Você já ouviu falar em team building? Essa expressão vem do inglês e se refere a determinadas atividades de formação e integração dos membros das equipes. Esse processo é muito importante nas empresas, pois equipes bem integradas têm menos conflitos, mais confiança e mais agilidade na realização das tarefas diárias. Até mesmo o clima organizacional fica mais leve e divertido.

Todavia, o trabalho remoto pode tornar o team building um pouco mais difícil, devido à distância física. Mais difícil, porém, não é impossível. Mesmo por meios virtuais, é possível fortalecer o senso de coletividade e de pertencimento nas equipes, além de promover momentos divertidos. Para isso, confira as 10 sugestões de ações de team building que separamos a seguir. Boa leitura!

1. Clube do livro

Se a sua equipe gosta de ler, o clube do livro pode ser uma ótima sugestão. Dessa forma, proponha que todos leiam uma obra específica. Depois, marque breves encontros virtuais para que todos discutam a obra, dando as suas opiniões e interpretações. O livro escolhido pode ser sobre um tema de que todos gostem, como também pode ser útil para a área em que as pessoas trabalham. O importante é que seja uma leitura atrativa, com tempo suficiente para que todos leiam sem pressa.

2. Histórias com emojis

As histórias com emojis são atividades bem simples, que podem ser realizadas por meio de basicamente qualquer plataforma de mensagens de texto. A proposta é que cada colaborador crie uma breve história, utilizando 5 ou 6 emojis — e nenhuma palavra. Em seguida, um novo colaborador deve interpretar a história criada pelo colega, falando o que entendeu dos emojis utilizados. Em seguida, esse colaborador deve dar continuidade à história com mais 5 ou 6 emojis, e assim por diante.

3. Bingo virtual

Existem alguns sites e apps que oferecem a possibilidade de realizar um bingo virtual. Eles geram cartelas com números a cada participante, dando início ao sorteio dos números. Se você preferir, pode pegar cartelas na internet e distribuir aos membros da sua equipe, enquanto você mesmo faz o sorteio das pedras na sua casa, durante uma videochamada. Além disso, também existe a opção de personalizar, fazendo diferentes versões do bingo, além do tradicional com pedras numéricas.

4. Happy hour virtual

O 4º item da nossa lista já não é uma novidade, mas, ainda assim, vale a pena ser citado. Ele consiste em fazer uma pequena festinha, mesmo que cada um esteja na sua casa. Para isso, abra uma videoconferência, coloque uma playlist bacana, crie jogos interativos (como “perguntas e respostas”) e permita que todos comam e bebam aquilo que quiserem. A ideia é ter um momento de relaxamento e descontração, sem falar de trabalho. Por isso, uma noite de sexta-feira pode ser o momento ideal.

5. Caça ao tesouro remota

PSC Renascimento

A caça ao tesouro remota é uma atividade bem simples, mas que pode gerar bastante diversão. O moderador da atividade deve revelar aos participantes um item que eles devem encontrar nas suas respectivas casas. É interessante que esses itens não sejam tão simples — por exemplo: um objeto dos anos 1980, uma foto na pré-escola etc. Crie um sistema de pontuação, de modo que quem mostrar primeiro o objeto encontrado ganha mais pontos, e quem chegar por último ganha menos.

6. Envio de mimos presenciais

Outra opção de ação de team building é o envio de mimos presenciais. Enquanto líder da equipe, você pode enviar à casa de cada colaborador uma pequena lembrancinha, que pode ser um item tecnológico, um chocolate, um objeto decorativo, e por aí vai. O ideal é fazer essa atividade após a obtenção de resultados positivos na equipe ou ao fim do ano. Marque uma videoconferência em que todos abram os seus presentes ao mesmo tempo, permitindo que todos possam ver as reações uns dos outros.

7. Show de talentos online

O show de talentos é uma ação de team building presente em algumas empresas mais descontraídas, o que geralmente ocorre nas confraternizações de fim de ano. No entanto, mesmo remotamente, você pode permitir que os seus colaboradores revelem os seus talentos por meio de uma videochamada. Marque uma data e uma hora com antecedência, de modos que todos possam se preparar. Vale tudo: cantar, dançar, interpretar, fazer mágicas, e por aí vai.

8. Adivinhação de quem é o escritório

Nesse jogo, os participantes devem tirar uma foto do seu ambiente de trabalho em home office. Em seguida, a foto deve ser enviada ao líder do grupo, que será o mediador da dinâmica. Durante uma videochamada, o mediador vai expor as fotos, uma de cada vez, de modo que o grupo adivinhe quem é o dono daquele escritório. Para deixar a brincadeira mais divertida, uma sugestão é incluir pistas que indiquem o dono do escritório antes de tirar a foto.

9. 2 verdades e 1 mentira

Essa brincadeira é bacana para que os colaboradores se conheçam melhor e possam compartilhar alguns dados curiosos sobre si mesmos. Um de cada vez, os colaboradores deverão falar 3 fatos sobre si mesmos. 2 desses fatos são reais, e 1 é inventado. Em seguida, os demais membros da equipe deverão levantar hipóteses e tentar adivinhar quais fatos são verdadeiros e qual é a mentira. Assim, é possível despertar a curiosidade e a integração entre os colegas.

10. Compartilhamento de fotos especiais

Por fim, uma atividade muito interessante é reunir os colegas em videochamada para que cada um mostre algumas fotos suas em momentos especiais. Podem ser mostradas imagens da infância, na escola, em festas, em viagens bacanas e até mesmo no próprio ambiente de trabalho. É um momento que, assim como a atividade anterior, permite que os colaboradores conheçam-se melhor uns aos outros.

As 10 ações acima são sugestões de atividades de team building, ou seja, que fortalecem a integração, a união e o próprio conhecimento dos colegas. Além do mais, são também momentos de diversão e descontração, que amenizam o estresse do dia a dia e reforçam a amizade, mesmo que de forma remota.

E você, querida pessoa, já participou de ações de team building para equipes remotas? Tem mais alguma sugestão que gostaria de adicionar à nossa lista? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!