As dinâmicas são atividades práticas desenvolvidas nas empresas com o objetivo de apresentar colegas, integrar colaboradores e promover reflexões sobre variados assuntos, especialmente os voltados ao comportamento organizacional. Mesmo em um cenário de popularização do trabalho remoto ou híbrido, o chamado home office, é possível promover dinâmicas interessantes e enriquecedoras.

A internet permite que a interação digital ocorra, facilitando a realização de dinâmicas remotas. Neste artigo, você vai entender como essas dinâmicas podem ser realizadas, descobrir qual é a sua importância e conferir 5 exemplos bem interessantes. Preparado? Então, continue a leitura e saiba mais!

Por que as dinâmicas para home office são importantes?

As dinâmicas para home office são importantes para que os colaboradores mantenham um clima de união e cooperação, fortalecendo os laços existentes. Para isso, a comunicação, ainda que remota, não pode enfraquecer. Além disso, as atividades do tipo geram momentos de relaxamento e descontração, aliviando o estresse.

As dinâmicas também são úteis para que os líderes compreendam o perfil e os conhecimentos dos seus liderados, favorecendo uma troca de habilidades. Isso favorece a produtividade, a proatividade e o comprometimento dos funcionários. Tudo isso pode ser explorado por meio das tecnologias atuais, em plataformas como: Google Meet, Zoom e Microsoft Teams.

Quais são os tipos de dinâmicas mais comuns?

Há 3 tipos principais de dinâmicas que podem ser realizados no contexto do home office. São eles:

  • Dinâmicas de integração: são atividades que permitem que os colaboradores sejam apresentados uns aos outros e se sintam parte do time. Favorecem a troca de informações e o senso de importância de cada um;
  • Dinâmicas de colaboração: são atividades que favorecem a integração dos colaboradores e o compartilhamento de ideias, sugestões e conhecimentos. A ideia é que todos se ajudem diante das dificuldades do dia a dia;
  • Dinâmicas de relaxamento: são atividades de amenização do estresse e promoção do bem-estar e da descontração.

5 dicas de dinâmicas para home office

Agora que você já compreende as funções e a importância das dinâmicas nas empresas, confira 5 sugestões de dinâmicas que podem ser aplicadas em home office.

1. Dinâmica das características

PSC

A dinâmica das características é útil para que os membros de uma equipe ou participantes de um processo seletivo conheçam-se melhor uns aos outros. Ela deve ocorrer da seguinte forma:

  • Os participantes devem escrever 2 características e 2 manias que os descrevam;
  • O mediador da dinâmica deve receber por e-mail as características de cada um;
  • Com o auxílio de um site de sorteios online, o mediador deve enviar aos e-mails dos participantes as características de outra pessoa (em anonimato);
  • Em videochamada em grupo, cada participante deve fazer uma mímica para expressar as características que recebeu por e-mail. Enquanto isso, os demais participantes tentam adivinhar a característica/mania em questão e a quem ela pertence;
  • Após o momento da descoberta, a pessoa (“dona” da característica da vez) deve explicar a escolha dessas características para descrevê-la. Assim, todos se divertem e se conhecem melhor.

2. Jogos online

A nossa segunda dica é bastante simples: encontrar um jogo online que possa ser jogado por várias pessoas ao mesmo tempo. É o caso do Gartic, em que os participantes devem adivinhar o que o outro jogador está desenhando.

Essas atividades podem ser úteis para favorecer a criatividade, a atenção, a lógica, o espírito de equipe, entre outras características a serem selecionadas — de acordo com o jogo e com as habilidades que a equipe deseja desenvolver. Além disso, simultaneamente, pode ser uma atividade divertida, que relaxa e alivia o estresse do dia a dia.

3. Simulação de problemas

A dinâmica da simulação de problemas é um pouco mais séria, mas pode ser extremamente útil para avaliar o grau de comprometimento, colaboração e criatividade das pessoas. Basicamente, os líderes da empresa devem formar equipes com profissionais de diferentes áreas. Em seguida, devem distribuir a cada equipe problemas fictícios, mas que podem acontecer na organização.

A ideia é que os participantes, por serem de áreas setores, possam contribuir com conhecimentos que se complementem, dando origem a uma solução unificada e eficaz ao problema apresentado. A atividade também pode ser aplicada em processos seletivos, como dinâmica de grupo, em que os participantes devem resolver algum problema empresarial associado ao cargo disputado, apresentando a solução a todos.

4. A história por trás da foto

Essa dinâmica é particularmente interessante naquelas equipes que já se conhecem um pouquinho e pode funcionar como um quebra-gelo, antes de reuniões, por exemplo. Resumidamente, cada colaborador deve mostrar uma foto que retrata a sua rotina no home office. Assim, ele deverá também contar a história por trás da foto, comentando sobre a sua rotina, sobre o ambiente da casa em que trabalha, e por aí vai.

Essa dinâmica possibilita que cada um compartilhe um pouquinho da sua intimidade com os colegas. Isso pode fazer com que as pessoas identifiquem características em comum entre si e, consequentemente, estabeleçam conexões mais profundas dentro da equipe.

5. Dinâmica do fato raro

A dinâmica do fato raro também é uma atividade para despertar a curiosidade, a integração, a comunicação e o entretenimento em todos os participantes. Nela, cada pessoa deve descrever um evento da sua vida que possa ser considerado raro. Em seguida, os demais participantes poderão avaliar se a história em questão realmente pode ser considerada rara e por que.

Essa dinâmica, por envolver o storytelling, é melhor quando aplicada em grupos pequenos, de cerca de 5 integrantes, a fim de que não fique cansativa. Ela serve para que as pessoas compartilhem fatos curiosos sobre a sua história de vida, de modo que os colegas tornem-se mais íntimos uns dos outros.

As dinâmicas de grupo podem, portanto, servir a diferentes propósitos, como integração, colaboração, resolução de problemas e combate ao estresse diário. Desde que sejam bem organizadas e realizadas com propósitos e horários definidos, podem perfeitamente ser adaptadas ao home office, contando com as tecnologias que a internet oferece.

E você, querida pessoa, já participou de alguma dinâmica de grupo em home office? Como foi a sua experiência? O que pensa sobre o tema? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Imagem por: Girts Ragelis