O departamento de marketing é um dos mais fundamentais de uma empresa, afinal de contas, ele é o responsável por tomar decisões estratégicas sobre os produtos e serviços, bem como sobre os meios pelos quais eles são divulgados, indo ao encontro dos desejos e necessidades dos clientes.

Infelizmente, muita gente que nunca estudou sobre o tema acha que já sabe de tudo. Gestores de empresas ainda acreditam que fazer marketing é apenas postar algo no Instagram ou distribuir alguns panfletos pela rua. Na verdade, o trabalho é muito mais estratégico. Neste artigo, reunimos alguns dos erros mais comuns que você pode estar cometendo. Preparado para descobri-los? Então, siga em frente e saiba mais!

Compreendendo o marketing

O marketing é uma área do conhecimento e também é um departamento administrativo das empresas. Ele é responsável por diversas decisões estratégicas, desempenhando funções vitais:

  • Conhecer o público-alvo, compreendendo os seus desejos e necessidades;
  • Desenvolver produtos e serviços que resolvam as necessidades do público-alvo;
  • Definir estratégias de precificação atrativas, mas compatíveis com o mercado;
  • Estabelecer os canais de distribuição do produto (lojas físicas, lojas virtuais, estoques etc.);
  • Fazer escolhas de comunicação na criação de campanhas: definir os canais de comunicação, os tons de linguagem, a identidade visual, enfim, tudo aquilo que comunique os atributos da empresa;
  • Monitorar as ações da concorrência e estabelecer diferenciais competitivos;
  • Acompanhar os resultados das campanhas, fazendo os ajustes necessários.

7 erros que você precisa evitar

O marketing, sendo componente da administração de empresas, faz parte das ciências humanas. Por mais que não exista uma única resposta certa nesse meio, muitas delas são inadequadas e não resolvem os problemas enfrentados pelas organizações. Para evitar que isso ocorra, confira os 7 erros a seguir, que são bastante cometidos nas empresas.

1. Desconhecer o seu público-alvo

Um gestor de marketing criou várias campanhas no Facebook, mas elas não surtiram o resultado esperado porque o seu público estava mais ativo no Instagram. Esse é o tipo de erro que poderia ter sido evitado com uma simples pesquisa para conhecer o seu público. Sendo assim, investigue os dados demográficos, como gênero, idade, renda, localização geográfica etc. Contudo, vá além: pesquise também os dados psicográficos, como desejos, necessidades, estilo de vida, valores e preferências.

2. Não tomar decisões de comunicação estrategicamente

Criar uma campanha na internet ou na televisão? Postar na quinta ou na sexta-feira? Utilizar uma linguagem mais formal ou mais informal? Focar no azul ou no roxo? Conteúdos curtos ou extensos? Enviar por e-mail ou publicar no site? Toda campanha de marketing tem o objetivo de promover mais vendas, mas ela é resultado de uma série de decisões de canal de comunicação, identidade visual e nível de linguagem. As respostas a todas essas perguntas dependem das pesquisas de público-alvo!

3. Focar no produto, e não no cliente

PSC

O seu cliente não quer saber se o seu produto é o melhor do mercado. O que ele quer é que o produto seja o melhor para ele. Por isso, evite cometer o erro de falar apenas sobre o produto nas suas campanhas. A ideia é explicar como os benefícios do produto tornarão mais fácil e feliz a vida das pessoas que você encontrou nas pesquisas de mercado. Todas as ações devem ser direcionadas ao público, tendo ele como foco, e não o produto ou serviço que a sua empresa está comercializando.

4. Não ter um calendário e uma frequência de conteúdos

Por muito tempo, fazer marketing era apenas publicar anúncios com fotos dos produtos, preços e verbos no imperativo. Hoje em dia, porém, essa estratégia saturada não atrai a atenção de ninguém. Especialmente com a internet, o que realmente tem valor é o conteúdo. Sites informativos, blogs com dicas, vídeos com tutoriais, infográficos com o passo a passo de um procedimento, podcasts, e e-books com curiosidades estão entre os formatos de conteúdo mais atrativos para as pessoas.

Investir em conteúdo é importante, pois a empresa cria autoridade no seu segmento e se coloca como amiga do consumidor, estando sempre pronta para ajudá-lo. Por isso, em todos os canais de comunicação (blogs, e-mails, redes sociais etc.), crie um calendário editorial, com as pautas mais interessantes para o seu público e com datas estratégicas para publicá-las. Por isso, toda equipe de marketing deve ter especialistas em pesquisa, design, redação e produção.

5. Não acompanhar as tendências do setor

O marketing é uma área extremamente volátil. Soluções que faziam um sucesso enorme tornam-se obsoletas, dando lugar a novas estratégias em um piscar de olhos. Você já ouviu falar em TikTok? Humanização? Marketing de influência? Metaverso? Inbound marketing? SEO? Responsabilidade socioambiental? Todos esses itens são tendências em marketing que as maiores empresas já estão começando a adotar. Ficar de fora delas é ignorar o que o próprio público tem procurado. Fique atento!

6. Fazer o que todo mundo já faz

Neste artigo, você já percebeu que é importante acompanhar as tendências e monitorar as ações da concorrência. No entanto, o propósito de tudo isso não é copiar ninguém. Pelo contrário, a ideia é oferecer algum diferencial para que o seu consumidor prefira as suas soluções, e não as dos outros. Esse diferencial pode vir no próprio produto, no atendimento, no ponto de vendas, na rede de distribuição, nas ações promocionais, na comunicação, enfim, em todas as etapas do marketing.

7. Deixar de acompanhar os resultados das suas ações

Se você não acompanhar os resultados das suas ações, não conseguirá identificar se elas estão indo bem ou mal. Por isso, fique atento ao desempenho da sua empresa em vendas, nos cliques nos anúncios, nas interações com as postagens nas redes sociais, nas visualizações de e-mails, enfim, em todas as métricas referentes às ações adotadas. Com esse monitoramento, a empresa poderá continuar as ações que têm ido bem, ajustando ou substituindo as que não surtiram os resultados esperados.

Como você pode perceber, o marketing é uma área bastante complexa. Por mais que não existam respostas certas, existem muitas estratégias equivocadas, que precisam ser evitadas. Sendo você o funcionário de uma empresa, o dono de um negócio próprio ou até mesmo um profissional freelancer que precisa se promover, fique atento aos erros acima, no sentido de não cometê-los. Tenha imenso sucesso!

E você, querida pessoa, comete alguns desses erros de marketing? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!