O ambiente de trabalho é muito importante, afinal de contas, é onde passamos a maior parte do dia. Contudo, convenhamos que ficar tanto tempo lidando com pessoas que não escolhemos, cumprindo uma série de obrigações, pode não ser das tarefas mais fáceis.
Saber que estamos sendo avaliados a todo instante e enfrentando uma pressão intensa por resultados, sob pena de perder o ganha-pão, é muito desafiador. Além disso, é difícil termos que lidar com colegas e chefes de diferentes personalidades, mas a maioria de nós não tem escolha.
Dessa forma, fica o questionamento: em um ambiente que pode ser muito estressante, como podemos manter a calma? Para ajudá-lo na descoberta da resposta, separamos 7 dicas. Continue a leitura e descubra como acalmar-se no ambiente de trabalho!
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1. Organize a sua rotina
A organização e o planejamento são pilares fundamentais para evitar o estresse. É claro que nem tudo estará sob o seu controle, pois demandas de última hora sempre surgem. No entanto, naquilo que estiver, procure ser organizado, definindo dias e horários para as suas tarefas.
Nesse sentido, compre uma agenda e anote tudo o que precisa ser feito, a fim de que você não se esqueça de nada. Isso deixará a sua mente mais calma. Além disso, procure fazer sempre uma coisa de cada vez. Querer fazer tudo ao mesmo tempo só vai gerar queda de qualidade e de produtividade, deixando-o ainda mais estressado.
2. Não queira controlar tudo
Conforme citamos, não podemos controlar tudo o que acontece no ambiente de trabalho. Dessa forma, como cita a oração da serenidade, devemos ter “serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras”.
O que não está sob o seu controle? As demandas de última hora, as reações dos clientes, o comprometimento dos seus colegas. O que está sob o seu controle? O seu temperamento, as suas tarefas, o seu tempo, os seus estudos, a sua dedicação etc. Foque no que estiver ao seu alcance, mas não assuma mais responsabilidades do que for possível, OK?
3. Ouça uma música relaxante
Nem sempre podemos ouvir música no trabalho. Contudo, se você estiver em uma atividade individual e tiver essa possibilidade, ouça algo relaxante. Músicas suaves, em volumes baixos, ou instrumentais relaxantes, com os de sons da natureza, podem produzir um efeito muito benéfico sobre o seu estado emocional.
No YouTube e em alguns aplicativos, você consegue encontrar trilhas relaxantes, que ajudam na sua concentração e o “blindam” do estresse externo. Apenas certifique-se de que você possa ouvir algum colega ou chefe falando com você e o toque do telefone, OK?
4. Faça pausas
Já citamos aqui no blog a importância das pausas no trabalho. Momentos breves, de 5 ou 10 minutos fora da atividade profissional, são muito úteis em alguns momentos do dia. Nessas ocasiões, levante-se, espreguice-se, tome um café, lave o rosto, converse sobre amenidades com algum colega, regue as plantas do setor etc.
Esses momentos são necessários para que o corpo e a mente recuperem as energias. Ficar muito tempo na mesma posição e dedicando-se à mesma atividade é cansativo e nocivo ao corpo e à mente. A falta de descansos periódicos faz com que a energia, a produtividade e o nível de atenção caiam drasticamente. Portanto, respeite os seus limites.
5. Respire fundo
Se estiver vivenciando um momento particularmente estressante no seu dia de trabalho, respire fundo. Nos picos de estresse, ocorre um efeito automático de elevação dos batimentos cardíacos, da pressão arterial e da frequência respiratória, o que nos deixa mais tensos. Se você administrar a sua respiração, porém, conseguirá reverter esse processo orgânico.
Uma dica que muitos psicólogos compartilham para os momentos de estresse e ansiedade é a respiração diafragmática. Nessas situações, inspire de forma lenta e profunda, enchendo o abdômen de ar. Em seguida, prenda a respiração por 3 segundos e então solte o ar devagar, relaxando. Repetir essa respiração algumas vezes restabelece o padrão de oxigenação, o que “comunica” o cérebro de que você está em um estado de mais calma e de que não há por que se estressar.
6. Não fale ou aja no calor do momento
As situações de estresse elevado despertam emoções muito negativas e muito intensas. Nesses momentos, temos vontade de jogar o telefone no chão, partir para cima do colega, xingar o chefe ou simplesmente largar tudo e ir embora para casa. Quando esses “desejos” surgirem, conte até 10. É nesses 10 segundos que essas vontades vão embora, e a racionalidade retorna.
Contar até 10, aliado à respiração que citamos acima, é um método que nos ajuda a evitar os atos impulsivos, como as falas sem pensar e as atitudes precipitadas, que geralmente causam consequências negativas. Conte até 10 e previna esses problemas!
7. Encontre a sua “válvula de escape”
Por fim, é sempre bom ressaltar que todos nós temos alguma válvula de escape saudável para liberar o estresse. A dança, o exercício físico, os hobbies, o papo com os amigos e o jogo de futebol na televisão podem ser meios de acalmar-se.
Além disso, procure cuidar sempre da sua saúde física e mental para administrar o estresse em geral na sua vida, e não apenas no trabalho. Para isso, faça atividades físicas regularmente, alimente-se de forma equilibrada, durma bem, descanse durante as folgas, tenha momentos de lazer ao lado da família e dos amigos e, sempre que necessário, procure ajuda médica e/ou psicológica.
Que você tenha poucos momentos de estresse no trabalho, mas que, quando eles surgirem, você se lembre de colocar em prática as 7 atitudes acima. Assim, você conseguirá manter a calma, equilibrando a intensidade das suas emoções e permitindo que elas não “atravessem” o pensamento racional.
E você, querida pessoa, como mantém a calma no trabalho ou em outras situações cotidianas? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!