O departamento comercial é responsável por efetivamente realizar as vendas para a empresa, o que pode ser feito por meio de interações comerciais, telefonemas, e-mails, chats, entre outras ferramentas. Esses profissionais precisam ser analíticos, perceptivos, empáticos, bem-informados e persuasivos. Naturalmente, contar com um bom líder comercial faz a diferença no desenvolvimento dessas habilidades.

Neste artigo, você conferir 7 dicas essenciais para desenvolver a liderança comercial. Assim, você será capaz de construir e desenvolver essas equipes, permitindo que a sua empresa alcance um resultado extraordinário em vendas. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais!

1. Forme equipes estratégicas

Para começar, é fundamental que você saiba construir uma equipe estratégica. As equipes comerciais são formadas por profissionais que têm determinadas competências: clareza de comunicação, empatia, conhecimento, sensibilidade em relação ao cliente, agilidade de raciocínio, persuasão e organização na gestão dos dados dos consumidores.

Dessa forma, é importante que o líder comercial conduza processos seletivos voltados para a verificação dessas habilidades. Se optar por um time menos experiente, é importante fornecer aos colaboradores contratados o treinamento necessário para o desenvolvimento de todas essas competências técnicas e comportamentais.

2. Comunique-se com clareza

Contratar colaboradores, treiná-los, comunicar objetivos, reforçar os valores da empresa, ensinar estratégias de vendas, dar orientações, corrigir falhas e dar feedbacks: sabe o que tudo isso tem em comum? São obrigações de liderança que dependem do fator comunicação.

Dessa forma, é fundamental que o líder comercial saiba comunicar-se de forma clara com todos os seus colaboradores. Ser claro significa fazer com que todos eles entendam exatamente o que se espera da equipe em cada um dos itens citados acima. Para isso, é fundamental que o líder seja acessível e que se comunique continuamente com o seu time, em reuniões, em conversas individuais e por meio de ferramentas tecnológicas.

3. Desenvolva a visão estratégica

PSC

O objetivo de um time comercial é promover vendas. No entanto, para que isso seja possível, é importante que os profissionais tenham uma visão mais ampla de toda a empresa e dos seus processos.

Dessa forma, é necessário que o líder comercial esclareça ao seu grupo as seguintes questões: Qual é a história da empresa? Quais são a sua missão, a sua visão e os seus valores? Qual é o público-alvo da organização? Quais são os desejos e necessidades dessas pessoas? Quais são os principais atributos dos produtos e serviços comercializados? Quais são os diferencias da empresa em relação aos seus concorrentes? Tudo isso deve ser esclarecido para que esses profissionais vendam com eficácia.

4. Incentive os colaboradores a ir além

Se a sua equipe for recém-formada ou ainda pouco experiente, é natural que os colaboradores sejam muito dependentes da orientação do líder, ou seja, de tudo aquilo que ele ensina sobre a empresa, sobre os produtos, sobre as estratégias organizacionais e sobre as técnicas de venda mais recomendadas.

Todavia, no caso das equipes um pouquinho mais experientes, vale a pena estimular os seus membros a ousar. Nesse caso, os colaboradores devem ir além do que se pede essencialmente aos vendedores. Então, o líder deve dar espaço para que eles deem as suas sugestões acerca de resolução de problemas ou de pontos que podem ser melhorados e aperfeiçoados no setor. Um bom líder comercial também sabe ouvir!

5. Estude sobre liderança

O líder comercial deve, evidentemente, adquirir conhecimentos sólidos sobre esse departamento. Técnicas de vendas, inovações tecnológicas que beneficiam o setor, ações dos concorrentes, comportamento do consumidor e até mesmo noções de marketing e de psicologia são importantes para enriquecer a atuação do líder e dos seus liderados.

Contudo, além da parte técnica do departamento comercial, o líder também deve estudar sobre a liderança em si. Como ser um líder melhor? Como melhorar a comunicação? Como criar um clima positivo na equipe? Como avaliar o desempenho e dar feedbacks eficazes? Como despertar a motivação de todos? Como treinar os funcionários? Esses questionamentos também devem ser respondidos por meio de estudos e atualizações.

6. Aprenda com as crises

A vida de um departamento comercial é frequentemente marcada pela pressão, afinal de contas, a empresa depende da capacidade dessa equipe de bater as suas metas. Infelizmente, porém, nem sempre os desempenhos em vendas são positivos. Toda empresa passa, eventualmente, por momentos de crise.

Nesse caso, é importante, juntamente com a equipe de marketing, apurar as causas dessa crise, por meio de pesquisas de mercado. Além disso, é necessário tranquilizar e manter a motivação da equipe, ressaltando que, com estudo e dedicação, tudo vai melhorar. Contudo, para que a empresa retome o rumo do sucesso, é fundamental compreender os motivos da crise e promover todas as mudanças e ajustes necessários, a fim de reverter a situação.

7. Reconheça o mérito dos colaboradores

Se as crises precisam ser solucionadas, os períodos de bons resultados precisam ser reconhecidos. Assim, como líder comercial, cabe a você reconhecer os méritos da sua equipe. Lembre-se de que não é fácil ser a linha de frente da empresa, lidando diretamente com consumidores com diferentes desejos, necessidades, dúvidas, temperamentos, e por aí vai.

O trabalho de um time comercial é quase sempre sob pressão, o que demanda muita inteligência emocional e dedicação para que as metas sejam adequadamente batidas. Dessa forma, reconheça sempre os bons desempenhos dos seus colaboradores, por meio de palavras, de uma remuneração adequada, entre outras bonificações.

Liderar um time comercial é um desafio. O simples ato de ser um líder é desafiador por natureza, mas, quando falamos em comandar um time de vendas, é preciso saber lidar com a pressão, com as exigências dos donos da empresa e com as objeções dos clientes. No entanto, por mais que essa tarefa seja complexa, ela pode ficar muito fácil seguindo as dicas acima.

E você, ser de luz, conhece mais alguma dica para desenvolver a liderança comercial? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!