Freelancers são profissionais que trabalham de forma independente, prestando serviços para pessoas físicas e empresas. Como não possuem um chefe ou supervisor, precisam ter muita disciplina para se manterem produtivos. No artigo de hoje falaremos sobre os principais erros que os freelancers cometem em sua carreira e como evitá-los.
Siga a leitura para saber o que não fazer para se tornar um profissional independente de sucesso. Acompanhe!
Contents
Erros que os freelancers cometem e como evitá-los
Atuar como freelancer tem diversas vantagens, mas também muitas responsabilidades. Ser seu próprio chefe significa cuidar de uma série de detalhes, como planejamento, manter a disciplina e, claro, a realização do trabalho.
Por falta de experiência e organização, muitos profissionais acabam metendo os pés pelas mãos e cometendo uma série de erros. Conhecer as falhas mais comuns é interessante para evitar seguir pelo mesmo caminho, assim, você pode aprender através das experiências de terceiros.
1. Deixar um emprego formal sem uma reserva financeira
O erro mais comum que freelancers cometem ocorre justamente no início da carreira. Antes de deixar um emprego formal para se estabelecer como um profissional independente, é fundamental construir uma reserva financeira.
Inclusive, o caminho que muitos seguem inclui iniciar a atuação como freelancer nas horas vagas, ainda sendo funcionário de uma empresa. Embora possa significar manter uma rotina cansativa por algum tempo, fazer isso irá garantir mais segurança.
Ao perceber que as oportunidades como freelancer estão surgindo, fica mais fácil pedir demissão e mudar de vez a carreira. Mas, claro, de qualquer forma a reserva financeira continua sendo essencial.
2. Gastar todo o rendimento mensal
Diferente de um trabalhador formal, um freelancer não tem um salário fixo, pois tudo irá depender dos trabalhos realizados a cada mês. Dessa forma, gastar todo o rendimento mensal não é uma boa ideia.
O ideal é o profissional se enxergar como uma empresa, inclusive mantendo uma conta bancária separada da pessoal. Assim, após analisar o valor recebido ao longo do mês poderá retirar o que seria o seu pró-labore e manter o restante no caixa como reserva.
3. Não cumprir prazos
Como cliente, você continuaria comprando de uma empresa que não entrega os seus pedidos no prazo? Provavelmente não, certo? Então, não faz sentido manter esse comportamento com os seus clientes.
Organize-se para cumprir os prazos acordados no início e mostrar para os seus clientes que é um profissional responsável com quem eles podem contar. Em situações específicas que envolverem atrasos inevitáveis, entre em contato o quanto antes se desculpando e combine uma nova data de entrega.
4. Deixar de fazer contratos com os clientes
No Brasil, o chamado “boca a boca” é algo bastante comum e, embora dê certo em muitos casos, quando algo dá errado pode gerar muitos problemas. Procure sempre fazer contratos com os seus clientes, especificando todo o trabalho que irá realizar e incluindo, também, aquilo que não fará.
Evite cometer esse erro em qualquer situação, mesmo quando os clientes forem pessoas conhecidas. Acredite, é um cuidado que ajuda até mesmo a evitar desentendimentos e manter as amizades.
5. Trabalhar na informalidade
Freelancers não são funcionários de empresas, apenas prestam serviços a elas. Por mais que pareça, esse profissional não deve trabalhar na informalidade. Hoje, é possível se inscrever como MEI (Microempreendedor Individual) para atuar em diversas áreas.
Entre os benefícios de se tornar MEI estão a emissão de notas fiscais (uma exigência de muitos clientes), além de direitos como aposentadoria e auxílio em caso de licenças de saúde.
6. Cobrar valores fora da realidade do mercado
Um freelancer deve fazer uma pesquisa antes de precificar os seus serviços. Afinal, cobrar valores altos demais e fora da realidade do mercado poderá fazer com que não consiga clientes. Por outro lado, definir preços muito baixos irá prejudicar os seus ganhos e desvalorizar o próprio trabalho.
Lembrando que no início da carreira é natural manter preços mais baixos para se inserir no mercado. Entretanto, é preciso sempre se manter atento para não reduzir demais os valores.
7. Deixar de se comunicar com os clientes
Embora no início geralmente os clientes já especifiquem os detalhes do trabalho, é natural que passem informações extras e realizem alterações no pedido ao longo do tempo. Por isso, é fundamental que mantenha uma boa comunicação com eles.
Não é necessário estar disponível o tempo todo, 24 horas por dia, mas sim se mostrar disponível durante o período que ficar previamente combinado. A forma de contato também deverá ser combinada previamente, se será por telefone, e-mail ou mensagem de texto.
8. Fazer o mínimo necessário
Quando um cliente entra em contato com um profissional para solicitar um serviço está buscando qualidade. Se deseja alcançar a fidelização, evite fazer o mínimo necessário. A ideia não é que trabalhe mais do que o que foi pedido e sim que se esforce para obter o melhor resultado possível.
Em um mercado competitivo, se destacam aqueles profissionais que entregam algo único, que surpreenda os clientes.
9. Deixar de se especializar
Independentemente do quão qualificado e experiente seja, sempre há algo novo a aprender ou algum conhecimento a lapidar. Aqueles que deixam de se especializar podem acabar ficando para trás.
Portanto, além de buscar cursos, procure acompanhar profissionais da sua área nas redes sociais, ler livros, assistir palestras, enfim, qualquer atividade que possa agregar. Vale mencionar que a facilidade proporcionada pela internet nos permite ter acesso a conteúdos de grande valor de forma descomplicada.
10. Não ter uma rotina
Por fim, mais um erro que os freelancers cometem inclui não ter uma rotina. Virar noites trabalhando e depois ficar até tarde dormindo não é nada saudável. Prefira definir horários para realizar suas atividades, incluindo dormir, acordar e se alimentar.
Quanto mais cuidar da sua saúde, mais energia terá para se dedicar à carreira e crescer cada vez mais. Portanto, evite cair nessa de trabalhar horas seguidas para ter sucesso, lembre-se de que sem qualidade de vida isso não será possível.
Você já cometeu ou está cometendo algum desses erros? Conte para a gente no espaço para comentários abaixo e inicie hoje mesmo as mudanças necessárias para se tornar um freelancer de sucesso!