O equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional é uma necessidade. Quando alguma dessas áreas consome muito do nosso tempo e da nossa energia, fatalmente caímos em descuido com a outra. Isso pode provocar cansaço, ansiedade, desequilíbrio emocional e até mesmo o afastamento de pessoas. Se você só pensa em trabalho, por exemplo, os seus amigos podem se afastar de você.

Para evitar que isso ocorra, é necessário desenvolver certo equilíbrio. Neste artigo, você vai conferir 10 dicas para que isso seja possível. Continue a leitura e saiba mais!

1. Entenda que a vida é feita de diferentes áreas

Em primeiro lugar, é importante compreender que a vida é feita de diferentes áreas: trabalho, estudo, lazer, descanso, amor, amizade, saúde física, saúde mental, finanças, e por aí vai. Algumas pessoas simplesmente não têm essa consciência, e é aí que surge o risco de haver desequilíbrio. É claro que, em alguns momentos, alguma dessas áreas vai exigir mais atenção. O que não podemos permitir é que a nossa vida inteira seja dedicada a apenas um desses setores, em detrimento dos demais.

2. Compre uma agenda

O dia tem as mesmas 24 horas para todo mundo. Seria maravilhoso se ele fosse maior, mas, infelizmente, isso está fora do nosso alcance. Portanto, o jeito é administrar o tempo que temos, tentando equilibrar essas diferentes áreas. Dessa forma, compre uma agenda, de modo que você tenha mais controle sobre os seus compromissos, não se esquecendo também de ficar com a família, de descansar, de dormir, de divertir-se, enfim, de cuidar de cada área citada anteriormente.

3. Aprenda a dizer “não”

Uma das grandes vantagens de ter uma agenda é que você consegue agendar os seus compromissos, distribuindo-os de forma equilibrada ao longo dos dias. Isso evita que você fique sobrecarregado em alguns momentos. Além disso, se a sua agenda estiver cheia, você poderá dizer uma palavrinha milagrosa, composta por apenas 3 letras: “não”. Aprenda a dizer “não” aos compromissos para os quais você não tenha tempo ou interesse. Isso não é egoísmo, é apenas cuidar de si mesmo e do seu tempo.

4. Mantenha o foco no momento presente

Se você estiver em uma reunião de trabalho, concentre a sua atenção nos assuntos em pauta. Já se estiver brincando com o seu filho, concentre-se na brincadeira. Não esteja em um lugar pensando no que fazer em outro. Essa atitude, embora comum, faz com que não estejamos 100% presentes em lugar nenhum. Assim, acabamos perdendo momentos valiosos e preciosos, que não voltam mais. Por isso, aprenda a focar no momento presente. A meditação é uma excelente ferramenta para isso!

5. Afaste-se de pessoas pessimistas e negativas

PSC

O seu equilíbrio depende também do seu ambiente, ou seja, das pessoas com as quais você mais convive. Por isso, evite aquelas pessoas que só falam coisas negativas e que só sabem cobrá-lo. É claro que as cobranças fazem parte da vida, mas, se estiver custando a sua saúde, está custando muito caro. Portanto, reveja as suas relações amorosas, familiares, de trabalho e de amizade. Esteja ao lado de quem desperta o seu melhor, e não de quem faz com que você se sinta mal.

6. Não se sinta culpado por viver de acordo com os seus horários

Às vezes, precisamos explicar para os filhos que estamos em uma fase complicada no trabalho, que tem demandado a realização de horas extras. Por outro lado, às vezes também precisamos explicar aos chefes e colegas que temos compromissos com a nossa família, com a educação dos filhos, com a própria saúde, e por aí vai. Diante disso, não se sinta culpado ao fazer essas observações e ao ter que dizer “não” de vez em quando. Quando a culpa aparecer, lembre-se de que só você sabe o que é estar na sua pele.

7. Tenha momentos de descanso e lazer

A vida não é apenas cumprir obrigações. Ela também é divertir-se e ter momentos de prazer, como ficar com a família, namorar, passear, viajar, sair com os amigos, e por aí vai. Da mesma maneira, também precisamos descansar e ter um sono de qualidade para recuperar as nossas energias físicas e mentais. Descuidar-se do lazer e do descanso causa problemas de saúde, muitas vezes graves. Portanto, saiba que eles não são “luxos”, mas necessidades humanas básicas, que não podemos negligenciar.

8. Delegue o que for possível

É importante ter em mente a capacidade de discernir o que realmente depende de você do que não depende. Algumas pessoas parecem ter uma verdadeira “vocação” para carregar o mundo nas costas sem necessidade. Por exemplo: você precisa mesmo arrumar a cama dos seus filhos adolescentes? Precisa executar um trabalho mais simples, que um estagiário poderia executar? Verifique as demandas que você pode delegar para aliviar a sua rotina — sem fugir do que depende de você, é claro!

9. Desenvolva hobbies

Por falar em lazer, saiba que os hobbies são muito importantes para o equilíbrio na vida. Eles são atividades que fazemos simplesmente porque gostamos, como: praticar esportes, cantar, dançar, tocar instrumentos musicais, desenhar, pintar, ler, escrever, cuidar de plantas e animais etc. Essas atividades ajudam a aliviar o estresse do dia a dia e a deixar a rotina mais agradável. Por isso, é importante incluir os seus hobbies na rotina, em nome da saúde mental. Assim, descubra o que o faz feliz e pratique!

10. Procure ajuda especializada quando necessário

Se equilibrar as diferentes áreas da vida estiver sendo muito desafiador para você, vale a pena procurar ajuda especializada. Os coaches podem ajudá-lo a definir prioridades, a estabelecer objetivos e a desenvolver técnicas de organização do seu tempo. Já se esse desequilíbrio estiver provocando estresse, ansiedade e problemas de convívio com as pessoas, pode ser útil procurar a ajuda de um psicólogo.

As 10 dicas acima farão com que você desenvolva o equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional. Lembre-se de que ambas são importantes e que você não deve se descuidar de nenhuma delas. Organize a sua rotina e equilibre-se!

E você, querida pessoa, o que tem feito para equilibrar essas duas áreas da vida? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!