Você sabia que é possível vender algo sem ter qualquer produto em estoque? Isso acontece graças ao chamado dropshipping, um modelo de negócios em que o dono da loja é apenas um intermediário entre o produtor e o consumidor final, atuando apenas nas áreas de marketing e vendas.

Assim, se um empresário de dropshipping lança uma loja virtual de roupas, ele criará um site muito atrativo, conduzindo os possíveis consumidores pelo funil de vendas. Após conquistar clientes, ele deverá enviar todos os dados das solicitações recebidas ao fornecedor original do produto. É o próprio fornecedor quem enviará o produto ao cliente, sendo que o empresário do dropshipping nem entra em contato com o produto.

O vendedor recebe uma parcela dos lucros, atuando basicamente como um divulgador terceirizado do negócio, sem precisar se preocupar com a logística. No entanto, não pense você que se trata de um “dinheiro fácil”. É preciso muito trabalho e dedicação, conforme você verá a seguir. Confira 11 dicas para começar um dropshipping de sucesso.

1. Encontre um nicho de mercado interessante

É importante ressaltar que, no mercado do dropshipping, os produtos já existem e já são comercializados. O que você precisa fazer é encontrar diferenciais que estimulem a compra no seu site. Para isso, recomenda-se que você defina um nicho específico, como “roupas”, “produtos pet” ou “eletrônicos” etc. Não queira vender de tudo, pois a estratégia é falha. O melhor é nichar o seu negócio e conhecer de forma cada vez mais profunda o seu público.

2. Investigue a reputação do seu fornecedor

Se você deseja entrar no ramo de dropshipping, deve compreender que você será, na verdade, a vitrine de um fornecedor. Portanto, se a reputação desse fornecedor for negativa, a sua também será. Sendo assim, conheça a fundo a empresa que deseja representar, investigando a qualidade dos produtos, os preços praticados, os diferenciais em relação à concorrência, o respeito aos prazos de entrega etc. Consulte os fóruns, redes sociais e o próprio Google para saber como a empresa é avaliada.

3. Conheça e teste os produtos que comercializará

Uma dica muito bacana é comprar uma ou duas unidades do produto que você pretende comercializar e testá-los. Verifique a qualidade dos itens e se familiarize com eles antes de incluí-los na sua relação de produtos. A sua própria experiência com os produtos pode ajudá-lo, por exemplo, a escrever as descrições de forma mais realista, evitando que o seu cliente se decepcione por expectativas surreais que foram criadas.

4. Pesquise a concorrência

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Assim como você, muitas outras pessoas também estão mergulhando no universo do dropshipping. Sendo assim, antes mesmo de escolher a plataforma em que pretende atuar, verifique quais outros dropshippers atuam nesse mesmo nicho. Pesquise informações do tipo: produtos que estão sendo vendidos, preços, condições de pagamento, prazo de entrega etc. Quanto mais você se aprofundar nessas informações, mais conseguirá estabelecer diferenciais em relação aos concorrentes.

5. Registre um domínio

Registrar um domínio significa oficializar o nome da sua loja ao construir um site para ela. No que diz respeito às vendas online, isso é praticamente uma obrigatoriedade, independentemente do nicho de atuação. O recurso não é caro e depende do pagamento anual de uma licença. Vale a pena fazer esse investimento, pois ele confere ao seu negócio um aspecto de maior profissionalismo e confiabilidade.

6. Encontre um bom provedor

Os websites devem ter bons provedores, que garantam que as páginas estejam no ar e funcionando adequadamente. No mercado, há diferentes empresas que oferecem esses serviços de hospedagem, muitas delas com variados planos. Mais uma vez, pesquise a reputação dessas empresas e verifique quais delas têm as soluções mais apropriadas ao seu caso.  Encontre opções que confiram segurança ao seu website, como certificado SSL e backup automático.

7. Adicione os produtos

De acordo com a listagem do seu fornecedor, adicione os produtos no seu site. Lembre-se de escolher bem a plataforma para adicionar a sua loja. Algumas opções são: Alibaba, Shopify, Modalyst, Spocket e Printify. Ao adicionar os produtos, procure automatizar o processo ao máximo possível. Assim, você ganhará tempo e praticidade, podendo dedicar-se somente à divulgação.

8. Selecione uma empresa de pagamentos competente

Além da credibilidade do fornecedor, também devemos selecionar bons parceiros de pagamentos, garantindo que não haja atrasos, que o processo seja fácil ao cliente e que não haja grandes dificuldades na hora de fazer um estorno. Ao pesquisar a concorrência, verifique quais formas de pagamento são disponibilizadas, de modo que você possa oferecer uma grande variedade aos seus consumidores finais, conquistando-os pela comodidade. Ofereça boletos parcelados, por exemplo, ou à vista com desconto.

9. Desenvolva boas ações de marketing e publicidade

O marketing e a publicidade são a principal responsabilidade de quem adentra o universo do dropshipping. Sendo assim, divulgue o seu site e as soluções que você oferece, sempre criando campanhas que vão ao encontro dos desejos e necessidades do seu público-alvo. Nesse sentido, invista em estratégias de SEO, anúncios nos sites de busca, artigos em blogs e, é claro, nas próprias redes sociais. Monitore os resultados em todos esses canais para identificar os que oferecem melhores retornos.

10. Seja transparente ao fazer cancelamentos

Trocas, devoluções e cancelamentos estão entre as principais reclamações feitas pelos consumidores nas lojas online. Consulte o site “Reclame Aqui” e confira que esses são os maiores motivos de queixas. Por isso, defina políticas 100% transparentes para essas questões, de modo que você se mostre como alguém confiável e responsável junto ao consumidor. Entenda que esse fator é essencial à construção da sua reputação no mercado.

11. Analise os dados obtidos

Em todas as decisões que tomar, sempre monitore o seu desempenho. Quantas pessoas acessaram o seu site? Por qual canal de comunicação elas tomaram conhecimento da sua loja? Quantas delas efetivamente compraram algo? Quais são os produtos mais vendidos? A maior parte das plataformas de dropshipping oferece ferramentas de análise estatística desses dados. Consulte-os com frequência, de modo que você possa fazer os ajustes necessários o mais rápido possível.

O dropshipping é uma modalidade de comércio online bastante vantajosa e que tem crescido muito. Sendo assim, ela é uma opção para quem deseja prosperar com as vantagens que a internet oferece. No entanto, ao ler as dicas acima, você certamente percebeu o quanto o processo é delicado e demanda trabalho analítico, não é mesmo? Portanto, siga as dicas acima e tenha muito sucesso!

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