Amor-próprio, como o nome sugere, é amar a si mesmo, com autoestima, autocuidado e um desejo profundo e saudável de ser feliz. Ele nada tem a ver com egoísmo, afinal de contas, não é porque uma pessoa ama a si mesma que ela fará mal aos outros, certo?

O problema é que, às vezes, as pessoas são tão críticas consigo mesmas e sofrem pressões de tantos lados diferentes que o amor-próprio começa a diminuir e até mesmo a desaparecer. Isso se reflete em baixa autoestima e até mesmo em problemas de saúde mental.

Se você deseja resgatar o seu amor-próprio para viver uma vida mais autêntica e feliz, contudo, confira as 15 dicas que separamos, na sequência!

1. Ouça os seus sentimentos

Os sentimentos surgem nas nossas vidas com um objetivo: comunicar-nos de que algo vai bem ou vai mal. Por isso, se você se sentir triste, desanimado, raivoso, ansioso ou se tiver qualquer outra emoção negativa, questione-se: por que eu estou sentindo isso? Quais acontecimentos da vida me levaram a esse sentimento? Essas emoções são proporcionais aos fatos? O que eu posso fazer para resolver esses problemas? Investigue o que sente e aproxime-se apenas do que realmente lhe faz bem.

2. Evite a palavra “defeito”

É comum ouvirmos por aí que as pessoas têm qualidades e defeitos. Contudo, evite utilizar essa última palavra. Aqui no blog, por exemplo, preferimos utilizar a expressão “pontos de desenvolvimento”, pois isso nos leva a crer que podemos fazer algo para melhorar, enquanto o termo “defeito” sugere um estado definitivo, sobre o qual não há nada a fazer. Evite!

3. Reconheça as suas qualidades

Escreva uma lista com todas as suas qualidades, ou seja, com todos os aspectos do seu ser que você admira. Se desejar, converse também com amigos e familiares, perguntando-lhes o que eles admiram em você. Isso o ajudará a identificar as suas forças pessoais e a melhorar a sua autoestima. De vez em quando, precisamos “resgatar” essa consciência, o que não significa ser arrogante ou prepotente, mas apenas valorizar os nossos pontos fortes.

4. Não se vitimize

PSC

A vida de todo mundo é feita de momentos bons e momentos ruins. Quando as dificuldades surgirem, não assuma uma posição de vítima. Se alguém lhe ofende ou se algo ruim acontece, saiba que, infelizmente, isso faz parte da jornada de todos. Foque naquilo que você pode fazer para resolver a situação, e não no problema em si.

5. Saiba dizer “não”

Vivemos em uma sociedade em que dizer “não” parece uma falta de educação. No entanto, isso não é verdade. Você não deve fazer nada que não queira (desde que não seja uma obrigação, é claro!). Você pode não querer ter filhos, não querer sair no próximo sábado, não atender a um telefonema desagradável etc. Não queira agradar a todo mundo, sacrificando a si mesmo por isso. Saiba dizer “não” quando quiser.

6. Relativize as cobranças

Você deve dar o melhor de si em tudo aquilo que fizer, mas entenda que nem sempre você está em um dia bom. Há momentos em que precisamos ficar sozinhos, em que não estamos produtivos, em que não queremos ir à academia etc. Respeite o seu momento e não se cobre mais do que o necessário. Você não é obrigado a estar bem sempre. Apenas certifique-se de não estar passando por um transtorno da mente, OK?

7. Aproveite a beleza de cada momento

No correr da vida, nem sempre damos o devido valor às coisas simples da vida: o sorriso de uma criança, a beleza da árvore do vizinho, o sabor da fruta que compramos na feira, o pôr do sol, o vento nos cabelos, a conversa amena que temos com um amigo. Seja grato pelas coisas mais simples. Elas também têm grande importância na nossa felicidade, mesmo que não percebamos.

8. Foque na solução, e não no problema

Se você estiver insatisfeito com algum aspecto da sua vida, não gaste a sua energia com a preocupação ou com a lamentação. Gaste a sua energia pensando e agindo para de fato resolver o problema. Há coisas que não estão sob o nosso controle. Todavia, certamente há várias outras que dependem, sim, de nós mesmos. Foque nesse último grupo e aja para ser mais feliz.

9. Acredite em si mesmo

Ao receber qualquer crítica, faça a si mesmo duas perguntas: 1- A crítica recebida faz sentido? 2- A pessoa que fez a crítica quer o seu bem? Essas duas perguntas o ajudam a diferenciar as críticas construtivas, com as quais você pode aprender, das críticas destrutivas, que você deve ignorar. Isso o auxiliará a confiar e a acreditar mais em si mesmo.

10. Deixe as comparações de lado

Do item 9 deriva o item 10, que consiste em parar de comparar-se com outras pessoas. Cada indivíduo é único em personalidade, competências, estrutura e história de vida, de modo que qualquer comparação é injusta. Faça as coisas do seu jeito e no seu tempo, e ponto final. Comparações só trazem dores e nenhuma utilidade.

11. Cuide da sua saúde física

O seu corpo é um templo; é o meio físico que a natureza lhe emprestou para que você possa viver em plenitude. Portanto, cuide dele com amor e cuidado. Durma bem, alimente-se de forma equilibrada, pratique atividade física com frequência e procure ajuda médica sempre que precisar. Cuidar da saúde é uma maneira importantíssima de amar a si mesmo.

12. Cuide da sua saúde mental

Tão importante quanto o corpo é a mente para uma vida feliz. Infelizmente, os casos de depressão, ansiedade, pânico, estresse, entre outros transtornos mentais, têm se tornado cada vez mais frequentes. Ore, medite, saiba dizer “não” e coloque em prática todas as dicas citadas até aqui. Todas elas têm benefícios diretos à sua mente. Se sentir um sofrimento desproporcional aos fatos que está comprometendo a sua qualidade de vida, não hesite em procurar o auxilio de psicólogos e psiquiatras.

13. Cerque-se de quem lhe faz bem

Existem pessoas que nos trazem paz, alegria, inspiração, força, ânimo e motivação. Essas pessoas podem estar na nossa família, nos círculos de amizade, na academia, na faculdade, no trabalho, na vizinhança, na igreja, e por aí vai. Amplie o seu contato com essas pessoas que fazem com que você se sinta bem. Da mesma maneira, afaste-se de quem só lhe desperta emoções negativas.

14. Tenha hobbies

Hobbies são passatempos, ou seja, atividades que até podem ser úteis, mas cujo principal valor é despertar prazer em praticá-las. As pessoas podem sentir isso escrevendo, desenhando, pintando, bordando, cuidando de animais e plantas, tocando instrumentos musicais, cantando, fazendo trabalhos voluntários, resolvendo desafios matemáticos, participando de jogos com amigos, praticando esportes, e por aí vai. Encontre o que lhe dá prazer e inclua essa atividade na sua rotina!

15. Monitore o tipo de conteúdo que você consome

Por fim, já que estamos falando em amor-próprio, entenda que ficar muito tempo navegando pelas redes sociais, acompanhando as vidas dos famosos pela televisão e lendo revistas de moda pode gerar efeitos comparativos entre a sua vida real e vida aparentemente perfeita dos outros. Não acredite nisso, pois a vida de ninguém é perfeita. Por falar nisso, monitore justamente o tipo de conteúdo que você consome, dando prioridade àquilo que lhe faça bem e que enriqueça o seu ser.

Ao colocar as 15 dicas acima em prática, você certamente conseguirá amar mais a si mesmo. É um desafio diário, mas, se você progredir nesse aspecto aos poucos, certamente encontrará mais felicidade e liberdade na sua rotina. Seja imensamente feliz!

E você, ser de luz, o que tem feito para desenvolver o amor-próprio? Tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar conosco? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!