Aqui no blog, já falamos muito sobre uma palavra poderosa: propósito. Propósito é um sinônimo de motivação, ou seja, do porquê de fazermos determinadas atividades. É muito importante ter propósitos para que as nossas vidas façam sentido e para que o nosso tempo seja vivenciado de forma proveitosa.

Isso vale tanto para as pessoas (propósito individual) quanto para as empresas (propósito organizacional). Neste artigo, vamos compreender melhor o significado desses 2 tipos de propósito e por que é importante mantê-los alinhados. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é um propósito individual?

O propósito individual, também conhecido como missão de vida, se refere àquilo que dá sentido à vida de uma pessoa e que a leva a agir com motivação. Assim, o propósito individual de um professor, por exemplo, pode ser o de compartilhar conhecimentos e estimular um desenvolvimento ético aos seus pupilos, auxiliando na construção de novas gerações de cidadãos de sucesso.

O propósito de um indivíduo, porém, não necessariamente se concretiza pela sua atividade profissional, embora essa seja a maneira mais comum. Algumas pessoas podem ter o propósito do empreendedorismo, da política, da medicina, do voluntariado, do cuidado com a família, do esporte, da arte, da cultura, do amor aos animais, e por aí vai.

Os japoneses utilizam o termo ikigai para designar o propósito de um indivíduo. Segundo eles, essa missão nobre pode ser encontrada na interseção de 4 grupos de atividades: o que você ama fazer, o que você sabe fazer, o que você pode ser pago para fazer e o que o mundo precisa que seja feito. Isso é o que gera uma vida significativa, plena, agradável e produtiva, unindo paixão, missão, vocação e profissão. Encontrar o seu propósito de vida representa o despertar de uma vida feliz e de sucesso.

O que é um propósito organizacional?

Assim como as pessoas, as empresas também têm um propósito de existir. Nenhuma organização é criada com o objetivo de ser só mais uma na multidão. Especialmente nos tempos de elevada competitividade em que temos vivido, é importante que cada empresa abrace a sua identidade e o seu propósito para ser única, lutando pelo seu posicionamento.

O objetivo de toda empresa é oferecer à sociedade produtos e/ou serviços que resolvam algum tipo de necessidade identificado. É a partir dessa identificação que a organização desenvolve a sua cultura e a sua identidade, isto é, o seu propósito. O propósito organizacional, portanto, depende dos 3 itens básicos da identidade institucional: a missão, a visão e os valores.

  • Missão: afirmação assertiva da organização que contém os seus objetivos e as suas responsabilidades com os clientes. Explica o porquê de ela existir. Exemplo do IBC: Despertar e desenvolver nos seres humanos o seu potencial infinito.
  • Visão: descrição do lugar onde a empresa deseja estar futuramente, não em termos físicos, mas em posicionamento de mercado. Exemplo do IBC: Ser a principal referência em coaching no mundo.
  • Valores: crenças dominantes, isto é, os princípios que regem as relações dentro da empresa e as suas convicções. Servem para orientar os comportamentos e as tomadas de decisão das pessoas que integram a organização. Exemplos do IBC: Humanidade, lealdade, visão sistêmica, evolução contínua e resultados extraordinários.

Por que é importante alinhar os propósitos individuais e organizacionais?

As organizações são feitas de pessoas. Portanto, é necessário que os indivíduos que trabalham nas empresas se identifiquem com os propósitos delas. Em outras palavras, deve haver um alinhamento entre o propósito das organizações e o propósito individual. Isso é positivo tanto para as pessoas quanto para as empresas, conforme você verá a seguir.

A importância para as pessoas

Imagine que você seja um professor que acredita que o ensino deve ser uma experiência de liberdade criativa, motivação e diversificação de métodos. No entanto, você começa a dar aulas em uma escola extremamente rígida, onde os métodos são sempre os mesmos, a estrutura das aulas é engessada e não há liberdade criativa alguma ao aluno ou ao professor. Como você se sentiria?

Quando o propósito de um profissional não vai ao encontro do propósito da empresa em que ele trabalha, ele se sente infeliz, pois percebe que dificilmente concretizará os seus objetivos ou colocará em prática os valores em que acredita ali. Essa incompatibilidade com frequência leva o profissional a procurar outra oportunidade de emprego.

Em compensação, aquele que faz parte de uma organização compatível com o seu propósito se sente feliz e realizado. Identifica na instituição uma estrutura adequada para desenvolver todo o seu potencial e trabalhar de acordo com aquilo em que acredita. Isso eleva de forma impressionante a motivação das pessoas e a sua produtividade, potencializando sonhos, ideias, dons, conhecimentos e habilidades.

A importância para as empresas

Da mesma maneira, essa compatibilidade de propósitos também é importante para as empresas. Retomando o exemplo da escola citada acima, ela certamente ficaria mais feliz e satisfeita ao encontrar professores que acreditam na disciplina rígida e na uniformidade de métodos para o ensino.

Já se essa escola contratasse professores que diversificam os seus métodos e que não são tão rígidos com a disciplina, atribuindo mais autonomia e liberdade aos alunos, certamente haveria problemas. Aquela turma “destoaria” das demais, e os métodos de aprendizado seriam diferentes das outras classes, o que poderia causar algum tipo de conflito.

Dessa forma, as empresas precisam deixar claros, já no descritivo das vagas de emprego, não apenas as competências técnicas exigidas, mas também o perfil comportamental desejado. Quando o propósito da organização vai ao encontro do propósito dos indivíduos que dela fazem parte, todos saem ganhando, pois há uma compatibilidade de valores, crenças, objetivos, talentos e metas.

Concluindo, o trabalho transcorre com muito mais facilidade, rapidez, motivação e eficácia quando a organização e o indivíduo são compatíveis. Dessa forma, um consegue ajudar o outro na conquista dos seus respectivos objetivos. Quando isso não ocorre, porém, o trabalho torna-se um fardo, em que a empresa está insatisfeita com o perfil do funcionário, e o funcionário está insatisfeito com o perfil da empresa, o que pode elevar o turnover da organização.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre o alinhamento entre o propósito organizacional e o propósito individual? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!