytelling
O storytelling é uma técnica de contagem de histórias. Ele parte do princípio de que tudo fica mais fácil de ser aprendido quando uma história é contada, mais do que quando a informação bruta é exposta. Assim, em vez de apenas ensinar os tipos de investimento que uma pessoa pode fazer, é possível contar a história de diferentes investidores, extraindo delas dicas e aprendizados. Aliás, enquanto produtor de conteúdo, você também pode (e deve!) compartilhar a sua própria história sobre o tema trabalhado sempre que possível.
7. Invista em interatividade
Após atrair um público bacana, você já pensou em criar comunidades com os seus “seguidores”, por meio de grupos no Telegram, no WhatsApp e no Facebook? Já pensou em criar caixas de perguntas para responder os seus seguidores em lives? Essa interatividade é um enorme critério de desempate frente à concorrência. As pessoas gostam de interagir com quem produz os conteúdos. Quanto mais próxima for essa relação, mais as pessoas vão gostar de você e recomendar o seu infoproduto.
8. Divulgue o seu infoproduto para ampliar o seu alcance
A propaganda é a alma do negócio, certo? Portanto, ao concluir o seu infoproduto, divulgue-o de todas as formas possíveis e imagináveis. Crie um site, divulgue-o nas suas redes sociais, envie e-mails de divulgação, faça parcerias com empresas e blogs de assuntos relacionados e invista em anúncios pagos (em banners, na rede de display do Google e nas próprias páginas de busca em pesquisas relacionadas). Quanto mais você segmentar esses anúncios, mais atrairá um público interessado.
9. Monitore os indicadores de desempenho constantemente
Por fim, lembre-se de acompanhar os indicadores de desempenho do seu infoproduto. Quantas pessoas estão comprando o seu curso? Quantas pessoas assistiram à sua live? Que tipo de comentários você está recebendo? É essencial monitorar essas métricas para que você verifique o que está indo bem e o que precisa de alterações ou ajustes. Isso fará com que você melhore os seus infoprodutos continuamente, conquistando cada vez mais consumidores.
Viu como é interessante e vantajoso criar um infoproduto? O processo pode não ser tão simples, mas tem muita gente lucrando e fazendo muito sucesso com esse tipo de produto. Quem sabe você não se torna o próximo?
E você, querida pessoa, que tipo de infoproduto poderia criar? Qual assunto abordaria? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!