Todos nós temos algo que nos inspira, que nos motiva, que nos conduz em busca dos nossos objetivos. Acordar todos os dias, trabalhar, estudar, praticar atividade física e nos divertir são algumas das coisas que fazemos para alcançar o que desejamos. Nossos sonhos nos motivam.

O que o motiva? O que o faz feliz? O que você deseja? Quais são os seus objetivos? Como você pretende estar daqui a um ano? Cinco anos? Dez anos? Financeiramente e profissionalmente, como você quer estar? E quanto à sua saúde, família, viagens, o que quer fazer? Como deseja estar?

Esses questionamentos orientam a motivação e o processo de desenvolvimento pessoal. Para saber mais sobre estes dois assuntos, continue a leitura deste artigo!

O que é o desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal é o processo por meio do qual um indivíduo desenvolve diferentes capacidades em seu ser e, com isso, progride nas diferentes áreas da sua vida — família, amor, saúde física e mental, amigos, trabalho, finanças/ itens materiais, espiritualidade, entre outros.

O progresso diário depende da nossa capacidade de adquirir conhecimentos e de colocá-los em prática, promovendo transformações positivas em todas as áreas citadas. Esse processo é contínuo e deve ser realizado desde o primeiro até o último dia das nossas vidas.

PSC

Entre os benefícios que o processo de desenvolvimento pessoal promove, podemos citar: aumento no autoconhecimento, desenvolvimento de novas habilidades, fortalecimento da autoestima, potencialização dos nossos pontos fortes, superação dos pontos em que ainda temos dificuldades, promoção de saúde e qualidade de vida, alcance de objetivos diversos e melhorias nas habilidades sociais.

O que a motivação tem a ver com o desenvolvimento pessoal?

Quando estamos determinados, sabemos o que queremos, para que e como faremos. Assim, a nossa motivação e o desenvolvimento pessoal potencializam a nossa performance e permitem que alcancemos os nossos objetivos com mais eficácia, em um espaço de tempo menor.

A motivação pode ser definida como a força interior que nos move, ou seja, que nos leva em direção às metas que definimos. Ela está profundamente associada às nossas paixões e àquilo que nos faz felizes, mas depende também de fatores como disciplina, administração do tempo e saúde.

Uma pessoa motivada é aquele que sente força e energia dentro do seu ser para agir e fazer o que for preciso em busca daquilo que deseja, desenvolvendo-se em todas as áreas da vida que já foram citadas neste artigo. Contudo, se a pessoa não estiver saudável ou se o objetivo determinado não estiver conectado com o seu propósito de vida, a motivação se esvai. Por isso é tão importante desenvolver o autoconhecimento.

Quais são os demais itens que compõem o desenvolvimento pessoal?

A motivação é apenas um dos fatores que fazem parte do processo de desenvolvimento pessoal. Ao lado dela, aparecem ao menos outros 6 itens, que você confere agora.

1. Administração do tempo

O tempo é um recurso limitado, tendo em vista que o nosso tempo na Terra não é eterno, e que os dias têm sempre as mesmas 24 horas para todo mundo. Por isso, é fundamental que saibamos aproveitar cada segundo que temos à nossa disposição.

É preciso que haja organização para que possamos nos dedicar às diferentes áreas da vida, sem que algumas sejam cuidadas, mas outras não. Além disso, é importante ressaltar que a produtividade a tudo custo não deve ser incentivada, pois o tempo investido nos períodos de descanso e de lazer também é considerado útil.

2. Autoconhecimento

O autoconhecimento é o quanto conhecemos a nós mesmos. Um indivíduo que sabe quais são os principais traços da sua personalidade, as suas paixões, as suas vocações, os seus objetivos, os seus pontos fortes e os seus pontos que ainda precisam de mais desenvolvimento é alguém com profundo autoconhecimento.

Isso faz com que as pessoas tomem decisões mais condizentes com quem são e com o que desejam. Além disso, o autoconhecimento nos torna mais conscientes de tudo aquilo que ainda temos a melhorar, dia após dia.

2. Relacionamento interpessoal

Na vida, nada (ou, pelo menos, pouquíssimas coisas) se faz sozinho. O ser humano é um ser social em sua natureza, e isso faz com que dependamos uns dos outros. Essa dependência não diz respeito apenas às habilidades que as pessoas têm, mas também ao afeto, ao amor, ao carinho e às amizades que construímos.

A nossa capacidade de ser felizes nesses aspectos depende das nossas habilidades para construir e manter bons relacionamentos interpessoais. Isso inclui a clareza de comunicação, o respeito e a empatia com todos aqueles que interagem conosco.

3. Educação financeira

Gostando ou não, o fato é que o dinheiro faz parte das nossas vidas, e nós dependemos dele para fazer muitas coisas, desde garantir a sobrevivência básica até realizar alguns sonhos. Por isso, a educação financeira é um tipo de conhecimento que permite que saibamos administrar melhor os nossos recursos, de modo que não venham a faltar futuramente.

Pessoas que gastam mais do que ganham, que se endividam, que consomem de forma inconsciente, que não sabem investir e que não constroem reservas de emergência perdem muita qualidade de vida e, com isso, deixam de se desenvolver.

4. Saúde e bem-estar

Ter saúde não significa apenas não estar doente, mas sentir-se bem na maior parte do tempo, com o corpo e com a mente. Por isso, é importante fazer exames de check-up, ter bons hábitos de higiene, alimentar-se de forma equilibrada, praticar exercícios físicos e descansar um número suficiente de horas por dia.

A saúde mental também não deve ser descuidada. É preciso conviver com as pessoas que amamos, ter momentos de lazer ao lado delas, praticar atividades que nos deem prazer e evitar o consumo de informações sensacionalistas, por exemplo.

5. Poder da mente

Vivenciar o poder da mente significa desenvolver as nossas capacidades intelectuais, o que beneficia os nossos relacionamentos com as pessoas, os estudos, o trabalho e até mesmo a saúde. A sua mente é o que conecta o seu ser com o mundo ao seu redor. Isso ocorre por meio dos processos de percepção, compreensão, dedução, julgamento, raciocínio, memória, análise, lógica, entre outras funções mentais.

É assim que nos desenvolvemos enquanto seres conscientes e atuantes, lutando por nossos objetivos. Exercitar todas essas capacidades, portanto, é uma maneira de promover o desenvolvimento pessoal.

Como o coaching pode ajudar no desenvolvimento pessoal?

Administração do tempo, autoconhecimento, relacionamento interpessoal, saúde e bem-estar, educação financeira e poder da mente: todos esses fatores devem ser trabalhados por qualquer indivíduo que deseja ser alguém melhor a cada dia. Além disso, há também outros assuntos mais particulares que também podem ser importantes, dependendo das escolhas da pessoa, como a espiritualidade, a liderança e o empreendedorismo.

Nesse sentido, o coaching é essencialmente uma ferramenta de desenvolvimento pessoal, que pode ajudar as pessoas a alcançarem os seus objetivos em todas essas áreas, de forma acelerada. Por meio dele, é possível entrar em um processo de autorreflexão, autoconhecimento e autodesenvolvimento — em que encontramos os nossos verdadeiros valores, crenças, habilidades e competências, além dos pontos que ainda precisam de melhorias.

A partir de técnicas eficazes, oriundas de diferentes áreas do conhecimento, o coaching atua como um método apoiador para gerar reflexão e comprometimento, em prol do alcance de objetivos, metas, sonhos e desejos. Assim, partimos em uma jornada, em que cada conquista é o começo de uma nova etapa, traçando novos planos, novas metas e novas expectativas para novas realizações.

Que as dicas acima sejam transformadoras em seu processo de desenvolvimento pessoal! E lembre-se, querida pessoal, que você sempre pode contar com o IBC — Instituto Brasileiro de Coaching nessa jornada tão especial!

Se este artigo fez sentido para você, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhá-lo nas suas redes sociais. Leve esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela!

Imagem: Por Dmytro Gilitukha