As redes sociais dependem consideravelmente da capacidade que as empresas têm de produzir conteúdo. Elas não devem apenas postar os seus produtos e serviços, como forma de publicidade, mas também levar informação relevante e entretenimento ao público.

Nesses sites, é o conteúdo o que atrai a atenção das pessoas, e não os produtos e serviços comercializados. Dessa forma, toda e qualquer pessoa que administra uma página corporativa nas redes sociais deve ter isso em mente.

Quando o assunto é a produção de conteúdo, as tendências são um item que não pode ficar de fora. É importante acompanhar os que as outras pessoas e empresas têm postado como forma de promover inspiração para os seus próprios conteúdos. Diversificar as técnicas é sempre uma estratégia vencedora. Sendo assim, reunimos 5 poderosas tendências atuais em produção de conteúdo. Confira-as na sequência e boa leitura!

1. Infotenimento

Já citamos o infotenimento aqui no blog como uma estratégia essencial na produção de conteúdo. Como o próprio nome sugere, o infotenimento nada mais do que uma combinação de informação com entretenimento.

As redes sociais são plataformas em que as marcas podem ser extremamente úteis, compartilhando dicas, tutoriais, notícias relevantes, novidades do segmento, entre outros. No entanto, é preciso lembrar que esses sites têm uma atmosfera naturalmente mais descontraída. Assim, os conteúdos de uma página de rede social não podem ter uma linguagem e muito menos um visual de artigo científico, concorda?

Portanto, é preciso unir o que é útil ao que é divertido. Até mesmo empresas de setores naturalmente mais sérios e conservadores, como a área de finanças, têm aderido às músicas e aos memes para tornar mais leves até mesmo os conhecimentos mais complexos e técnicos da área.

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O infotenimento é uma poderosa técnica, que realmente reúne tudo o que as redes sociais mais querem: conteúdo e diversão. Qualquer pessoa que acessa esses sites procura esses dois fatores. Portanto, não há estratégia mais atrativa do que dar ao público o que ele quer.

2. Referências culturais

Além de ser divertido, também é importante acompanhar as referências de cultura do momento e, de alguma maneira, adaptá-las aos conteúdos que produzir. O exemplo mais fácil é o da música: quem é que não gosta de produzir um vídeo com uma trilha sonora que esteja fazendo sucesso no momento, não é mesmo? Isso gera conexão e até mesmo uma identidade de grupo.

Além da música, os filmes, as animações, as obras de arte, os livros e até mesmo frases conhecidas podem ser pontos de partida muito criativos para os seus posts. Para isso, contudo, é fundamental que o próprio produtor de conteúdo tenha um repertório cultural vasto e em constante ampliação. Isso quer dizer que, para ser um bom criativo em mídias sociais, você precisa estar antenado aos assuntos, músicas, bandas, filmes, livros e memes do momento.

A cultura e os conhecimentos gerais podem ser grandes referências para os posts de uma página. Contudo, é essencial que a referência adotada seja reconhecida pelo público. Assim, é natural que as músicas de uma página que dialoga diretamente com o público adolescente sejam diferentes das referências musicais utilizadas em uma página que se comunica com quem tem mais de 50 anos, por exemplo.

3. Liberdade criativa

Por muito tempo, especialmente no Instagram, imperou a crença de que boas páginas tinham que ter um feed padronizado, ou seja, em que todas as publicações tivessem sempre a mesma identidade visual.

É natural que toda marca tenha os seus elementos-chave em comunicação, como as cores institucionais, os logotipos, as fontes preferidas, os estilos de fotografia mais apropriados e até mesmo um vocabulário característico. Entretanto, com o passar do tempo, esse excesso de padronização do feed de posts acabou tornando a comunicação um pouco “chata”, restringindo a liberdade típica que as redes sociais costumam promover.

Por isso, a padronização tem dado lugar à ousadia e à liberdade criativa. É natural que as marcas ainda tenham a sua identidade, ou seja, elementos que identifiquem que aquele post pertence a ela. Todavia, os modelos estéticos e de linguagem já não precisam ser tão “engessados”. Essa variedade torna o seu conteúdo mais atrativo e, consequentemente, mais envolvente para o público.

4. Assuntos em alta

Assim como as referências culturais, qualquer pessoa que produz conteúdo também deve estar extremamente atenta aos assuntos que estão em alta no momento, ou seja, aquilo que o jornalismo chama de “pautas quentes”.

Eventos esportivos, acontecimentos econômicos, novidades no mundo da música, fofocas sobre celebridades, atualizações nos reality shows e até mesmo eventos da natureza (como uma nevasca no sul do país) podem ser inspiração para um post bacana em sua página.

O importante é que você entenda como aquele assunto pode se relacionar com o seu nicho, de modo que o post não pareça descontextualizado. Além disso, é fundamental ser rápido na produção desse tipo de post, tendo em vista que o que está em alta em um dia, já pode ter “esfriado” no dia seguinte. Portanto, atualize-se para não perder o timing. Lembre-se de que um uso eficaz de um assunto bem comentado em um post pode aumentar consideravelmente a sua visibilidade.

5. Temas polêmicos

Ainda relacionado ao assunto notícias, é fato que a polêmica é algo que sempre produz um grande engajamento, pois as pessoas gostam de se posicionar em relação ao assunto e de argumentar nos comentários. No entanto, esse recurso precisa ser utilizado com muito cuidado. Um assunto polêmico é um assunto que divide opiniões, mas não necessariamente precisa ser algo sério, que possa comprometer a imagem da marca.

Quer um exemplo? Uma empresa de salgadinhos pode fazer aquela clássica pergunta que divide opiniões: comer a coxinha pelo bico ou pela parte arredondada? Contudo, você também pode se posicionar em assuntos mais relevantes na sociedade, como o combate ao desmatamento, o apoio à diversidade religiosa, a denúncia do racismo e da homofobia, entre outros aspectos.

Seja uma polêmica de pouca importância ou mais séria, o fato é que as marcas que se posicionam sempre chamam atenção. É uma maneira bem direta de comunicar os seus valores e princípios, de modo que você mantenha por perto quem compactua com eles e afaste quem não compartilha das mesmas crenças — daí a importância de conhecer muito bem a si mesmo antes de fazer uso desse recurso.

Concluindo, podemos afirmar que temas polêmicos, assuntos em alta, liberdade criativa, referências culturais e infotenimento são as grandes tendências do momento — não apenas nas redes sociais, mas no conteúdo da internet em geral. Elas vão ao encontro de tudo aquilo que as pessoas mais procuram ao acessar o mundo digital. Assim, segui-las e colocá-las em prática é uma boa receita de sucesso!

E você, querida pessoa, saberia responder qual dessas 5 tendências é mais atrativa para você? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas dicas a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!