Não é segredo para ninguém que, em um processo de vendas, é importante conhecer a fundo os produtos e serviços que serão oferecidos aos clientes, certo? Todavia, o que nem todo mundo sabe é que tão importante quanto isso é usar as palavras corretas no processo para convencer o cliente de que a compra poderá trazer a solução que ele procura naquele momento.

A fala do vendedor, aliada ao  poder de persuasão, pode levar o consumidor a fornecer informações relevantes e decisivas para que ele opte pela aquisição do que estiver sendo oferecido. A decisão de compra é o resultado da soma destes fatores: informações + atendimento + persuasão.

Para ajudá-lo e contribuir com o crescimento das suas vendas, preparamos uma lista com 30 frases poderosas para chamar a atenção de clientes. Confira-as a seguir:

30 frases para atrair a atenção dos clientes e vender mais

Antes de apresentar as frases poderosas, vale destacar que estar atento ao que se fala durante um processo de venda é fundamental para que o negócio se concretize. Uma única frase pode ser decisiva e fazer com que o cliente aceite ou recuse a oferta. Portanto, é importante que o vendedor esteja preparado para dizer a coisa certa no momento certo. Esteja atento ao que o seu cliente diz para dar-lhe a resposta ideal.

  • “Tenho a certeza de que essa é a melhor compra que você poderia fazer”

Esta frase é indicada para situações em que o cliente se mostra inseguro ou indeciso. Diga essa frase com convicção e não se esqueça de fazer contato visual para demonstrar a segurança que o cliente procura.

  • “Se você antecipar o pedido do próximo mês, eu consigo oferecer a você um bom desconto”

Essa frase é ideal para as situações em que o cliente espera ganhar alguma vantagem financeira ou para dar aquele empurrãozinho final em caso de dúvida. O desconto é uma forma segura de garantir esse benefício a ele e estimulá-lo a finalizar a compra. É uma forma eficaz de encantar o seu cliente, especialmente nas compras recorrentes.

  • “Ao adquirir o produto X, você receberá também o produto Y inteiramente grátis”
PSC Renascimento

Uma das formas mais tradicionais de garantir a satisfação dos clientes é oferecer brindes. Essa estratégia é uma forma segura de mostrar ao cliente que ele é especial e importante para você. Entretanto, não basta oferecer o brinde: é importante utilizar um tom de voz que realce o quão importante é aquele item extra, bem como o cliente que o receberá.

  • “O nosso produto é exclusivo, e apenas algumas unidades estão disponíveis”

Para muitos clientes, a escassez e a exclusividade são diferenciais importantes na hora da decisão de compra. A escassez fará com que ele decida comprar com mais rapidez e agilidade. Já a exclusividade será importante para aqueles clientes que preferem ter produtos que não são tão acessíveis e que lhe trarão algum status. Essa frase fará com que o seu produto e a sua oferta sejam ainda mais atrativos, pois fazem o indivíduo sentir-se especial e valorizado.

  • “Este produto é uma edição limitada, e nós não sabemos se continuará a ser fabricado”

Outra forma de utilizar o gatilho da escassez em prol das vendas é destacar que aquela oportunidade é única, pois o produto não será fabricado novamente. Dizer que aquela poderá ser a única oportunidade que o cliente terá para adquirir aquele item é outra forma de convencê-lo com maior facilidade. No entanto, só utilize este ativador mental de maneira honesta, isto é, quando realmente o produto for de alguma edição limitada ou quando realmente não houver possibilidade de nova produção.

  • “Esse desconto é válido apenas até amanhã”

O gatilho da urgência é também um eficaz ativador mental na hora da decisão de compra. Essa frase, especificamente, é ideal para aquelas situações em que o cliente está em busca de uma vantagem financeira, mas ainda está indeciso. Promover o senso de urgência contribuirá com uma tomada de decisão mais rápida, além de dar ao cliente a vantagem financeira que ele procura.

  • “Caso você não fique satisfeito com o produto, nós oferecemos uma garantia de 30 dias para devolução e ressarcimento do valor investido”

Dar ao cliente a certeza de que ele poderá trocar ou devolver o item adquirido é importante nas situações em que a insegurança do cliente se faz presente. Assim como foi mencionado nos tópicos anteriores, ofereça essa garantia de devolução e ressarcimento somente se for possível. Caso contrário, essa poderá ser uma trágica experiência no pós-venda, pois o cliente perderá a confiança na empresa.

  • “Este produto é a solução de que você precisa para resolver o problema que tem com…”

Por trás de toda compra, existe uma história. Essa história conta o que o cliente realmente busca naquela compra, que é a solução de um desejo ou necessidade. Assim, escute e esteja atento a isso para identificar as soluções que o seu cliente procura. Ele tem uma necessidade ou desejo específico a ser resolvido pelo produto que deseja adquirir. Ao dizer a frase acima, o cliente verá que você quer que ele adquira o produto por entender que será realmente bom e útil para ele.

  • “Não tenho essa informação no momento, mas vou descobrir agora mesmo”

Por incrível que pareça, o ato de o vendedor reconhecer que não sabe de algo atrai a atenção do cliente porque ele percebe que você está sendo sincero e não criou nenhuma resposta mirabolante para não demonstrar desconhecimento. É uma frase honesta, mas o ideal é se preparar ao máximo para saber tirar todas as dúvidas dos consumidores sobre o produto que está vendendo. Se não souber algo, procure a informação solicitada pelo cliente imediatamente.

  • “Ao adquirir este produto, você economizará X reais por ano”

Para algumas pessoas, não basta mencionar que a compra terá alguma vantagem financeira, é preciso especificar exatamente do que se trata. Quando estiver com esse tipo de cliente, faça cálculos reais de quanto ele vai economizar ao adquirir o produto/ contratar o serviço que você oferece. Ao mostrar esses cálculos, essa frase será decisiva para convencê-lo a comprar.

  • “Usar este produto é bastante simples”

Muitas vezes, os produtos não demonstram uma usabilidade interessante para os clientes. Utilize essa frase para mostrar que o que você oferece é algo prático e fácil de ser usado. Isso fará a diferença na decisão de compra, especialmente naqueles nichos naturalmente mais complexos. Preferencialmente, faça uma demonstração ou explicação passo a passo para que o cliente entenda todo o funcionamento do produto ou serviço. Um bom material de apoio também pode ajudar nessas circunstâncias.

  • “O nosso produto apresenta uma tecnologia inovadora”

Vivemos em uma era em que a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, não há dúvidas quanto a isso. A frase acima é necessária para mostrar aos clientes entusiastas das novas tecnologias que o seu produto atende a essas expectativas. Além disso, ela revela avanço e modernidade, o que é facilmente entendido como praticidade e sofisticação. Todos querem uma solução atualizada e compatível com as necessidades das pessoas.

  • “Imagine-se utilizando este produto e desfrutando de todos os benefícios que ele oferece”

Para muitas pessoas, a máxima “uma imagem vale mais que mil palavras” é a que melhor as representa, sobretudo em processos de compra. Por isso, estimule a imaginação desse cliente para mostrar as vantagens da compra. Narre cenários em que ele poderá usar o produto para que ele se veja naquela situação. Assim, isso o estimulará a fechar a compra. Apenas certifique-se de que o cenário explorado tem a ver com o estilo de vida do cliente — daí a importância de conhecê-lo bem.

  • “O preço deste produto está bem abaixo do valor que ele tem e de todas as vantagens que ele oferece”

Essa frase é importante para mostrar ao cliente o custo-benefício do produto ou serviço que você oferece. Destaque todas as vantagens para que o cliente perceba que o preço a ser pago é baixo diante do valor que o produto possui. Mostrar a diferença entre valor e preço é outra forma de tornar um produto mais atraente.

No entanto, utilize essa estratégia com cuidado. Nem sempre o preço é o critério prioritário do cliente. Às vezes, ele está mesmo disposto a pagar mais por algo de maior qualidade. Dizer que um produto é mais barato do que a concorrência pode transmitir a sensação de qualidade inferior, dependendo do contexto. Portanto, leia nas entrelinhas antes de empregar a frase acima.

  • “Este produto tem todas as características que você deseja”

Essa frase é importante para mostrar ao seu cliente que você está atento ao que ele fala e ao que ele busca em um produto. Ao ouvi-la, o cliente perceberá o cuidado que você tem ao oferecer o seu produto. Além disso, ele vai perceber que o item oferecido atenderá às necessidades que ele apresenta.

Contudo, antes de usar essa frase, certifique-se de que você conhece bem as necessidades do cliente e de que o produto realmente é uma solução adequada. Caso contrário, o cliente pode achar que você deseja “empurrar” o produto a ele.

  • “Não gostaria de ver você passando por isso (citar uma consequência negativa), mas com produto X, você vai (citar uma situação que o seu produto pode resolver)”

Mostrar que o seu produto pode evitar problemas é uma forma poderosa de convencer um cliente. Vale dizer que o intuito, ao usar essa frase, não é amedrontar o cliente, mas sim mostrar que o produto que você oferece pode trazer segurança em um futuro próximo. É claro que cada produto ou serviço tem os seus benefícios próprios. Assim, para usar essa estratégia, você deve pensar nas queixas mais frequentes de quem procura aquilo que você vende.

  • “Entre esses 2 produtos, qual mais se encaixa nas suas necessidades?”

Há clientes que preferem ter opções na hora de comprar. Oferecer 2 ou mais alternativas para clientes com esse perfil reduz as chances de ele não fazer nenhuma compra. No entanto, identifique se o seu cliente é desse tipo antes de fazer uso da estratégia. Há pessoas extremamente objetivas, que simplesmente não aceitam opções similares. Para elas, oferecer outras opções pode ser incômodo. Assim, analise a situação.

  • “Posso agendar a entrega para que data?”

Muitas situações de compra exigem certa sutileza para garantir que o cliente feche o negócio. Uma forma sutil de conduzir o cliente à decisão de compra é dizer essa frase. O agendamento da entrega é a concretização da venda. Portanto, só deixe para usar essa frase quando tudo estiver indicando que o cliente vai comprar mesmo o seu produto, caso contrário, ele vai se sentir pressionado ou apressado.

  • “De que mais você precisa/ Posso ajudá-lo em algo mais?”

Provavelmente, a resposta será que o cliente não precisa de mais nada. Entretanto, a intenção é exatamente que ele veja que já decidiu comprar o que precisava e, assim, feche o negócio. Além disso, ao fazer essa pergunta, você demonstra ao cliente que está à disposição dele para outras necessidades que ele identificar. É uma questão de educação, gentileza e, possivelmente, de fidelização desse cliente. Isso o levará a refletir se ele precisa de algo mais e aproveitar a oportunidade.

  • “Se eu oferecer uma forma de resolver essa questão (citar alguma objeção citada pelo cliente), você fecharia negócio ainda hoje?

Essa frase é altamente eficaz para mostrar ao cliente a sua proatividade e a sua disposição em garantir que ele fique com um produto que realmente vai atender às necessidades dele. A maioria dos processos de venda tem algum tipo de objeção, como falta de tempo, de dinheiro, de forma de pagamento etc. Quando o vendedor se prontificar a resolver essa objeção o quanto antes, o cliente se sentirá mais confortável em fazer a compra.

  • “Você prefere efetuar o pagamento à vista ou parcelado no cartão de crédito?”

Se você perceber que o cliente precisa de algum incentivo para finalizar a compra, faça essa pergunta. Essa é uma maneira de incentivar o consumidor a admitir que efetuará a compra. Além disso, com essa frase, o cliente entenderá que tem diferentes opções à sua disposição. Uma vez mais, reforçamos que esse tipo de frase deve ser utilizado quando já há bons indícios de que a compra será realizada, faltando apenas aquele empurrãozinho.

  • “Você acha mesmo que vale a pena comprar uma versão mais barata, ao invés da nossa, que foi indicada por pessoas da sua confiança?”

Utilize essa frase para argumentar e convencer o cliente de que a sua oferta é a melhor. Ela é indicada para situações em que o cliente chegou até você por meio de indicação. Aliás, contar histórias de clientes que compraram o produto e ficaram super satisfeitos é uma excelente estratégia de vendas, que inclusive aparece em campanhas de publicidade e de marketing digital.

  • “Por que você vai adiar a compra de um produto que pode trazer tantas vantagens agora?”

Essa pergunta deve ser usada caso o cliente se mostre indeciso, mas ainda demonstra sinais de que está interessado em comprar o seu produto. Ela fará com que ele perceba que não há razões para protelar a compra ou que apresente objeções claras para que você possa resolver.

  • “Qual é o motivo da sua preocupação?”

Se o cliente apresentar algum sinal de hesitação. Pergunte especificamente o que o está impedindo de comprar. Um vendedor só consegue superar uma objeção se saber exatamente do que se trata.

No caso da compra de itens de valor mais elevado, por exemplo, é natural que o consumidor fique inseguro. Assim, buscar entender as razões que causam essa insegurança é uma oportunidade de oferecer soluções para elas e dar ao cliente a segurança que ele procura. Por isso, é uma excelente estratégia de vendas fazer um levantamento sobre as objeções mais comuns em relação aos produtos comercializados e desenvolver respostas específicas para cada uma delas.

  • “Caso você tenha algum problema para usar o produto, é só entrar em contato conosco que um consultor o ajudará prontamente”

Atualmente, os consumidores querem mais do que produtos de qualidade. O que se busca são boas experiências, tanto com a empresa que faz a venda quanto com o produto. Por isso, dar ao cliente a certeza de que ele receberá um bom atendimento no pós-venda é fundamental.

Especialmente na comercialização de produtos mais complexos ou que demandam investimentos mais altos, é essencial oferecer um acompanhamento técnico. Isso evita que o cliente se sinta “abandonado” após a compra, caso venha a enfrentar algum problema com o produto. Aliás, o pós-venda tem sido o diferencial competitivo de muitas empresas. Já não basta oferecer um produto eficiente, mas é necessário construir um relacionamento com o cliente. Assim, quem sabe não surge uma recompra?

  • “O nosso produto foi desenvolvido após anos de muita pesquisa”

Contar a história da empresa e do produto que deseja vender é uma ótima maneira de transmitir uma imagem de confiança. Essa é uma forma de mostrar ao cliente que tanto a empresa quanto os seus produtos são confiáveis.

Quem tem anos de tradição não conquistou essa trajetória por acaso. Uma empresa que permanece por muito tempo no mercado demonstra competitividade, o que só é possível com produtos de qualidade, bom relacionamento com o cliente e transparência — atributos essenciais em qualquer processo de vendas hoje em dia.

  • “Pude perceber que você é uma pessoa bastante decidida. Já aconteceu de deixar escapar uma oportunidade como essa que estou oferecendo?”

Uma forma segura de usar a vaidade do cliente no processo de venda é fazer um elogio a ele e, em seguida, destacar que a oportunidade de comprar o produto é muito importante para ser deixada para depois. Essa é uma das mais utilizadas, mas também das mais delicadas, estratégias de vendas. Um elogio sincero e bem contextualizado pode ser eficiente, mas jamais deve assumir contornos de bajulação e falsidade. Seja sincero.

  • “Existe algo que eu possa fazer para fecharmos o negócio?”

É a frase ideal para lançar mão quando o cliente se mostra quase convencido, mas ainda não está completamente decidido. Essa frase demonstra que a empresa está disposta a negociar, caso o próprio cliente tenha algum tipo de proposta a fazer pelo produto ou serviço. É ideal quando não se sabe com clareza qual é a objeção da pessoa. Mesmo que essa proposta não se converta em venda, é importante ao menos ouvir o que o cliente tem a dizer.

  • “Quais são os motivos que o levam a não querer ficar com o produto?”

Mostrar ao consumidor que se importa com a opinião dele é uma ótima maneira de criar cumplicidade. Além disso, é a partir dessa pergunta que o vendedor conhecerá mais sobre o cliente e sobre as suas reclamações. Entendendo bem o seu universo, ficará mais fácil para o vendedor escolher os argumentos específicos para derrubar os entraves que o cliente está impondo. Em um processo de vendas, o bom vendedor seleciona os argumentos que utiliza e jamais os emprega todos de uma vez só.

  • “Entendo que não queira comprar o produto no momento, mas poderia me dizer a razão por ter escolhido a nossa empresa?”

Essa é uma frase para tentar recuperar um cliente que se mostra quase desistindo de compras. Isso o leva a resgatar mentalmente os motivos pelos quais confia na empresa ou naquele produto, especificamente. Reforçar a imagem da organização na mente de um consumidor em potencial é sempre uma estratégia válida. Dessa forma, mesmo que ele não compre o produto naquele momento, ele poderá se lembrar da empresa em uma futura possibilidade de compra.

Você ainda tem dúvidas sobre como alavancar as suas vendas? No vídeo a seguir, compartilhamos com você alguns conhecimentos valiosos para vender mais e melhor:

Que essas frases acima o inspirem a fechar muitas vendas e a obter resultados extraordinários no seu trabalho ou empresa!

E você, ser de luz, tem alguma outra frase poderosa para chamar a atenção dos clientes? Deixe-a aqui embaixo, nos comentários. Ah, e não se esqueça de levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas. Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!