Pare e pense agora em grandes nomes da arquitetura nacional ou internacional. Se desejar, pode pensar em nomes de outras áreas, como o marketing, o jornalismo, a literatura, a música, as artes plásticas, e por aí vai. Ao analisar os nomes que passaram pela sua cabeça, você provavelmente percebeu que eles se tornaram marcas, como fazem as empresas.
Isso não é feito à toa. Essas pessoas constroem o seu nome e a sua imagem como se de fato fossem empresas — em um processo conhecido como personal branding. Neste artigo, você vai compreender esse conceito e conferir 7 dicas para adotar essa estratégia. Ficou curioso? Então, continue a leitura e confira!
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O que é personal branding? É o mesmo que marketing pessoal?
Personal branding (do inglês: “construção de marca pessoal”) é uma estratégia em que os profissionais divulgam o seu nome e a sua vida profissional como se fossem uma marca de empresa. Explorando diferenciais, pontos fortes e uma produção de conteúdo de qualidade, essas pessoas obtêm destaque e atraem um público considerável.
É natural que o conceito seja confundido com o marketing pessoal. Este, porém, se refere a algumas estratégias para que cada indivíduo consiga divulgar a si mesmo e obter boas oportunidades no mercado de trabalho. Já o personal branding consiste em transformar a pessoa em uma marca, com objetivos de médio e longo prazo. Em geral, os dois conceitos caminham juntos.
Como desenvolver o personal branding?
Se você deseja transformar a si mesmo e os seus talentos profissionais em uma marca de sucesso, confira as 7 dicas a seguir.
1. Visualize a si mesmo como uma marca
Imagine que você é uma marca. Para isso, você precisa definir um nome forte, um símbolo (logotipo), um slogan, enfim, um meio de as pessoas o identificarem. No entanto, essas decisões só serão tomadas depois de compreender a sua identidade.
O que você faz? Quais são os seus pontos fortes? Quais são os atributos que você deseja que as pessoas reconheçam e associem à sua marca? Pensando como se você fosse uma empresa, quais são os seus valores, a sua missão e a sua visão? Coloque todas essas questões no papel, pois é delas que deriva todo o trabalho de construção da sua marca pessoal.
2. Defina a sua linguagem visual e verbal
Depois de definir essas questões de identidade e personalidade, é hora de traduzi-las por meio da linguagem visual e verbal. Na linguagem visual, é importante que você desenvolva um logotipo, selecione uma fonte tipográfica adequada, escolha uma paleta de cores, enfim, defina toda a sua identidade visual.
Quanto à linguagem verbal, é importante verificar como você utilizará as palavras (escritas ou faladas) para produzir o seu conteúdo e comunicar-se com o seu público. Quais termos serão utilizados com mais frequência? Você será mais formal? Ou seguirá uma linha mais informal e descontraída? Defina o tom da sua linguagem.
3. Determine os seus propósitos e objetivos
Tal qual uma empresa, a sua marca pessoal também existe para que você alcance os seus objetivos. Mas quais seriam eles? Fortalecer o seu nome em alguma área específica do mercado de trabalho? Conquistar novos clientes? Tornar-se uma referência em algum assunto? Oferecer treinamentos corporativos? Trabalhar como mentor?
Defina o seu propósito e o que você pretende alcançar com a sua marca pessoal. Lembre-se sempre de que os seus objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis e relevantes.
4. Estabeleça o perfil do público que você pretende alcançar
Toda marca é desenvolvida pensando nos valores que deseja comunicar e no público que pretende atrair. A Natura, por exemplo, é uma marca de cosméticos que dialoga diretamente com um público que se preocupa com a ecologia, com as embalagens sustentáveis, com as fórmulas naturais e com a não realização de testes em animais.
Dessa forma, com base na sua identidade e nas suas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), você conseguirá definir um perfil de pessoas com potencial para se interessar pelo seu trabalho. Identifique quem é esse público e de que maneiras (canais) você pode se comunicar com ele.
5. Seja autêntico
Ao desenvolver a sua marca, entenda que há muitas pessoas fazendo o mesmo, inclusive no seu segmento de atuação. Portanto, tenha personalidade e diferencie-se dos outros. Mostre quem você é, fale do que você já vivenciou e não queira ser perfeito. Mostre o seu lado humano (que comete erros) para gerar identificação com as pessoas.
A autenticidade e a honestidade fazem toda a diferença junto do público. Por isso, mostre as suas fraquezas (sem excessos, é claro) e torne a sua marca verdadeiramente humana. As redes sociais já estão cheias de perfis “perfeitinhos”. Não seja mais um na multidão.
6. Desenvolva a sua presença digital e produza bons conteúdos
Se você deseja ser conhecido, certamente deverá impactar o seu público por meio da internet. Para isso, construa um site pessoal, um blog e perfis nas redes sociais mais estratégicas junto ao seu público.
Além disso, para atrair seguidores e gerar engajamento, você precisa produzir bons conteúdos, ou seja, ser informativo, de acordo com os interesses das pessoas. Não tenha medo de entregar o que você sabe. Para isso, estude e pesquise, de modo que você possa produzir e-books, publicações, vídeos, lives, cursos online, artigos nos blogs, e por aí vai. No personal branding, você é o que você sabe fazer. Mostre a todos os seus conhecimentos!
7. Pense estrategicamente antes de tomar qualquer decisão
Nas organizações, nenhuma decisão é tomada sem pesquisa e análise de dados. Por isso, aja como se você fosse uma empresa e não tome decisões impulsivas. Monitore os resultados das suas ações, peça feedbacks junto ao seu público e verifique o que está bom e o que pode melhorar.
Estude, leia, converse com as pessoas, participe de eventos do seu setor, acompanhe as notícias e faça cursos de atualização com frequência. Se desejar modificar algo na sua estratégia, antes faça testes e verifique como o seu público receberá essas mudanças. Seja sempre estratégico!
O personal branding consiste em agir como se você fosse uma empresa e como se o seu nome fosse uma marca. Dessa forma, você consegue planejar estrategicamente as suas ações e conquistar resultados favoráveis no alcance dos seus objetivos, sobretudo os profissionais. Coloque as dicas acima em prática e veja a diferença!
E você, querida pessoa, o que pensa sobre o personal branding? Cogitaria transformar a si mesmo em uma marca de sucesso? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!