“Pensar fora da caixa” é uma expressão bastante conhecida no mundo dos negócios para referir-se à criatividade, ou seja, à capacidade de encontrar soluções que fogem dos padrões para potencializar as atividades de uma organização. Especialmente as pessoas que trabalham com arte, design, arquitetura, marketing e comunicação são as mais solicitadas em termos de criatividade.

No entanto, é importante reforçar que toda e qualquer pessoa precisa ser um pouco criativa, afinal de contas, é assim que resolvemos os problemas do dia a dia. Ser criativo, porém, não é um dom que cai do céu, mas uma habilidade que pode e deve ser treinada continuamente. Quer saber como? Então, continue a leitura e descubra 10 dicas para pensar fora da caixa e bolar soluções criativas!

1. Observe o mundo ao seu redor

Para que possamos sair do piloto automático, dos pensamentos lógicos e racionais, é interessante observar com calma o mundo ao nosso redor. Fique atento às pessoas, às paisagens, à natureza, aos objetos. Muitas vezes, coisas simples do cotidiano podem gerar percepções inovadoras e ideias criativas. Para isso, treine o olhar e sensibilize-se ao que estiver ao seu redor. Na correria do dia a dia, muitas oportunidades de percepção são perdidas. Evite que isso ocorra!

2. Faça mudanças no seu ambiente

Quando fazemos sempre as mesmas coisas, sempre nos mesmos lugares e sempre da mesma maneira, reforçamos no cérebro o piloto automático, em que realizamos as nossas atividades sem muita atenção. Contudo, se você promover algumas alterações no seu ambiente, o cérebro prestará mais atenção a elas, saindo desse piloto automático. Mudanças na mesa de trabalho, alterações na decoração, modificações na disposição dos objetos e outros detalhes do ambiente podem favorecer a criatividade.

3. Aumente o seu repertório mental

A criatividade não consiste em ideias que surgem “do nada”, mas sim de combinações de conceitos que já estão ali no seu subconsciente. Dessa forma, quanto mais você criar e aumentar o seu repertório mental, mais conseguirá ter boas ideias criativas. Esse repertório é composto por todas as suas experiências de vida: livros que já leu, filmes a que já assistiu, conversas que já teve, atividades que já realizou, viagens que já fez, pessoas que já conheceu, e por aí vai.

Por isso, amplie o seu repertório e diversifique-o. Leia sobre assuntos que nunca leu antes, conheça novos lugares, converse com pessoas diferentes, ouça músicas fora dos seus ritmos preferidos. Tudo isso contribuirá para que o seu cérebro crie novas associações de pensamentos e construa ideias criativas.

4. Converse com diferentes pessoas

PSC

Por falar em aumentar o repertório mental, conversar com diferentes pessoas é importante para que isso aconteça. Para isso, puxe assunto com familiares, amigos, colegas de trabalho, especialistas em diversos assuntos na internet e até mesmo com quem estiver na fila do pão. Conversando com as pessoas, temos acesso a ideias e visões de mundo diferentes das nossas. Essa diversificação de perspectivas nos ajuda a encontrar soluções fora da nossa linha de raciocínio de sempre.

5. Compreenda o problema

Um insight, ou seja, uma ideia criativa, não surge “do nada”, como pode parecer. Ela é resultado de algum tempo de reflexão. Por isso, se você precisa encontrar uma solução criativa, procure analisar o problema de diferentes pontos de vista, mergulhando nele. Depois, relaxe durante algum tempo e permita que a sua mente “trabalhe”. É assim que profissionais criativos, como os publicitários, atuam. Eles mergulham no universo do cliente antes de criar campanhas sensacionais.

6. Permita-se viver coisas novas

Toda vez que você faz algo novo, o seu cérebro cria novos circuitos entre as células, favorecendo a criatividade. Por isso, faça caminhos diferentes para ir ao trabalho, almoce em um novo restaurante, descubra um novo destino nessas férias, aprenda um novo hobby, e por aí vai. Sair da mesmice é um dos aspectos mais importantes para pensar fora da caixa. Isso faz com que você adquira novas visões de mundo.

7. Fuja do tradicional

Com o passar do tempo, nós nos acostumamos a encontrar soluções sempre da mesma maneira. O problema é que as circunstâncias mudam, de modo que nem sempre a solução habitual será útil.

Lembre-se de que as suas atitudes e escolhas atuais o trouxeram até aqui. Contudo, se você deseja alcançar resultados diferentes a partir de agora, também precisará ter atitudes novas. Os métodos usuais podem ser úteis, mas experimentar algo diferente pode trazer resultados extraordinários. A criatividade é como um músculo: quanto mais exercitamos, mais forte fica!

8. Participe de sessões de brainstorming

Brainstorming é um termo que vem do inglês, podendo ser traduzido como “tempestade de ideias”. Ele consiste em uma reunião de pessoas que precisam encontrar soluções criativas para um problema. Ali, qualquer um pode dar as suas sugestões, sendo que todas são anotadas. Por fim, é feita uma análise das ideias mais eficazes na solução do problema. Reuniões, workshops, palestras e eventos corporativos podem ser úteis para estimular a criatividade e promover brainstormings.

9. Conheça ferramentas criativas

O brainstorming, que citamos acima, é uma ferramenta criativa. Além dele, há muitas outras que podem ajudar na solução do seu problema. É o caso do brainwriting, em que as pessoas anotam as suas ideias em um papel e trocam os papéis com os demais colegas do grupo, que devem complementar as ideias. É também o caso dos mapas mentais, que consistem em esquemas de palavras, ideias e imagens associadas, que podem despertar insights valiosos. O design thinking também pode ser muito útil nesse contexto.

10. Não faça nada

Sim, a última dica pode ser um pouco anticlimática, mas ela é muito funcional. Se você tem um problema que precisa de uma solução criativa, estude-o exaustivamente. Depois disso, porém, tire um tempo para relaxar e distrair-se, sem pensar na questão.

Deixá-la “em banho-maria” no cérebro faz com que o órgão ative algumas áreas e deixe outras descansarem. É por isso que os momentos de ócio e relaxamento podem ajudar na organização dos pensamentos. Isso explica porque tanta gente tem insights valiosos no meio do banho.

Pensar fora da caixa é um desafio, mas que está longe de ser impossível. Colocando as dicas acima em prática, certamente você terá insights precisos, permitindo que você alcance resultados extraordinários nas diferentes áreas da sua vida!

E você, querida pessoa, tem pensado fora da caixa? De que maneiras isso tem ocorrido? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!