O marketing digital tem crescido muito nos últimos tempos, afinal de contas, a internet tem adquirido um espaço cada vez maior no comportamento do consumidor. Quem é que nunca utilizou o Google, os e-mails ou as redes sociais para saber mais sobre uma empresa e sobre os seus produtos, não é mesmo?

No caso das redes sociais, a história é particularmente interessante. As marcas foram vistas como “intrometidas” nesse meio por algum tempo, afinal de contas, as pessoas entravam nesses sites para se divertir, e não para ver propaganda. Com o passar do tempo, porém, as empresas ajustaram a sua comunicação e embarcaram na informação útil e no entretenimento para se aproximar do público e permitir a construção de uma relação mais interessante.

Sendo assim, é comum, hoje em dia, que as pessoas sigam as marcas que admiram no LinkedIn, no Facebook, no Instagram, no Twitter, no YouTube etc. Até mesmo os pequenos empreendedores têm criado as suas páginas nessas redes para atrair mais pessoas com potencial de se tornarem clientes. Se esse for o seu objetivo, continue a leitura deste artigo para conferir 7 dicas para fazer um bom uso das redes sociais na sua estratégia de marketing!

1. Defina os seus objetivos

O primeiro passo para ser bem-sucedido no marketing nas redes sociais é definir as suas metas, ou seja, o que você pretende ganhar com a sua atuação nessas plataformas. Aumentar o alcance da sua marca? Criar a sua autoridade no seu segmento? Interagir mais com o seu público? Gerar leads? Promover mais vendas? Conduzir as pessoas ao seu site? Atender o cliente? Acompanhar as opiniões das pessoas sobre a sua marca?

O planejamento das estratégias de redes sociais começa com a escolha de um ou mais dos objetivos citados acima. A escolha desse objetivo também vai implicar na definição das métricas que devem ser monitoradas para identificar se as metas estão ou não sendo alcançadas.

2. Crie uma persona para a sua comunicação

Todo o trabalho de comunicação nas redes sociais deve ser produzido tendo o seu público-alvo em mente. No entanto, convenhamos que “homens, de 20 a 30 anos, da classe B, moradores do estado de São Paulo” não é lá uma definição muito específica para o seu público.

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Em vez disso, construa uma persona, ou seja, um personagem fictício que represente esse público, incluindo informações mais detalhadas. Como é o estilo de vida dessa persona? De que maneira ela se informa? Quais são os seus hábitos de consumo? Com quem ela mora? O que faz em seu tempo livre? Quais são os seus objetivos de vida? Quais são os seus valores? De que ela tem medo/desejo/necessidade?

A persona é menos superficial e mais completa do que o público-alvo, de modo que você possa fazer escolhas de comunicação mais apropriadas e estratégicas para as pessoas a serem impactadas.

3. Escolha as redes sociais mais adequadas ao seu negócio

Existem muitas redes sociais na atualidade, mas você não precisa marcar presença em todas elas, a menos que queira. Para otimizar a sua produção de conteúdo e o seu tempo de trabalho, a dica é selecionar aquelas que são mais adequadas ao seu negócio, ou seja, as redes mais utilizadas pela sua persona.

Além disso, avalie as características do seu negócio, o seu objetivo e as propriedades de cada rede social. Algumas delas priorizam o texto, outras o vídeo, outras as imagens etc. Conheça-as a fundo e faça uma seleção criteriosa, de modo que você não perca tempo e dinheiro com canais pouco relevantes.

4. Concilie as estratégias orgânicas e pagas

Nas redes sociais, existem algoritmos, ou seja, sistemas que controlam a distribuição de conteúdo e a quantidade de pessoas que são impactadas pelas suas publicações. Esses algoritmos passam por revisões de tempos em tempos. Geralmente, o alcance orgânico das suas publicações é restrito àqueles que já o seguem, o que pode ser bom para que você aprofunde o seu relacionamento com essas pessoas e estimule o engajamento.

No entanto, se a sua ideia é alcançar outras pessoas para obter novos seguidores e clientes, é importante recorrer às publicações pagas, ou seja, ao impulsionamento dos posts, de modo que sejam divulgados também a quem ainda não o segue. Quanto mais você pagar, mais pessoas serão impactadas, mas é possível segmentar de diversas formas esse público-alvo. Concilie as duas estratégias para ter sucesso.

5. Produza conteúdo relevante

As pessoas não entram nas redes sociais com a intenção de comprar algo ou de ver propagandas. Elas acessam esses sites a fim de obter diversão, entretenimento e informação. Por isso, toda marca precisa produzir conteúdos interessantes e relevantes, seja em vídeos, em imagens ou em textos.

Uma dica é seguir o chamado “Princípio de Pareto”, que afirma que devemos fazer com que 80% dos nossos conteúdos sejam informativos sobre a área de atuação da empresa, enquanto os outros 20% devem ser focados na divulgação dos produtos e serviços. Por isso, selecione dicas, tutoriais, entrevistas, infográficos, notícias relevantes, enfim, tudo aquilo que possa despertar o interesse das pessoas e ajudá-lo a construir a sua autoridade.

6. Construa um calendário editorial

Para organizar a sua produção e publicação de conteúdo, é importante criar um calendário editorial, ou seja, uma planilha em que você determina as datas, os horários, as redes sociais utilizadas, os formatos dos posts e os temas que serão abordados em cada publicação.

Dessa forma, seguindo a proporção do item anterior, você poderia programar 16 posts de conteúdo e 4 posts de vendas nas suas redes sociais, por exemplo. O ideal é que esse cronograma seja definido mensalmente, de modo que os envolvidos na produção e na publicação consigam se organizar e manter os perfis da empresa ativos na rede, sem ficar muito tempo sem receber novas publicações.

7. Monitore os resultados obtidos

Cada rede social oferece métricas para acompanhar o desempenho geral da sua página e a performance particular de cada publicação. As métricas são dados estatísticos, como: quantidade de seguidores, pessoas que visualizaram aquela publicação, curtidas, comentários, compartilhamentos, visualizações de lives, dias e horários em que a página foi mais acessada, e por aí vai.

Os relatórios com essas métricas devem ser acompanhados continuamente. Esse hábito permite que você identifique quais temas são mais interessantes, quais dias e horários geram mais engajamento, quais redes são mais relevantes ao seu negócio, entre outros insights essenciais para o seu sucesso.

Seguindo as 7 dicas acima, você certamente será capaz de fazer um bom uso das estratégias de marketing nas redes sociais. Lembre-se de que esse trabalho é menos intuitivo do que as pessoas pensam, pois demanda estratégia, pesquisa, produção de conteúdo e análise de resultados para fazer os ajustes necessários. Coloque as recomendações em prática e tenha muito sucesso!

E você, ser de luz, como tem feito uso das suas redes sociais para fins de marketing? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!