O desenvolvimento pessoal consiste em um conjunto de pensamentos, sentimentos e atitudes que despertam progresso nas diferentes áreas da vida de um indivíduo: pessoal, profissional, social, amorosa, espiritual, financeira etc. Por isso, é natural que as pessoas procurem por livros que as auxiliem na conquista das suas metas em todos esses campos.
A seguir, você vai conferir uma lista com 10 livros sobre desenvolvimento pessoal que você precisa ler. São obras de qualidade, publicadas por autores experientes, que têm todo o potencial para fazer de você uma pessoa mais feliz. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba mais!
Contents
1. “Rápido e devagar: duas formas de pensar” — Daniel Kahneman
Kahneman ganhou o Nobel de economia por defender a ideia de que as pessoas se utilizam de duas diferentes maneiras de pensar: a primeira é rápida, emocional e intuitiva, enquanto a segunda é ponderada, refletida, lenta e racional. Nesta obra, o autor explica que as duas formas são importantes, mas que precisamos aprender a ler, nos contextos da vida, qual forma é a mais adequada para cada momento. Isso nos ajuda a tomar decisões mais compatíveis com a felicidade esperada.
2. “Pai rico, pai pobre” — Robert Kiyosaki
Sucesso internacional de vendas, este livro não é um guia financeiro, pois não ensina as pessoas especificamente a enriquecer. Contudo, promove reflexões profundas sobre crenças, sentimentos, pensamentos e atitudes que temos na vida financeira. Algumas delas nos levam à prosperidade, enquanto outras nos levam a uma vida de escassez. É uma leitura obrigatória para quem deseja compreender como a mente de uma pessoa pode impactar a sua riqueza, mais do que qualquer outra dica superficial.
3. “As armas da persuasão” — Robert Cialdini
Persuadir alguém significa convencer algo de algo, por meio de argumentos sólidos e fortes. Esse processo faz parte da vida de vendedores, publicitários, advogados e muitos outros profissionais. Contudo, todo indivíduo precisa ser persuasivo em alguns contextos. Analisando o cérebro humano, Cialdini explica que há determinados princípios psicológicos que facilitam a persuasão: reciprocidade, compromisso, aprovação social, afeição, autoridade e escassez.
4. “Como fazer amigos e influenciar pessoas” — Dale Carnegie
Publicado em 1936, o livro de Carnegie continua sendo um clássico sobre como cultivar bons relacionamentos interpessoais, além de ser persuasivo, dando continuidade ao tópico anterior. O que leva uma pessoa a gostar de outra? É possível discordar de um amigo sem causar ressentimentos? Como persuadir as pessoas? Como ser um líder melhor? As respostas para todas essas perguntas clássicas da humanidade estão neste livro, que é leitura indispensável!
5. “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” — Stephen Covey
Ser eficaz significa fazer a coisa certa, da melhor maneira possível, para solucionar problemas e alcançar objetivos. Os 3 primeiros hábitos listados por Covey referem-se à mentalidade do indivíduo, e os 3 seguintes abordam a necessidade de relacionar-se bem com o outro para alcançar essa eficácia. Por fim, o último hábito consiste em uma série de atitudes que levam a pessoa a um processo de melhoria contínua, aprendendo a ser mais produtivo e a pensar diferente da maioria.
6. “Inteligência emocional” — Daniel Goleman
Mais um clássico, este livro popularizou o conceito de inteligência emocional por todo o mundo. Psicólogo, o autor defende que não há uma fórmula mágica que separa os bem-sucedidos dos fracassados no mundo, mas que há diferenças nas formas como as pessoas lidam com as próprias emoções e que impactam os resultados que obtêm na vida. Por mais que as pessoas apresentem personalidades diferentes, a forma como lidamos com as emoções é maleável e pode ser melhor!
7. “Sonho grande” — Cristiane Correa
O homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, tem a sua história relatada nesta obra. Ao lado dos seus sócios, Lemann criou uma multinacional brasileira, expandindo-a para outros países por meio da meritocracia e de um controle financeiro bem desenvolvido. Assim, tornou-se um dos homens mais poderosos do mundo, influenciando a história da economia nacional. Certamente, temos muito a aprender sobre o empreendedorismo e sobre a vida com este livro.
8. “A lei do triunfo” — Napoleon Hill
O jornalista Napoleon Hill conduziu um estudo com mais de 16 mil pessoas, entre elas, 500 milionários. Estudou também a vida de importantes pessoas de sucesso, como Henry Ford e Thomas Edison. O que as pessoas mais bem-sucedidas do mundo têm em comum? Essa pergunta foi o ponto de partida para a escrita do livro, que reúne 16 diretrizes para o sucesso. Para ser bem-sucedido, nada melhor do seguir os passos de quem alcançou esse progresso de forma inquestionável, não é mesmo?
9. “A sutil arte de ligar o f*da-se” — Mark Manson
Um pouco diferente dos livros anteriores, este não foca em ajudar as pessoas a serem extraordinárias, mas sim em entender que nem sempre as coisas dão certo. O autor defende que uma vida melhor é incompatível com a positividade tóxica, sendo que as emoções negativas e os momentos difíceis também devem ser vividos. É nesses contextos que nos fortalecemos e extraímos aprendizados. Portanto, não dá para ser feliz o tempo inteiro, mas podemos aprender nas tristezas a tentar novamente, com mais conhecimento.
10. “Seja a solução dos seus problemas” — José Roberto Marques
Coach e fundador do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching), José Roberto Marques ensina, neste livro, a lidar com os obstáculos das diferentes áreas da vida. Será que os problemas existem mesmo, ou estão apenas no seu imaginário? Você tem focado na solução ou no problema em si? Com décadas de experiência em desenvolvimento humano, o autor convida você a assumir as rédeas da própria vida e compartilha dicas práticas para resolver aqueles empecilhos que parecem impossíveis.
As 10 obras acima são consagradas e internacionalmente reconhecidas pelo seu valor e contribuição ao desenvolvimento pessoal. Milhões de pessoas ao redor do mundo já as leram, permitindo que as suas vidas fossem positivamente transformadas, em algum aspecto. Junte-se a esse grupo de indivíduos que estão caminhando para uma vida mais feliz e repleta de realizações. A leitura amplia os nossos horizontes e nos torna mais sábios e bem-sucedidos. Faça dela um hábito!
E você, querida pessoa, tem mais alguma obra sobre desenvolvimento pessoal que gostaria de recomendar? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!