A definição da missão, da visão e dos valores por uma empresa é algo extremamente relevante, pois vai orientar a concepção de estratégias e o estabelecimento dos critérios que vão guiar a ética empresarial e profissional. Isso promove a assimilação dos seus valores pelo público interno e também a exteriorização desses itens à sociedade, visando a estabelecer uma ligação com os seus clientes.

A criação e correta divulgação desses elementos levam a empresa a desenvolver uma cultura organizacional pautada nos valores declarados e que tem um objetivo claro para o qual todos direcionam os seus esforços.

Neste artigo, você vai conferir algumas etapas a serem cumpridas para uma perfeita concepção da missão, da visão e dos valores da empresa. Para saber mais sobre cada um desses elementos e entender como você deve fazer para definir esses itens para a sua empresa, é só dar continuidade à leitura a seguir!

MISSÃO

Trata-se de uma afirmação assertiva da organização que contém os seus objetivos e as suas responsabilidades com os clientes. Tal afirmação orienta a organização em seus objetivos humanos, sociais e financeiros. Para a elaboração de uma missão completa, responder às questões a seguir ajuda a esclarecer os pontos importantes a serem inseridos e também a tornar o texto mais coeso e direto.

  1. Por que a empresa existe?
  2. O que a empresa faz?
  3. Para quem se destinam as ações da organização?

O texto da missão deve, portanto, contemplar o propósito da organização, isto é, o porquê de aquela empresa existir. Qual é a sua importância para o mundo, para a sociedade ou para o local em que ela está inserida? De que maneira ela facilita a vida das pessoas?

VISÃO

A visão organizacional, por sua vez, descreve o lugar onde a empresa deseja estar futuramente, não em termos físicos, mas em posicionamento de mercado. Ela delimita as conquistas ansiadas pela organização, esclarecendo qual é a participação individual e do grupo. Usualmente, tais informações estão dispostas em frases sucintas, realistas, positivamente ambiciosas e inspiradoras, transmitindo a motivação necessária à execução dos objetivos propostos.

PSC

Para conceber uma visão para a empresa de forma completa, considere responder as seguintes questões. Isso vai ajudar você a perceber quais informações são mais relevantes a uma mensagem inspiradora e ambiciosa.

  1. O que a empresa quer se tornar?
  2. Onde ela quer estar em alguns anos?
  3. O que está sendo construído para isso?
  4. De que maneira a empresa deseja ser vista e reconhecida?

Algumas visões de empresas definem até mesmo um prazo para o alcance da sua visão. Por exemplo: “Ser o maior e melhor escritório de advocacia da cidade de São José dos Campos em 5 anos”. Contudo, é fundamental que a visão de uma empresa seja realista, ou seja, por mais estimulante que ela seja, não deve tirar os pés da realidade.

VALORES

Por fim, no campo dos valores são descritas as crenças dominantes, isto é, os princípios que regem as relações dentro da empresa e as suas convicções. Esse conjunto de valores serve para orientar os comportamentos e as tomadas de decisão das pessoas que integram a organização. A sua definição é muito relevante, pois estabelece as expectativas da empresa para o comportamento dos seus próprios colaboradores, servindo de base para a criação de um manual de conduta.

Abaixo, você confere algumas perguntas que auxiliam na criação de valores bem definidos para uma organização.

  1. Como deve ser o relacionamento entre os colaboradores? E quanto ao seu comportamento individual no ambiente de trabalho?
  2. Qual é o relacionamento a ser estabelecido entre organização e os colaboradores com o conjunto de clientes da empresa?
  3. Como a organização se relaciona com a comunidade ao seu redor, incluindo os clientes, os parceiros, os fornecedores, os concorrentes, o governo e o meio ambiente?
  4. Que papel a organização desempenha na sociedade? Como ela pode contribuir com um presente e um futuro melhores para as pessoas em geral?

Os valores da organização são predominantemente direcionados ao público interno dela, que deve entendê-los como princípios para nortear as suas ações. No entanto, o consumidor contemporâneo também tem estado cada vez mais atento aos valores das empresas, levando-os em consideração na hora de fazer as suas escolhas de consumo. É o caso de alguns consumidores de cosméticos, por exemplo, que se recusam a comprar de empresas que testam em animais.

O EXEMPLO PRÁTICO DO IBC — INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING 

Para ilustrar este artigo, apresentamos, a seguir, a missão, a visão e os valores do Instituto Brasileiro de Coaching — IBC, instituição que é a grande referência nacional do setor.

Nossa Missão

Despertar e desenvolver nos seres humanos o seu potencial infinito.

Nossa Visão

Ser a principal referência em coaching no mundo.

Nossos Valores

  • Humanidade: em primeiro lugar as Pessoas
  • Lealdade: ser leal a princípios e sonhos
  • Visão sistêmica: compreender o todo
  • Evolução contínua: Desenvolver-se sempre
  • Resultados extraordinários: considere as pessoas à sua volta, seja leal aos seus sonhos, tenha visão sistêmica e se preocupe com o todo. Permita-se evoluir sempre e você terá resultados extraordinários.

POR QUE É IMPORTANTE DEFINIR A MISSAO, A VISAO E OS VALORES?

Infelizmente, muita gente acha que a definição da missão, da visão e dos valores de uma organização é apenas uma tarefa burocrática para construir um texto bonitinho e deixá-lo no site como enfeite. Há, também, aqueles que acreditam que esses itens são importantes apenas para as empresas grandes; nomes de expressão no mercado.

Nada disso é verdade. A missão, a visão e os valores são os três elementos que compõem a identidade institucional. Esses itens devem ser definidos logo no início das operações de empresas de qualquer porte ou segmento de atuação, podendo ser atualizados de tempos em tempos.

São eles que comunicam aos colaboradores e à sociedade como um todo quem é aquela empresa, o que ela faz (missão), aonde ela quer chegar (visão) e de que maneiras ela pretende alcançar os seus objetivos (valores).

Assim, a definição dessa identidade, ou seja, desses 3 itens, determina como a empresa vai se portar em relação aos clientes, aos concorrentes, aos parceiros de negócios, à sociedade, ao meio ambiente, ao governo, e por aí vai. Lembre-se de que o consumidor está cada vez mais atento à responsabilidade socioambiental das organizações, de modo que é fundamental definir os pilares da identidade institucional e agir de acordo com eles para atrair um público fiel.

E você, ser de luz, já conhecia as definições apresentadas e a sua importância? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!