A saúde física e a saúde mental precisam ser as prioridades das nossas vidas. Sem esses dois elementos, não há como prosperar em nenhum outro aspecto, como a família, a vida social, o amor, o trabalho, as finanças etc. Dessa forma, precisamos cuidar adequadamente dos instrumentos que a natureza nos concedeu para vivermos uma vida de qualidade e longeva: o corpo e a mente.

Contudo, entendemos que nem sempre sabemos por onde começar para termos uma vida saudável. Na verdade, isso é resultado de um conjunto de hábitos que precisam ser colocados em prática. Neste artigo, reunimos 10 desses hábitos que vão levar muito mais saúde para você. Siga em frente e saiba mais!

1. Alimente-se de forma equilibrada

Você é aquilo que você come. Isso é literalmente verdade. Os seus ossos, órgãos, sangue, enfim, tudo aquilo que constitui o seu corpo é feito dos nutrientes que você consome. Sendo assim, é essencial ter uma alimentação equilibrada para manter o seu peso, fortalecer a sua imunidade, evitar doenças e garantir que o seu organismo funcione adequadamente.

Todos nós precisamos extrair dos alimentos nutrientes, como proteínas, vitaminas, sais minerais, carboidratos e lipídeos (gorduras). Para obtê-los, precisamos de uma dieta diversificada, sem carências e sem excessos dos diferentes grupos alimentares.

2. Hidrate-se bem

Além dos alimentos, também precisamos de água. Ela faz parte da composição de cada célula do nosso corpo, de modo que qualquer indivíduo morre em poucos dias sem ela. A água desempenha diversas funções no nosso organismo, como: composição de órgãos e estruturas, transporte de substâncias, controle da temperatura corporal, auxílio na digestão, absorção de nutrientes, eliminação de substâncias, composição do sangue e proteção de algumas estruturas do corpo.

Não há um consenso de quanta água devemos beber diariamente, já que os organismos são completamente diferentes entre si. O valor mais comumente aceito é o de aproximadamente 2L de líquidos por dia para adultos, mas a técnica mais útil é prestar atenção à cor da urina, que deve ser amarelo claro.

3. Pratique exercícios físicos com regularidade

A prática regular de atividade física ativa diferentes partes do organismo, o que é ótimo para todos os sistemas que o compõem. Ela favorece a digestão, facilita a respiração, fortalece a musculatura e os ossos, além de prevenir diversos problemas cardiovasculares.

PSC

Além disso, a prática também beneficia a saúde da mente. Durante a execução dos exercícios, o organismo produz alguns neurotransmissores, conhecidos como endorfinas, que geram uma sensação de prazer e bem-estar, o que ajuda na prevenção e no combate aos quadros de depressão e ansiedade, por exemplo. Encontre uma atividade que lhe dê prazer e pratique-a preferencialmente todos os dias.

4. Descanse e durma adequadamente

Tão importante quanto o período ativo é o repouso. Enquanto descansamos e dormimos, o corpo e a mente passam por processos que não ocorrem durante o tempo acordado. Estamos falando da regeneração celular, da eliminação de substâncias tóxicas, da recuperação das energias, da regulação da temperatura corporal, da consolidação da memória e do restabelecimento do equilíbrio geral do organismo.

Além disso, o sono fortalece as células da nossa imunidade, o que nos confere proteção contra os agentes infecciosos, e também regula o nosso estado mental, melhorando o nosso humor e disposição. Portanto, aprenda a dizer “não” quando necessário, pois o descanso e o sono são essenciais à sua saúde e à sua vida, tanto quanto o período produtivo.

5. Tenha momentos de lazer

Além do descanso, precisamos também de momentos de diversão e lazer. Eles são essenciais para a saúde mental, afinal de contas, necessitamos de descontração, diversão e alegria em nossos dias. A vida não pode ser apenas trabalhar, resolver problemas e dormir, não é mesmo?

Sendo assim, tenha hobbies, conviva mais com os seus amigos e familiares, assista aos seus filmes e séries favoritos, leia por prazer, brinque com o seu animalzinho de estimação, entre em contato com a natureza, passeie com a sua família, tire férias, viaje, enfim, aproveite o lado bom da vida. Isso é essencial para a sua saúde mental.

6. Medite e tenha momentos de relaxamento

A correria do dia a dia favorece o surgimento de um problema muito comum na atualidade: o estresse. Nós precisamos do estresse em alguns momentos, para obter energia para agir e resolver os nossos problemas. Contudo, quando ele aparece em excesso, pode provocar quedas de imunidade, doenças e quadros depressivos e/ou ansiosos.

Para amenizar esse efeito, é importante ter um ritual de relaxamento. Você pode experimentar ioga, alongamentos, massagens, banhos quentes, aromaterapia, acupuntura, orações, meditações, momentos para apreciar músicas que despertem boas emoções, enfim, atividades que produzam em você uma sensação de relaxamento, conexão consigo mesmo e bem-estar.

7. Faça terapia

Além de cuidar do corpo e da saúde física, não se descuide da saúde da sua mente. O objetivo das práticas psicoterápicas é levar o indivíduo a um mergulho no autoconhecimento, de modo que ele mesmo seja capaz de identificar os pensamentos e atitudes que lhe fazem bem, separando-os daqueles que lhe fazem mal.

Assim, o indivíduo passa por um processo de recondicionamento mental, com questionamento de determinadas ideias, substituição de crenças e desenvolvimento de atitudes mais positivas e funcionais para a sua felicidade. Lembrando que você não precisa necessariamente ter uma doença psiquiátrica diagnosticada para fazer terapia. Ela é recomendável para qualquer pessoa, pois ajuda o indivíduo a potencializar as suas forças, a prevenir essas doenças e a viver com mais qualidade e felicidade.

8. Tome sol (com cuidado)

A exposição ao sol e ao ar livre é importante para a saúde, por diferentes motivos: estimular a produção de vitamina D, melhorar a qualidade do sono, combater a depressão, fortalecer o sistema imunológico (que combate os agentes infecciosos) e combater a própria radiação nociva sobre a pele.

O ideal é expor-se por cerca de 15 minutos (pessoas com pele branca) a 1 hora (pessoas com pele negra) ao sol, sem protetor solar, para estimular a produção de vitamina D. Após esse período, é essencial aplicar o protetor, mesmo em dias nublados, para proteger a pele da radiação nociva, que pode inclusive provocar o câncer de pele, segundo os dermatologistas.

9. Evite substâncias prejudiciais à saúde

Se há elementos que fazem bem ao nosso organismo, como a água, os alimentos e a luz do sol, por outro lado há outras substâncias que tendem a fazer mal. Estamos falando dos alimentos ultraprocessados, da bebida alcoólica, do cigarro, das drogas ilícitas, dos medicamentos tomados sem supervisão médica e até mesmo da própria poluição das cidades.

Todas essas substâncias, em longo prazo, prejudicam o funcionamento do corpo e da mente, levando ao adoecimento. Assim, faça o possível para manter-se longe de todas elas. Até mesmo o sal e o açúcar devem ser administrados com equilíbrio.

10. Procure a medicina para tratamentos e medidas preventivas

Sempre que você sentir que há algo de errado com o seu corpo ou com a sua mente, não hesite em procurar a ajuda médica. Os médicos são profissionais que estudaram muito sobre o funcionamento das estruturas do nosso organismo e, portanto, são as únicas pessoas capazes de realmente identificar os nossos problemas e propor os respectivos tratamentos, tanto na saúde física como na saúde mental.

Além disso, lembre-se de que a medicina existe não apenas para diagnóstico e tratamento, mas também para a prevenção. Por isso, faça exames de check-up periódicos e verifique se está tudo bem. Nem sempre os problemas de saúde apresentam sintomas, sendo que é sempre mais fácil tratá-los quando são precocemente diagnosticados.

Os 10 passos acima farão a diferença na sua vida, pois são a base da promoção da saúde física e mental. Um estilo de vida mais saudável não depende apenas de não ficar doente, mas também de sentir-se bem, com energia, bem-estar e conforto no corpo e na mente. Não é tão simples colocar tudo isso em prática, mas também não é impossível. Seja disciplinado. Dá algum trabalho, mas é muito melhor do que viver doente, não é mesmo? Saúde!

E você, ser de luz, como tem cuidado da sua saúde? Quais dos 10 passos acima você já coloca em prática? Quais deles você ainda precisa transformar em hábito? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!