Quais elementos você considera essenciais a uma carreira de sucesso? Com certeza, são muitos os fatores que contribuem para alcançarmos um status profissional de respeito, que nos possibilite reconhecimento, satisfação, além de ganhos financeiros proporcionais à nossa dedicação ao trabalho.

Entre os itens que favorecem essa ascensão, podemos destacar, por exemplo: amar o que faz, ter metas e objetivos claros, desenvolver a inteligência social e emocional, comunicar-se com eficácia, organizar o tempo, ser disciplinado, fazer networking e investir em aprimoramento contínuo.

Una a isso uma boa dose de autoconhecimento; agilidade na resolução dos problemas; marketing pessoal; visão sistêmica da empresa e do mercado e, especialmente: determinação, foco, criatividade e resiliência para contornar os momentos de crise, surpreender e inovar.

Foco e superação

Acredite, a maioria dos profissionais de sucesso que conhecemos teve que superar inúmeras barreiras e grandes dificuldades para chegar onde está hoje. Além de contar com a sua força interior, essas pessoas tiveram que desenvolver a inteligência emocional para manter o foco em seus objetivos, superar as críticas e não desistir dos seus sonhos em cada obstáculo.

5 afirmações de profissionais bem-sucedidos

Para inspirar você a seguir em frente na sua carreira e também a não desanimar frente aos obstáculos, separamos cinco afirmações poderosas de grandes profissionais bem–sucedidos. Confira!

  1. “Para ter sucesso, é necessário amar o que faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas.” — Steve Jobs;
  2. “Quando a gente tem uma boa ideia na cabeça, é preciso acreditar que vai dar certo. A confiança e a criatividade caminham juntas.” — Heloísa Trajano;
  3. “Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho forças para ir além.” — Ayrton Senna;
  4. “O maior risco é não correr risco nenhum. Em um mundo que está mudando rapidamente, a única estratégia que realmente vai falhar é não correr riscos.” — Mark Zuckerberg;
  5. “Uns sonham com o sucesso, nós acordamos cedo e trabalhamos duro para consegui-lo.” — Abílio Diniz.

E você, qual frase o inspira e motiva a realizar as suas metas e alcançar os seus objetivos profissionais? Em quem você se espelha para conseguir chegar ao topo e ser bem-sucedido na sua carreira e vida pessoal?

7 dicas poderosas para alcançar o sucesso na sua carreira

PSC

Além de inspirar-se nas frases acima, confira as 7 dicas que separamos para que você construa um caminho profissional bem-sucedido.

  1. Defina metas e objetivos — Faça o seu próprio planejamento e defina, de forma prática e objetiva, quando e onde deseja chegar profissionalmente. Determine as ações, estipule os prazos, acompanhe os progressos, identifique os pontos críticos em seu caminho, assuma o compromisso consigo mesmo e seja leal aos seus sonhos.
  2. Tenha foco e disciplina — Esses, com certeza, são dois fatores essenciais a uma carreira de sucesso. Profissionais focados nos seus objetivos e comprometidos com as suas realizações dificilmente se deixam levar por distrações ou desistem ao primeiro problema. Além disso, ter foco significa definir prioridades e abrir mão de certas coisas na vida.
  3. Tenha coragem de ousar — Profissionais de sucesso são aqueles que ousam ir além e fazem diferente, mesmo quando ninguém mais acredita que as suas ideia possam dar certo. O risco faz parte, porém, só colhe os louros da vitória, quem ousa arriscar e fazer diferente. No mercado de trabalho, ganha destaque quem mostra diferenciais em relação aos demais.
  4. Seja criativo — Essa qualidade permite que a pessoa inove e se reinvente, especialmente, nos momentos de crise. Profissionais criativos conseguem desenvolver soluções diferenciadas e formas novas de alcançar sempre grandes resultados. São pessoas que compreendem que, se fizerem sempre as mesmas coisas, alcançarão sempre os mesmos resultados, o que não é legal.
  5. Busque evolução contínua  Invista em formação: graduação, especializações e MBAs. Faça treinamentos e cursos de coaching, por meio dos quais é possível desenvolver as suas competências e habilidades técnicas, comportamentais e de liderança. Além disso, aprimore o seu português e domine uma segunda língua, como também esteja sempre atualizado com as novidades e mudanças do seu mercado de atuação.
  6. Seja Resiliente  Profissionais bem–sucedidos enxergam nas dificuldades oportunidades reais de crescimento. Portanto, busque, a cada tropeço, levar para a sua vida um novo aprendizado. Lembre-se sempre de que até mesmo os problemas têm o seu lado positivo. A cada superação, você sairá mais confiante e fortalecido. Tenha em mente que nenhum obstáculo é eterno!
  7. Construa um bom networking — Por melhor profissional que você seja, se ninguém souber disso, poucas serão as suas chances de crescimento. Dessa forma, mantenha os seus contatos com colegas, ex-colegas, amigos, professores, chefes e ex-chefes sempre ativos. Por fim, frequente eventos, pois é muito importante ver e ser visto nessas ocasiões.

Além dessas dicas, é fundamental que você tenha consistência e sempre apresente um bom trabalho, pois os seus resultados são a melhor referência da sua capacidade como profissional.

Mensagem de José Roberto Marques

Já que estamos falando de frases de profissionais bem-sucedidos, não poderíamos deixar de incluir as palavras do sábio líder do IBC, José Roberto Marques:

“Para atingir os seus objetivos, é preciso viver e agir aqui e agora, no tempo presente”.

Com essa frase, José Roberto Marques nos chama à ação. Isso é importante, considerando que o passado não tem volta e que o futuro ainda não chegou. Portanto, não tem jeito, a única coisa que realmente temos é o momento presente. É nele que devemos nos concentrar e agir, tanto para superar o passado como para construir um futuro cada vez mais bem-sucedido.

Que você se inspire com as frases e as dicas deste artigo, colocando-as em prática para alcançar verdadeiramente todas as suas metas profissionais. Sucesso!

E você, querida pessoa, tem alguma frase de inspiração para a carreira? Algum profissional de sucesso que você admira? Qual? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!