Você já ouviu falar em agile marketing? Trata-se de uma expressão que significa “marketing ágil”. Ele consiste em uma adaptação da chamada “metodologia ágil” específica para a área de marketing. Ela foi criada para que as empresas pudessem dar respostas mais rápidas e eficazes às mudanças tão constantes no comportamento das pessoas e das demais organizações, sobretudo na era digital.
Não podemos mais esperar o fim do ano para atualizar as nossas estratégias de marketing. O processo precisa ser mais ágil. Por isso, neste artigo, você vai entender melhor o que é o agile marketing, como surgiu e quais são os seus princípios. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais!
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O que é o agile marketing e como surgiu?
O agile marketing é uma metodologia de planejamento estratégico de marketing baseada em circuitos curtos de projetos. O seu objetivo é tornar as campanhas e ações das empresas sempre adequadas, acompanhando a velocidade das mudanças do mercado e do comportamento do consumidor. As respostas precisam ser rápidas, baseadas em princípios como: colaboração, flexibilidade, foco no consumidor, melhorias contínuas e avaliações em períodos mais curtos.
Isso melhora a qualidade das ações e campanhas produzidas pelo time de marketing, tornando-as mais rápidas ao responder às mudanças apresentadas pelo mercado. O agile marketing é derivado da “metodologia ágil”, filosofia que nasceu na década de 1970 na área de desenvolvimento de softwares, mas que, desde então, passou a ser adaptada para outros setores: indústrias, educação, finanças e marketing.
No início dos anos 2000, foi publicado um manifesto, consolidando os valores básicos da metodologia ágil — que, mais tarde, foram adaptados para o marketing:
- Interação entre indivíduos, mais do que processos e ferramentas;
- Funcionamento do software, mais do que documentos e burocracia;
- Cooperação com o consumidor, mais do que negociação de contratos;
- Respostas às mudanças, mais do que planos rígidos.
Quais são os pilares desse marketing ágil?
Na sequência, você vai conferir os pilares que mostram como a metodologia ágil foi adaptada ao contexto do marketing!
1. Mais aprendizado válido e menos opiniões
O marketing atual não é um processo linear, mas sim circular, compreendido por planejamento, execução, mensuração, aprendizados e nova execução. Em vez de basear a tomada de decisões da empresa em convenções ou opiniões dos líderes mais altos na hierarquia, o agile marketing pauta as suas ações em testes, pesquisas e experimentações. Isso ameniza as chances de erros, já que escolhas feitas com base em dados são mais seguras.
2. Mais colaboração e menos hierarquia
Por falar em hierarquia, ela realmente perde importância no contexto do agile marketing. Nesse caso, as equipes de trabalho cooperam entre si, com foco na satisfação do consumidor. O conhecimento é compartilhado entre as diferentes áreas (finanças, vendas, TI etc.), e as decisões são tomadas em conjunto. Não há mais espaço para a rigidez hierárquica e para as rivalidades existentes entre os departamentos. É preciso haver flexibilidade e comunicação, e não burocracia.
3. Mais adaptação e interação e menos linearidade
Por muito tempo, as campanhas de marketing eram lineares: planejamento, execução, resposta do mercado. Hoje em dia, porém, a resposta do mercado ocorre em tempo real, concomitantemente à execução, permitindo que ajustes sejam feitos com as campanhas em andamento.
O marketing digital trouxe essa facilidade, em que as organizações conseguem monitorar de forma contínua o comportamento do consumidor, iniciando com pequenas ações e acompanhando as respostas para fazer as devidas correções.
4. Mais descobertas sobre o consumidor e menos previsões
Mais uma vez, reforçamos que o agile marketing não é linear. Antigamente, esse departamento funcionava com base nas pesquisas de mercado, que geram previsões definitivas sobre o comportamento do consumidor. Essas pesquisas continuam importantes, mas devemos considerar que as atitudes do público podem ser imprevisíveis. Por isso, é preciso monitorar os dados das campanhas e o que diz o consumidor nas redes sociais em tempo real, aprimorando esse conhecimento sobre o cliente.
5. Mais flexibilidade e menos rigidez no planejamento
Conforme citamos no início deste artigo, o agile marketing prevê a execução de ciclos rápidos de trabalho. Isso significa que aquele planejamento de 40 páginas que a sua empresa definiu para o marketing pode cair por terra em 2 horas de campanha, caso a resposta do consumidor não seja a esperada.
Dessa forma, é melhor fazer pequenos planejamentos, executá-los e mensurar os seus resultados do que fazer um planejamento rígido enorme. A velocidade de mudanças é impressionante, de modo que planos flexíveis são melhores para que as empresas possam se adaptar às respostas do público.
6. Mais recálculo de rotas e menos planos
Os planos de ação em marketing continuam importantes, mas as empresas não podem mais se apegar a eles. Se uma organização decidiu investir em televisão, por exemplo, mas a resposta está sendo muito melhor nas redes sociais, é necessário mudar o plano de ação e priorizar o marketing digital. Portanto, é mais importante se adaptar às mudanças do que cumprir o plano previamente definido. Isso é o que realmente dá vantagem competitiva às empresas no estágio atual do marketing.
7. Mais experimentos e menos “apostas”
Essa adaptabilidade às respostas nas campanhas não pode, porém, ser confundida com “apostas”. As mudanças estratégicas ao longo dos projetos de marketing são necessárias quando há dados que apontam para isso, e não porque alguém do departamento “acha que seria bom”. Não há espaço para achismos. O jeito é adotar estratégias, mesmo que pequenas, e imediatamente verificar os seus resultados. Isso prova o seu sucesso ou fracasso com rapidez, permitindo que os ajustes sejam feitos o quanto antes para manter os resultados positivos.
Como você pode notar, o agile marketing consiste em ciclos mais curtos de trabalho, baseados em dados e em monitoramento contínuo da resposta do consumidor, a fim de que as campanhas de marketing sejam adaptadas de acordo com as mudanças do mercado. Isso garante muito mais sucesso do que aqueles planos rígidos de longo prazo, que não consideram a rápida e inconstante dinâmica do mercado atual.
E você, querida pessoa, como avalia o agile marketing? A sua empresa faz uso de algum dos seus princípios? Qual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!