Já aconteceu de você pesquisar um determinado produto na internet e, nos dias seguintes, começar a ser perseguido por anúncios daquele produto ou similares? Isso é bastante frequente no marketing digital. Começamos a receber e-mails, visualizar banners e ser impactados por anúncios patrocinados nas redes sociais devido a uma simples pesquisa que fizemos sobre um produto.

Essa estratégia recebe o nome de remarketing. Ela consiste em um reforço da comunicação digital especialmente preparado para as pessoas que já manifestaram algum interesse naquilo que a empresa comercializa — pesquisaram o produto no Google, clicaram em um anúncio, preencheram um cadastro no site da empresa etc.

Neste artigo, você vai conferir 7 dicas para que as empresas utilizem o remarketing de maneira inteligente, permitindo que as vendas decolem como nunca. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Crie uma lista de pessoas interessadas

A tecnologia das plataformas de anúncios que permitem o remarketing gera listas de pessoas interessadas. Todavia, é importante ser criterioso ao definir as pessoas que vão compor a sua lista. Uma dica é não incluir nela quem visitou a sua loja ou seu site há mais de 30 dias, pois o interesse pode ter “esfriado”.

Além disso, lembre-se de que uma lista de remarketing não deve ser composta apenas por quem já comprou na sua loja. Inclua também os visitantes que não converteram, os usuários da internet que abandonaram o carrinho de compra, e por aí vai. Não desista dos desistentes! Recuperá-los pode ser mais fácil do que você imagina.

2. Segmente a lista de acordo com o produto

Algumas empresas comercializam muitos produtos ou linhas de produtos diferenciados. Por isso, é importante verificar qual foi o produto pelo qual a pessoa se interessou, antes de disparar anúncios para conquistá-la ou reconquistá-la. Se ela está interessada em cadeiras, não faz sentido disponibilizar anúncios de geladeiras, certo?

Dessa forma, procure segmentar as pessoas da sua lista de remarketing de acordo com os interesses delas. Categorize-as, conforme o tipo de produto que procuram, de modo que os seus anúncios ofereçam sempre itens que sejam do interesse do público, e não propagandas que não despertam o interesse.

3. Seja cuidadoso na criação dos anúncios

Os anúncios de remarketing podem ser exibidos em diferentes canais de comunicação, formatos e tamanhos. Não há existe certo e errado ao tomar essa decisão, de modo que a única forma conhecida para fazer a melhor escolha é testando. Crie comparativos para verificar os formatos que mais geram resultados junto ao seu público, incluindo cores, vídeos, imagens, textos, tamanhos, formatos etc.

O ideal é que, ao contrário dos anúncios tradicionais, os anúncios de remarketing sejam mais personalizados, afinal de contas, você está falando com alguém que já demonstrou algum nível de interesse no seu negócio. Portanto, verifique as estratégias de segmentação e personalização que as plataformas oferecem.

4. Considere o ciclo de compra

O ciclo de compra consiste em todo o processo que o seu cliente percorre até realizar a compra. Como ele pesquisa o seu produto? Quais aspectos leva em consideração? Quais canais utiliza para se informar? Quanto tempo demora em tomar a sua decisão de compra? Tenha esses dados em mãos antes de adotar uma estratégia de remarketing.

Não faz sentido deixar um anúncio disponível por 30 dias, se o ciclo de compra do seu cliente dura apenas 5. Isso gera perda de tempo e de dinheiro com gente que provavelmente não está mais interessada. Portanto, entenda que o tempo do ciclo de compra é o que deve definir o tempo de exibição dos anúncios.

5. Utilize o remarketing com moderação

Conforme citamos no início do artigo, alguns usuários sentem-se verdadeiramente perseguidos por determinadas empresas e anúncios. A exibição exagerada dos anúncios é o que desperta essa sensação desagradável, portanto, utilize essas estratégias com moderação.

Evite, por exemplo, exibir um mesmo anúncio mais de 10 vezes por dia para uma mesma pessoa. Em vez de lembrar-se do anúncio pela qualidade dos produtos, o potencial consumidor vai se lembrar dele pela irritação que está causando, o que não é desejável.

6. Conheça as possibilidades de segmentação inteligente

Os programas de anúncios por remarketing oferecem diferentes mecanismos para segmentar o público ao qual os anúncios estarão visíveis. O Google Ads, por exemplo, já oferece uma lista das pessoas que visitaram o seu site ou aplicativo, tornando o alcance da sua campanha mais preciso, melhorando a conversão.

O sistema de remarketing também pode oferecer segmentações automáticas, procurando perfis de público similares aos que você já utilizou em campanhas anteriores. Pode ser uma estratégia inteligente, definida pelo próprio algoritmo, mas é importante acompanhar os resultados para verificar se ela continua eficaz.

7. Encontre públicos-alvo parecidos

Por fim, aproveite a sugestão dos sistemas de remarketing e procure públicos-alvo semelhantes para aumentar o alcance das suas campanhas. A própria rede de display que utiliza dados do remarketing oferece esse recurso. Assim, novos usuários são segmentados, de acordo com as características empregadas nas segmentações anteriores.

Dessa forma, a segmentação fica mais específica e profunda, sem que a empresa perca tempo com pessoas sem o menor potencial de se interessar por aquilo que você está oferecendo. Quando isso ocorre, não apenas o alcance da campanha cresce, como também as próprias taxas de conversão, facilitando o gerenciamento das suas estratégias e permitindo a obtenção de melhores resultados em vendas.

Para concluir, podemos perceber que o remarketing é um recurso do marketing digital que permite que públicos já interessados na sua marca/produto sejam novamente impactados por uma comunicação persuasiva para a compra. O importante é criar anúncios estratégicos, bem segmentados e sem exagerar na dose, afinal de contas, a ideia é atrair, e não repelir novos consumidores, OK?

E você, ser de luz, emprega o remarketing na sua empresa? Quais benefícios ele já ofereceu ao seu negócio ou à empresa em que você trabalha? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!