A copa do mundo é um evento muito esperado, até porque só ocorre a cada 4 anos. Especialmente no Brasil, em que grande parte da população ama o futebol, o momento é vivenciado com entusiasmo e com uma torcida vibrante.

Além das famílias e dos grupos de amigos que se reúnem para acompanhar os jogos nesses momentos, o evento é também uma boa oportunidade para fortalecer a comunicação interna e a integração entre os colaboradores dentro da própria empresa. O tema pode ser abordado de diversas formas, a fim de criar um clima organizacional muito mais leve e divertido.

Nesse sentido, confira as 10 ideias que separamos para aproveitar o contexto da copa do mundo nas empresas!

1. Telão na empresa

Talvez a forma mais clássica de aproveitar a copa do mundo nas empresas seja a de reunir os colaboradores em uma área mais ampla, como um auditório, e colocar um telão para que as pessoas possam torcer juntas pelo Brasil. Uma dica bacana é complementar esse momento com uma mesa com doces, salgados e bebidas, criando um clima mais leve e de diversão. Para as equipes que trabalham em home office, esse dia pode ser justamente a oportunidade para fazer um reencontro.

2. Bolão

O bolão é também uma tradição na época da copa do mundo. Trata-se de uma competição em que aquele que mais acertar os resultados dos jogos vence e ganha um prêmio. Hoje em dia, há aplicativos e sites que atualizam as fases da copa do mundo e que calculam a pontuação de cada participante automaticamente. Quem acerta o resultado e o placar do jogo costuma receber mais pontos. Assim, mobilize os seus colegas e defina os prêmios concedidos aos vencedores, deixando a disputa mais emocionante!

3. Vestuário temático

Outra ação bacana que algumas empresas promovem é a liberação do vestuário nos dias de jogos do Brasil. Nesse caso, os colaboradores podem ir com roupas menos formais, inclusive com a camisa da seleção ou com peças de roupa nas cores verde e amarela. Há empresas que até mesmo criam as suas próprias camisetas, com o logotipo da instituição estilizado em verde e amarelo. É uma maneira de engajar os colaboradores e criar um clima mais informal.

4. Happy hour futebolístico

PSC Renascimento

O happy hour é uma tradição em diversas organizações. Nas épocas de copa do mundo, os colegas de trabalho podem se reunir em um bar ou restaurante próximo da empresa justamente para acompanhar os jogos do campeonato. Como nem todas as empresas têm um espaço amplo para colocar um televisor ou telão, essa é uma boa saída para esse problema. Assim, os colegas podem se reunir em um ambiente mais descontraído e informal na hora do jogo.

5. Agenda de jogos e comunicação interna

É importante manter as equipes de trabalho informadas sobre os dias e horários dos jogos na copa do mundo. Assim, todos conseguem se organizar antecipadamente, sabendo quais serão os dias em que haverá modificações no horário de expediente. Para isso, alimente a rede de intranet, dispare e-mails informativos e aborde o tema na TV corporativa e nas redes sociais internas. Utilize os diferentes canais de comunicação para divulgar essa agenda, além de curiosidades, quizzes, entre outras informações.

6. Álbum de figurinhas

Nas últimas edições das copas, uma moda que pegou foi a do álbum de figurinhas personalizado. Nessa brincadeira, as empresas criam as suas próprias figurinhas, como se os seus colaboradores fossem jogadores de seleções e se os líderes dos departamentos fossem os técnicos.

Podem ser feitas figurinhas físicas, mas o mais comum é que sejam publicadas figurinhas em imagens nas redes sociais, apresentando os times da empresa ao público. Além disso, também pode ser concedido um breve tempo para os colaboradores trocarem figurinhas do álbum oficial da copa na empresa.

7 . Decoração com o tema da copa do mundo

Além de permitir que os colaboradores vistam verde e amarelo nos dias de jogos, é interessante que a própria empresa invista em uma decoração temática. Bandeiras, toalhas de mesa, balões coloridos e demais acessórios nas cores da seleção contribuem para que todos entrem no clima da copa. Assim como ocorre nas ruas e nos estabelecimentos comerciais, a decoração fortalece o clima da competição e gera mais ânimo e descontração.

8. Cartela de jogos

Outra dica bacana é um material adicional clássico: a tabela de jogos. A empresa pode criar uma tabela personalizada, com a sua identidade visual, e distribuí-la aos colaboradores, de modo que possam acompanhar os jogos e registrar os resultados. Além disso, essa ferramenta pode até mesmo auxiliar na condução do bolão realizado entre os colegas de trabalho. A organização, se desejar, também pode entregar uma caneta personalizada, como brinde.

9. Disputa de mini gol

Se a empresa tiver um espaço adequado, como uma sala mais ampla ou um quintal, pode promover entre os funcionários uma pequena competição de mini gol. A ideia é bem simples: basta formar equipes e permitir que cada participante cobre 3 chutes de pênalti. A equipe que tiver mais gols marcados é a vencedora e recebe um prêmio. É um meio bem interessante de gerar descontração e de arrancar boas risadas entre os colegas.

10. Sorteios temáticos

Por fim, as empresas também podem aproveitar o contexto da copa do mundo para realizar sorteios com essa temática, sobretudo nos intervalos dos jogos. Camisas oficiais, equipamentos eletrônicos, utensílios domésticos, ingressos para programas culturais ou esportivos, entre outros, podem ser os prêmios desses sorteios. Utilize a criatividade e faça essa surpresa positiva. Os seus colaboradores certamente vão gostar muito da ideia!

As 10 ideias acima são excelentes oportunidades para que você construa um clima agradável na empresa, explorando a temática da copa do mundo. Aproveite essa época tão esperada para fazer do seu ambiente de trabalho o mais divertido e motivador possível!

E você, querida pessoa, o que pensa das dicas acima? Como tem vivenciado as copas do mundo nos seus ambientes de trabalho? Tem mais alguma dica nesse sentido? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!