O título deste artigo não é muito difícil de ser compreendido. Aliás, está entre os temas mais procurados aqui no blog. No entanto, é importante, em primeiro lugar, definir o que é propósito e o que é foco.

O conceito de propósito se refere a tudo aquilo que é importante para nós e que faz sentido nas nossas vidas, sendo, neste contexto, um sinônimo de objetivo. Já o foco consiste na capacidade de canalizarmos a nossa atenção e as nossas energias ao alcance desse propósito, tomando-o como prioridade em relação a todo o resto. Pense no foco de uma fotografia, que deixa mais nítida uma parte dela e embaça todo o resto. É isso o que você deve fazer para alcançar os seus objetivos.

Neste artigo, separamos 7 dicas para que você defina o seu propósito e não perca o foco até alcançá-lo. Confira!

1. Defina o seu objetivo com clareza

Em primeiro lugar, você deve ter clareza daquilo que quer. Se não tiver, vai ficar difícil manter o foco. Lembre-se de que um bom objetivo segue a sigla SMART (do inglês, “inteligente”):

  • S — specific: específico, ou seja, bem definido;
  • M — measurable: mensurável, ou seja, cujo progresso pode ser acompanhado;
  • A — achievable: alcançável, ou seja, realista, dentro das suas possibilidades;
  • R — relevant: relevante, ou seja, importante para os seus valores na vida;
  • T — timebound: temporal, ou seja, com um prazo de tempo definido ou aproximado.

O seu propósito precisa ter essas 5 características para que você seja bem-sucedido. “Crescer na carreira” não é um bom objetivo, mas “alcançar o cargo de diretor de recursos humanos na empresa X em até 5 anos” é bem mais completo!

2. Compre uma agenda e administre o seu tempo

O alcance do seu propósito deve ser uma prioridade para você. Sendo assim, compre uma agenda e marque os seus compromissos, sempre colocando esse propósito em primeiro lugar. Isso fará com que você consiga dizer “não” com mais facilidade às atividades que não forem prioritárias.

PSC

Além disso, a agenda o ajudará a distribuir melhor os seus compromissos, permitindo que você evite ficar ocioso em alguns dias, e sobrecarregado em outros. Além disso, por meio desse instrumento tão útil, você conseguirá organizar melhor o seu dia e os seus horários, sem se esquecer de nada e fazendo valer o seu tempo. Seja produtivo!

3. Cuide da sua saúde física e mental

Sem saúde, ninguém alcance objetivo algum. Portanto, entenda que o descanso, o sono e a reposição de energias físicas e mentais são tão importantes quanto o próprio período produtivo. Aliás, sem o descanso devido, as nossas capacidades de concentração, atenção, organização, raciocínio e ação ficam muito comprometidas.

Dessa forma, durma em média 8h por noite, alimente-se de forma equilibrada, hidrate-se adequadamente, faça pausas a cada 90 minutos para descansar a mente do trabalho e dos estudos e tenha foco. Utilize os fins de semana para ter um tempo de qualidade para a sua família, os seus amigos e os seus hobbies. Nos dias de semana, porém, tenha foco total no alcance da sua missão. Tome-a como prioridade!

4. Peça ajuda quando necessário

Ninguém é autossuficiente, como já citamos algumas vezes aqui no blog. Quando precisamos alcançar um propósito na vida, nem sempre sabemos como agir. Nesses momentos, não perca tempo e não tenha vergonha de pedir ajuda a quem sabe mais. Uma dica valiosa é conversar com pessoas que já alcançaram o objetivo que você almeja. Desde que sejam indivíduos de confiança, eles certamente terão recomendações úteis para dividir com você, em uma espécie de mentoria.

Além disso, em se tratando de alcançar os seus objetivos com precisão e rapidez, ninguém é tão útil quanto os coaches. Aqui no IBC, por exemplo, contamos com os melhores especialistas do mercado nacional, prontos para fazer com que você conheça melhor a si mesmo, defina objetivos com clareza, trace ações estratégicas e coloque tudo isso em prática da melhor maneira possível. Entre em contato conosco!

5. Lembre-se do seu propósito nos momentos de desmotivação

Algumas pessoas ainda acreditam que a estrada do sucesso é uma linha reta ascendente, do ponto atual ao estado desejado. No entanto, é importante ressaltar que essa linha é cheia de obstáculos, altos e baixos. Por isso, há algumas diferenças entre aquilo que imaginamos e a realidade.

Isso pode conduzir as pessoas a momentos de desânimo e desmotivação. Na verdade, é muito comum que isso aconteça. Nesses momentos, porém, lembre-se do seu propósito, ou seja, dos motivos pelos quais você está fazendo o que está fazendo. Estudar inglês, por exemplo, é uma tarefa cansativa e prolongada. Contudo, quando pensamos nas portas que o domínio desse idioma abre na vida pessoal e na vida profissional, recuperamos a motivação e a resiliência diante dos obstáculos.

6. Ofereça a si mesmo pequenas recompensas

Conseguiu uma nota boa na prova? Tome um sorvete de chocolate. Conseguiu ler 10 páginas por dia de um tema complicado? Faça um passeio de que você gosta. Teve uma semana produtiva no trabalho? Vá àquela festa bacana no sábado. É importante que você ofereça a si mesmo pequenos mimos quando tiver um bom desempenho.

Isso é necessário especialmente quando estivermos diante de uma meta de longo prazo. É difícil manter a motivação quando a linha de chegada continua longe, mesmo quando estamos progredindo bem. Por isso, essas pequenas recompensas do dia a dia podem fortalecer a sua energia para continuar evoluindo.

7. Seja paciente

Por fim, o conselho com o qual concluímos esse texto é: seja paciente. As coisas mais valiosas na vida levam tempo. O seu filho, por exemplo, só chegará ao mundo depois de 9 longos meses. Portanto, tenha paciência para compreender que tudo na vida é uma construção diária. Além disso, procure também aproveitar o caminho, e não apenas a linha de chegada. Quando você encontra prazer no dia a dia, a caminhada não parece tão árdua, e o tempo parece fluir mais depressa.

Com as 7 dicas acima, você com certeza conseguirá alcançar o seu propósito pessoal e/ou profissional sem perder o foco. Coloque-as em prática e confie nas suas capacidades. Adquira conhecimento, desenvolva as suas habilidades e progrida um pouquinho por dia. Você chega lá!

E você, ser de luz, tem conseguido progredir em direção aos seus propósitos? Como tem agido para não perder o foco? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!