O sócio é mais do que um parceiro de negócios. É alguém com quem você deverá compartilhar as decisões a serem tomadas, o que nem sempre é fácil. Divergências podem surgir e, se não forem adequadamente resolvidas, podem colocar o seu empreendimento em risco. Portanto, é fundamental saber escolher o sócio com muita sabedoria.

Mas como é possível fazer isso? O que devemos levar em consideração ao fazer essa escolha? Neste artigo, selecionamos as 7 principais características, citadas por especialistas, sobre como escolher o sócio ideal para o seu negócio. Continue a leitura e saiba mais!

1. Bom convívio

Alguns empresários afirmam que passam mais tempo com os seus sócios, no dia a dia, do que com as suas próprias esposas ou esposos. Dessa forma, é muito importante escolher alguém com quem haja um bom convívio. É necessário avaliar o currículo e a experiência do sócio, mas é fundamental verificar se há uma parceria bacana.

Essa relação profissional tão intensa não pode ficar desgastada. É claro que um ou outro conflito sempre existirá, mas isso não deve ser rotina. Em geral, é importante que os sócios se deem bem e que compreendam a personalidade e a linha de raciocínio um do outro. Paciência e bom humor são ingredientes essenciais nessa receita.

2. Objetivos semelhantes

Uma empresa precisa ter uma missão e uma visão, a partir das quais se desdobram todos os objetivos estratégicos a serem definidos. Os sócios são responsáveis por definir esses itens, sobretudo os objetivos gerais que devem ser alcançados na empresa. Se um quer ir para o caminho X, enquanto o outro quer ir para o caminho Y, a parceria não vai dar certo.

Os sócios não precisam pensar sempre da mesma maneira, mas, no que diz respeito aos objetivos da empresa, devem estar alinhados. Além disso, precisam ter uma capacidade de comunicação e liderança muito bem desenvolvida, de modo que possam transmitir a todos os colaboradores os objetivos que foram definidos.

3. Ausência de medo de você

PSC

Conforme citamos, os sócios devem ter sintonia no que diz respeito aos objetivos gerais do negócio. Entretanto, as decisões mais corriqueiras podem gerar divergências acerca da forma como a empresa deve proceder. Nesse sentido, é importante compreender que isso pode ser resolvido de 3 maneiras: o sócio A convence o sócio B, o sócio B convence o sócio A ou os dois se encontram no meio-termo.

Por isso, o debate de ideias faz parte da dinâmica entre os sócios, desde que haja respeito. Dessa forma, os envolvidos não podem ter medo um do outro para dizer o que pensam. Ao mesmo tempo, precisam ter o discernimento de compreender quando devem ser enfáticos na defesa das suas ideias e quando devem ceder.

4. Características complementares

Por mais que os objetivos a serem alcançados devam estar plenamente alinhados entre os sócios, isso não significa que eles tenham sempre que apresentar a mesma linha de raciocínio. Na verdade, muitos empreendedores afirmam que decisões mais ricas e eficazes são tomadas quando há traços complementares, não apenas de conhecimentos, mas também de personalidade, entre os sócios.

Assim, pode ser interessante que um sócio tenha formação em finanças, enquanto o outro seja formado em marketing, por exemplo. Além disso, pode ser muito positivo que um seja mais ousado nas ideias, enquanto o outro tenha mais cautela e noção de riscos. Quando isso ocorre, as ideias diferentes se complementam, de modo que um caminho mais eficaz possa ser seguido.

5. Maturidade para receber feedbacks

Quando falamos em feedback, geralmente pensamos em líderes revelando aos seus liderados como o trabalho de cada um está sendo avaliado, considerando os pontos positivos e os pontos de melhoria. No entanto, a própria relação entre os sócios também deve ser pautada em feedbacks concedidos um ao outro.

É importante, portanto, que os sócios tenham essa abertura para conversarem entre si sobre os rumos dos negócios, sobre os aspectos positivos do trabalho de cada um e sobre o que pode ser melhorado. É por isso que é necessário ter maturidade para dar e receber críticas construtivas, sem interpretá-las como questões pessoais.

6. Proatividade

Os sócios são os maiores líderes da empresa. Isso significa que as principais decisões devem ser tomadas por eles. É claro que há, provavelmente, outros líderes específicos para cada setor, mas o que é mais importante sempre será decidido pelos sócios.

Dessa forma, eles devem ser proativos, ou seja, agir sem medo, mas com dados que apoiem as suas decisões. Eles precisam pesquisar o mercado, acompanhar as notícias e fazer escolhas compatíveis com esses cenários, de modo que estejam sempre à frente da concorrência. Devem, também, propor produtos, serviços, projetos, mudanças administrativas, novas tecnologias, novos processos, enfim, elementos que melhorem o desempenho da organização continuamente.

7. Semelhança de valores

Como já citamos, toda empresa deve ter uma missão e uma visão. Além disso, também precisa ter valores que orientem a conduta de todos os seus colaboradores. Esses valores devem ser compartilhados igualmente pelos sócios. Honestidade, confiança, visão de longo prazo, respeito ao meio ambiente, ética e empatia são alguns exemplos desses valores.

É fundamental que os sócios de fato acreditem nesses itens e os coloquem em prática no dia a dia da empresa, disseminando-os a todos os seus membros. Muito além dos conhecimentos técnicos ou acadêmicos, os valores do dia a dia também fazem a diferença nos resultados que as organizações podem alcançar.

Como você pode notar, há diversos critérios a serem levados em consideração na hora de escolher um sócio. Por isso, não considere apenas a formação acadêmica ou apenas a amizade. Utilize as dicas acima como um guia acerca de como escolher esse parceiro ideal. Essa decisão é determinante para o sucesso do seu empreendimento!

E você, querida pessoa, já teve que escolher um sócio ou parceiro de projeto em algum momento? Como foi a sua escolha? Quais critérios você considera os mais importantes? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!