A avaliação de desempenho é sempre um tema muito abordado no universo corporativo. Isso não ocorre por acaso, pois mensurar a performance dos colaboradores e da empresa é muito importante para corrigir as suas falhas, reconhecer os talentos e melhorar os processos gerenciais e administrativos.

Entretanto, como avaliar o desempenho dos funcionários? Existem modelos mais ou menos efetivos? E na prática, quais são os mais indicados? Para responder a essas e outras questões, separamos alguns exemplos de formas efetivas para fazer uma avaliação de desempenho dos colaboradores em seu ambiente de trabalho, baseadas nas técnicas do IBC — Instituto Brasileiro de Coaching. Continue a leitura e saiba mais!

3 FORMAS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE FUNCIONÁRIOS

1. Coaching assessment

O coaching assessment é um questionário simples e poderoso, que tem como objetivo avaliar o perfil comportamental do profissional e também outros aspectos importantes, como: índice de satisfação, liderança, autoestima, principais competências e habilidades comportamentais, capacidade de lidar com novos desafios e dificuldades entre outros.

Com base nos resultados obtidos nesses quesitos, os gestores podem conhecer melhor os seus liderados, os seus pontos fortes e os seus pontos de melhoria, podendo trabalhar no sentido de desenvolver os aspectos esperados e potencializar os seus talentos já conhecidos.

2. Avaliação 180 Graus

Nesse tipo de avaliação, os gestores mensuram os resultados dos seus liderados, avaliando os seus conhecimentos, habilidades e aspectos que devem ser melhorados. O objetivo é potencializar o que os seus colaboradores têm de melhor, além de identificar novos talentos, bem como corrigir falhas ou deficiências técnicas/comportamentais que estejam sabotando os seus resultados.

Aqui, também podem ser consideradas as autoavaliações, ou seja, as notas que o próprio profissional atribui ao seu desempenho, de modo a complementar a visão do líder sobre os seus liderados.

3. Avaliação 360 Graus

Esse processo tem como objetivo avaliar o desempenho dos líderes segundo a sua visão, bem como a dos seus colegas, liderados e superiores. Dessa forma, é possível fazer um mapeamento das suas principais competências, habilidades e também daqueles elementos técnicos, emocionais e comportamentais que ainda precisam ser desenvolvidos ou mesmo aprimorados.

Além disso, ao passar por uma Avaliação 360 graus, o líder tem a oportunidade de evoluir, como também de ser reconhecido pelos seus resultados, qualidades e diferenciais. Com certeza, isso é uma motivação a mais para seguir em frente com o seu trabalho.

5 motivos para avaliar os seus colaboradores com frequência

Agora que você já conhece os principais métodos para avaliar os colaboradores, nunca é demais reforçar os motivos pelos quais essa avaliação se faz necessária. Infelizmente, nem toda organização adota esse processo e, com isso, oportunidades de crescimento e progresso são perdidas.

1. Reconhecer méritos

As avaliações de desempenho permitem que tanto o líder como o liderado identifiquem os pontos positivos do desempenho do colaborador. Entre esses pontos positivos, podemos citar como exemplo a criatividade, a pontualidade, a organização, o planejamento estratégico, o bom relacionamento com os colegas, e por aí vai. É importante reconhecer as forças individuais de cada colaborador, pois isso serve como um importante fator motivacional para que ele continue progredindo continuamente.

2. Identificar pontos de melhoria

Se as avaliações de desempenho detectam os pontos positivos, o mesmo é válido para a identificação daqueles pontos que não são tão bons assim. Os erros, as atitudes inadequadas e os resultados que ficaram abaixo das expectativas são detectados nessas avaliações. O objetivo não é desanimar ou humilhar o colaborador. Ao contrário: a ideia é detectar precocemente as falhas, a fim de solucioná-las antes que elas se tornem problemas graves a prejudicar o indivíduo e a empresa.

3. Propor melhorias

Após a identificação desses pontos que poderiam ser melhores, cabe ao líder ajudar o colaborador a encontrar meios para progredir e consertar os aspectos citados. Em geral, isso se dá por meio de dicas de comportamento, leituras de conteúdos ricos, cursos, treinamentos, participação em eventos da área, sessões de mentoria com profissionais mais experientes e até mesmo sessões de coaching voltado à vida profissional. Cada caso é um caso, mas todos eles têm solução!

4. Exercitar o poder de autocrítica e de empatia

Algumas metodologias permitem que os colaboradores façam autoavaliações. Isso é importante para exercitar a humildade e a capacidade fazer autocríticas, encontrando em si mesmo pontos positivos e negativos no seu desempenho. Além disso, algumas metodologias também permitem que o colaborador avalie os seus líderes e os colegas. Nesse caso, o que se exercita é a empatia, de modo que a pessoa aprenda a avaliar os outros com ética e respeito, como gostaria que fizessem com ela.

5. Favorecer o desempenho da organização como um todo

Como é possível perceber, o processo de avaliação de desempenho de funcionários inicia um ciclo de melhoria contínua. Se todos os colaboradores levarem esse processo a sério, todos eles vão identificar progressos nos seus respectivos desempenhos. Consequentemente, a organização como um todo será capaz de obter resultados muito mais expressivos. Isso a levará a fortalecer todos os departamentos, incluindo a produtividade a força da empresa diante dos concorrentes.

Conclusão

Como podemos perceber, existem diversos mecanismos para fazer uma avaliação de desempenho em uma empresa e diversas possibilidades e métodos de mensuração da performance do capital humano. Entretanto, cada um deve ser usado do jeito certo e com as pessoas certas para que, assim, propiciem os resultados desejados pela organização.

Se você também quer potencializar o desempenho dos seus líderes e liderados, invista no seu desenvolvimento contínuo, invista em coaching. Para isso, contrate para a sua empresa, as nossas soluções do Coaching Corporativo e leve todos os benefícios dessa fantástica metodologia para a sua organização.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre as avaliações de desempenho? Quais métodos você considera os mais eficazes? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!