Dinâmicas divertidas para reforçar a importância do trabalho em equipe aos jovens

 

Você conhece ou já ouviu falar em dinâmicas engraçadas para jovens? Pois bem, saiba que existem muitos tipos de atividades que podem ser realizadas para quebrar o gelo, fazer a apresentação do grupo e, especialmente, para que desenvolvam uma empatia que lhes permita trabalhar em equipe com maestria.

As dinâmicas de grupo são importantes, pois possibilitam às equipes de trabalho que compõem as empresas mais integração entre os seus membros, algo que é fundamental para que trabalhem de forma coesa. Isso lhes permite alcançar um objetivo comum, que é contribuir para o alcance de resultados cada vez mais extraordinários para a organização.

Pensando nisso, selecionamos alguns exemplos de dinâmicas divertidas, que podem ser perfeitamente aplicadas para unir o grupo e fazê-lo dar o seu melhor em conjunto. Vamos conhecer algumas delas e entender como funcionam e podem ser aplicadas, especialmente junto do público mais jovem. Continue a leitura e saiba mais!

O que são dinâmicas de grupo?

Antes de começarmos a exemplificar as atividades, precisamos falar um pouco sobre o que são de fato as dinâmicas de grupo. Trata-se, basicamente, de uma ferramenta, geralmente utilizada pelo departamento de Recursos Humanos de uma empresa, o famoso RH, para avaliar os candidatos que estão participando de determinado processo seletivo da empresa.

PSC Renascimento

Os candidatos que disputam uma ou mais vagas são submetidos a atividades em grupo, que têm como principal finalidade observar de que forma o profissional reage quando está desempenhando as suas funções em equipe, como ele apresenta soluções criativas e inovadoras para os problemas que são colocados na prática, entre outras situações variadas.

Geralmente, essa fase do processo seletivo é feita com um número máximo de 15 pessoas, de modo que, assim, seja possível fazer uma avaliação completa e um acompanhamento mais próximo dos candidatos por parte dos profissionais da área de Recursos Humanos.

Todavia, as dinâmicas de grupo também podem ser aplicadas aos funcionários já contratados pela empresa, estimulando a reflexão, o desenvolvimento de determinadas habilidades comportamentais e o entrosamento no dia a dia.

Dinâmicas divertidas para jovens

É importante ressaltar que, embora tenham o intuito de relaxar o grupo e divertir as pessoas, as dinâmicas engraçadas para jovens não têm como foco apenas fazer rir, mas também provocar reflexões e mudanças de comportamento por meio de atividades lúdicas e espirituosas. Confira a seguir os exemplos que vão fazer a diferença na união de sua equipe.

  • Trem da alegria

Nessa dinâmica, todos os participantes são convidados a circular pela sala para se conhecerem melhor. Devem, neste momento, aprender o nome dos colegas e observar qualidades que já podem ser vistas neles, mesmo sem conhecê-los (ex: sorridente, simpático, sério, bonito, elegante etc.).

Em seguida, o condutor da dinâmica deve começar a brincadeira e formar um trenzinho da alegria. Para isso, deve correr como um trem e chamar uma pessoa pelo nome e apontar uma qualidade sua, pedindo para que se junte a ela na brincadeira. A pessoa chamada deve fazer a mesma coisa com o seu colega, e, sucessivamente, todos os participantes devem entrar na locomotiva, repetir a mesma ação, até formar um trem completo.

  • Que bicho eu sou?

Nesta dinâmica, todos os participantes devem receber uma folha de papel em branco e lápis de cor para desenhar um bicho que representa bem a sua personalidade. Depois, todos devem trocar os seus desenhos, e cada um deve dizer ao grupo o que imaginou do jeito de ser do colega, a partir da imagem que ele criou. Com certeza, sairão imagens e descrições muito engraçadas.

Em seguida, as pessoas devem compartilhar com o grupo se concordam com a associação entre aquela pessoa e aquele animal, ou se recomendariam algum outro bicho que, em sua opinião, representaria melhor aquele colega. É um exercício de autoconhecimento e também de conhecimento dos demais membros do grupo.

  • Semelhanças

Por mais diferentes que possamos parecer, todos nós temos algo em comum uns com os outros. Na dinâmica das semelhanças, as pessoas são divididas em trios e convidadas a encontrar de 2 a 3 coisas em comum entre elas. 

Essa é uma forma divertida de quebrar o gelo, conhecer melhor o seu parceiro de treinamento ou trabalho e saber o que vocês têm de semelhante, gerando, assim, a empatia que se espera entre colaboradores que desempenham as suas atividades juntos.

Mas atenção: a ideia é encontrar fatos interessantes. “Nós 3 gostamos de chocolate” é uma característica muito comum, não acha? Converse para encontrar algo mais expressivo.

  • Estoure o balão

Nesse exercício, cada pessoa recebe 2 balões e um pedaço de barbante para amarrá-los na cintura. A ideia é dividir o grupo em duas equipes e fazer uma disputa. Ambos devem estourar, com as mãos, os balões dos colegas da outra equipe, em um minuto, mas sem deixar que os seus próprios balões sejam estourados. 

Literalmente, é preciso ter jogo de cintura para escapar, mas é bem divertida a integração das pessoas e as estratégias do grupo empregadas para estourar os balões. É um meio de avaliar o pensamento estratégico, o trabalho em equipe e a competitividade dos envolvidos.

Por que ensinar aos jovens a importância do trabalho em equipe?

Todos nós sabemos que, sozinhos, dificilmente conseguimos sair do lugar em que nos encontramos. Dificilmente conseguimos sair do estado atual rumo ao estado desejado. Entretanto, ainda assim, temos alguns tipos de dificuldades quando o assunto é o trabalho em equipe, como a competição e a diversidade de ideias e personalidades.

No entanto, precisamos compreender que somente quando fazemos um bom trabalho, em união com os nossos colegas — que dividem conosco, muitas vezes, as mesmas atividades —, é que temos a chance de evoluir, não só no trabalho em si, mas também nas nossas vidas profissionais em geral.

É nesse contexto que se faz tão importante a realização das dinâmicas de grupo com frequência no meio organizacional, e não só em processos seletivos para preenchimento de vagas nas empresas. Elas são necessárias para contribuir com o entendimento, por parte dos colaboradores, da importância do trabalho em equipe, desempenhado de forma coesa, em um ambiente em que todos tenham o espírito mútuo de colaboração.

A partir do momento que esse preceito é internalizado, fica muito mais fácil alcançar os objetivos propostos pela empresa às equipes, assim como cada colaborador fica mais próximo da realização dos seus próprios objetivos pessoais e profissionais.

Portanto, é fundamental que se invista não só em trabalho em equipe e em dinâmicas de grupo, mas também em muitas outras técnicas e ferramentas que possam ajudar na melhoria dos processos organizacionais.

Como incentivar o trabalho em equipe?

Não basta apenas dizer que o trabalho em equipe é importante para a empresa e também para os colaboradores. É necessário compartilhar dicas de como ele pode ser desenvolvido, de modo que os resultados extraordinários surjam para todos. Continue a leitura e confira.

  • Confie na sua equipe

Para que todos se empenhem ao máximo nas suas funções e passem a realizar um trabalho em grupo de forma coesa, é fundamental que os colaboradores se sintam desafiados enquanto profissionais. Assim, uma das formas mais eficazes de fazer isso é confiando em cada um deles e delegando responsabilidades ao seu time.

A partir do momento em que você, enquanto gestor, líder, empreendedor e empresário fizer isso na sua empresa, tenha certeza de que as respostas das suas equipes serão as melhores possíveis. Eles sentem que você confia neles, que espera deles um bom resultado e que sabe que eles entregarão o melhor da sua performance para não decepcioná-lo. 

Dessa maneira, você os desafia a fazer de tudo, até mesmo desempenhar as suas atividades com colegas com quem talvez não tenham tanta afinidade, em prol de um bem maior a todos.

  • Estimule a tomada de decisões de forma coletiva

A equipe não deve ser acionada apenas na hora de colocar a mão na massa. Parte do trabalho de fazê-los se sentirem importantes e realizarem as suas atividades em grupo envolve a sua consulta quando decisões tiverem de ser tomadas.

Isso se deve ao fato de que são eles que estão na linha de frente no dia a dia e sabem tudo o que se passa na parte técnica e operacional dos negócios. Sendo assim, nada mais justo do que contar com o apoio e a colaboração de cada um, não só na hora de comemorar as vitórias, mas também de atravessar as adversidades e de decidir o que deve ser feito. Promova uma gestão inclusiva e democrática.

  • Solucione os problemas com agilidade

Vez ou outra, podem ocorrer divergências entre os membros da equipe. Isso é mais do que normal, visto que são várias personalidades e comportamentos trabalhando juntos diariamente. O que não pode acontecer, porém, é permitir que essas divergências tomem um espaço que não deve existir.

É essencial, na hora em que surgir alguma situação problemática, que ela seja resolvida com celeridade, entre todas as partes envolvidas. Somente assim tem-se a garantia de que todos continuarão trabalhando de forma satisfatória, com respeito e priorizando a harmonia e a paz no ambiente de trabalho. Como líder, estabeleça o diálogo e tenha uma voz firme para pôr fim aos conflitos.

  • Coloque-se à disposição

Parte do que chamamos de trabalho em equipe tem a ver com a sua disponibilidade e também com a dos demais colaboradores em auxiliar os colegas, sempre que necessário. Não seremos bons profissionais e nem teremos êxito nas nossas carreiras se entrarmos e sairmos todos os dias da empresa em que trabalhamos realizando apenas o que é da nossa obrigação, ignorando as necessidades de quem está ao nosso lado. 

Muitas vezes, os nossos colegas encontram dificuldades, bem ao nosso lado, que nós temos a habilidade necessária para ajudá-los a resolver. Dessa forma, não custa nada estender a mão e perguntar se você pode de fato ajudá-lo. Tenha certeza de que, com isso, você, mais do que qualquer outra pessoa, vai se sentir bem, grato e realizado com a sua própria ação. Além disso, quem ajuda tem mais chances de ser ajudado quando precisar.

  • Manifeste gratidão e reconhecimento pela equipe

É certo que, colocando em prática essas dicas, os bons trabalhos vão começar a surgir. Sendo assim, nada mais justo do que reconhecer a equipe pelo seu esforço e pelo desempenho em fazer com que tudo caminhe rumo à conquista de melhores resultados. Quando você os reconhece, agradecendo o empenho empregado em cada atividade realizada, você está dizendo a eles que os valoriza e o quanto são excelentes profissionais.

Além disso, a gratidão esclarece e reforça que as vitórias e as recompensas vieram porque todos se esforçaram no sentido de trabalhar bem em equipe. Assim, é fundamental agradecê-los, seja por meio de um reconhecimento em público ou de uma premiação que você, junto do departamento de RH, pode desenvolver. Mesmo que você não seja líder de equipe, manifeste gratidão aos seus colegas.

Qual é o papel do coaching no desenvolvimento de equipes?

Além das dicas que compartilhamos com você até aqui, por meio das dinâmicas que podem ser realizadas e que são fundamentais para o desenvolvimento de um bom trabalho, não poderíamos finalizar este conteúdo sem antes indicar algo mais, que é fundamental para desenvolver equipes vencedoras. Estamos falando do coaching, uma metodologia de desenvolvimento humano, capaz de implementar melhorias significativas no dia a dia de empresas e profissionais. 

Por meio de formações como o Professional & Self Coaching — PSC, o Business & Executive Coaching — BEC, o Leader Coach Training — LCT, entre muitas outras, é possível aprender técnicas e ferramentas de diversas áreas do conhecimento, que serão de grande valia na hora de contribuir para que as equipes de trabalho desempenhem com eficácia e maestria as suas atividades.

Sendo assim, antes de finalizar, indicamos e convidamos você a conhecer as nossas formações, a fim de que tenha ainda mais capacidades e habilidades na hora de transformar a sua equipe em um time vencedor.

A partir deste momento, você está apto a colocar estas dinâmicas em prática e iniciar o processo de integração e trabalho em equipe junto dos seus colaboradores. Aproveite estas dicas e mãos à obra!

Gostou destas dinâmicas engraçadas para jovens? Tudo isso ajuda a conhecer melhor os colegas, quebrar o gelo e gerar mais empatia entre as pessoas. Portanto, utilize estas técnicas, pois elas trazem resultados extraordinários!

Por fim, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!