O networking é a arte de construir e cultivar uma rede de relacionamentos, por meio da qual podemos alcançar diversos objetivos, sobretudo profissionais. A esse respeito, o autor estadunidense Adam Grant cita que as pessoas podem agir de 3 diferentes formas: com o perfil doador, com o perfil tomador e com o perfil compensador.

Qual será que é o seu perfil na hora de fazer networking? Neste artigo, vamos conhecer melhor a teoria de Grant, aprofundando as características de cada um desses perfis. Ficou curioso para saber qual é o seu? Então, é só continuar a leitura a seguir para descobrir!

“Dar e receber” — a obra de Adam Grant

“Dar e receber” é um livro escrito pelo autor Adam Grant, lançado em 2013. Ao longo da obra, o autor cita e explica os 3 perfis das pessoas na hora do networking e discorre sobre o sucesso que as pessoas podem obter por meio de uma saudável manutenção da sua rede de contatos. No livro, ele afirma que, ao contrário do que muita gente ainda possa pensar, as pessoas mais bem-sucedidas em diferentes áreas de atuação não são as mais egoístas e implacáveis.

Segundo Grant, é preciso desmentir a velha crença de que “o mundo é dos espertos”. Na verdade, as pessoas de sucesso parecem ser as que estabelecem relações recíprocas, isto é, que ajudam e que são ajudadas. Assim, o livro defende que a generosidade é um ingrediente importante para estreitar e fortalecer as relações que cultivamos, oferecendo conhecimentos e técnicas para que isso seja possível. “Dar e receber” tem sido muito aclamado pela crítica, sobretudo entre os teóricos de negócios e líderes empresariais.

O perfil doador

O primeiro dos perfis citados por Grant na obra é o perfil doador. Segundo ele, entram na categoria dos doadores aqueles indivíduos que preferem dar a receber. São espécies raras nas empresas da atualidade. De acordo com Grant, as pessoas com esse perfil estão sempre em dois extremos: ou alcançam imenso sucesso, ou fracassam. Em geral, são pessoas muito humildes, que assumem a responsabilidade pelos próprios erros, mas que compartilham as vitórias com os demais.

O doador é altruísta e empático, sempre se dedicando a ajudar os outros, a tirar as dúvidas dos colegas e a compartilhar os seus conhecimentos e a sua energia, mesmo sem esperar nada em troca. São pessoas extremamente gentis, que defendem os seus interesses, mas que fazem o possível para estarem à disposição de quem mais precisar. Podem ser indivíduos incríveis, com muito sucesso, desde que não permitam que pessoas com outros perfis se aproveitem da sua boa vontade.

O perfil tomador

O perfil tomador é o oposto do perfil doador. Nesse caso, o indivíduo utiliza a sua rede de contatos mais para obter ganhos do que para dar algo em troca. Assim, a reciprocidade sempre acaba pendendo para o lado dessas pessoas, já que colocam os seus próprios interesses à frente das necessidades alheias. São muito competitivos, indivíduos que enxergam o mundo como um lugar escasso em oportunidades, de modo que é preciso garantir os seus próprios ganhos, antes que outros o façam.

Um olhar precipitado pode concluir que essas pessoas são cruéis e egoístas, o que nem sempre é verdade. Essas pessoas até podem ajudar os outros, mas desde que já tenham resolvido as suas próprias necessidades, uma vez que a prioridade são sempre elas mesmas. São mais cautelosos e defensivos, antes de auxiliar outras pessoas. Segundo o autor, esses indivíduos até obtêm algum sucesso, mas ele não se sustenta por muito tempo, devido às suas tendências egoístas, que enfraquecem o seu networking.

O perfil compensador

O perfil compensador é, provavelmente, aquele em que se encaixa a maioria das pessoas. Trata-se de um perfil intermediário entre os dois anteriores. Nesse caso, o indivíduo procura um equilíbrio entre o dar e o receber, evitando que a balança pese para qualquer um dos lados.

A busca pelo equilíbrio nas relações de networking é o que orienta as pessoas com esse perfil. Elas podem ser muito generosas, mas também procuram essa mesma generosidade nas pessoas com as quais se relacionam. A reciprocidade é algo muito valorizado por esses indivíduos. Dessa forma, se essas pessoas fazem algum favor para alguém, sentem-se na liberdade e no direito de também fazerem as suas solicitações quando a necessidade surgir.

A importância do networking

A obra de Grant faz sucesso, e não é à toa. A temática do networking é muito importante, afinal de contas, ninguém faz nada sozinho. Cada indivíduo chega ao mundo com talentos particulares e adquire diversos conhecimentos e habilidades ao longo da vida. Dessa forma, o que um sabe complementa o saber do outro, e é assim que todos nós podemos e devemos nos interligar. É isso o que fortalece a humanidade enquanto grupo.

No entanto, o alerta de Grant é justamente para que não nos deixemos levar pelos ímpetos egoístas. Os tomadores até podem alcançar imenso sucesso, mas que tende a desmoronar em pouco tempo, pois certamente haverá quem condene as suas motivações egocêntricas. Por outro lado, os compensadores e, sobretudo, os doadores, ajudam as pessoas ao seu redor, contribuindo com o desenvolvimento humano e com o fortalecimento das equipes. Aqui, o sucesso pode ser mais lento, mas tende a ser mais duradouro.

Grant afirma que as pessoas podem assumir perfis diferentes de acordo com as circunstâncias. Por exemplo: podem ser doadores ao ajudar um estagiário, compensadores ao ajudar um chefe e tomadores ao falar de salários. Além disso, o autor defende que ninguém tem um estilo fixo, o que indica que qualquer pessoa pode mudar e aprender a ser mais altruísta e generosa.

Enquanto um tomador vê o outro sempre como um inimigo, o doador o vê como alguém com quem existe a possibilidade de crescer junto. Em muitos casos, é essa diferença de mentalidade que faz uma pessoa ter mais sucesso no networking, nos negócios e na vida em geral. Apenas devemos cuidar para que o auxílio ao próximo não signifique esquecer-se de si mesmo!

E você, querida pessoa, em qual perfil se encaixa? Como avalia o seu mindset na hora de fazer networking? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!