A demissão é um momento bastante delicado, mas que pode acontecer na vida profissional de absolutamente qualquer pessoa. Ela pode ser consequência de um erro grave que cometemos ou de questões internas da própria empresa, como uma reestruturação ou uma redução do quadro de funcionários.

Independentemente das causas, o fato é que precisamos seguir em frente e dar continuidade às nossas carreiras. É claro que superar uma demissão não é algo assim tão simples, mas há algumas atitudes que podemos colocar em prática para facilitar essa volta por cima. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e confira as nossas dicas!

1. Busque compreender as causas da demissão

Em alguns casos, o colaborador se entristece por ter sido mandado embora, mas a culpa nem mesmo foi dele. É o caso dos cortes orçamentários tão comuns nas empresas em crise, que se veem obrigadas a reduzir o seu quadro de funcionários e, assim, desligar alguns colaboradores.

Contudo, se esse não for o caso, pergunte por que você está sendo desligado. Pode ser que você tenha cometido um erro grave, que o seu desempenho tenha ficado abaixo do esperado, ou simplesmente que o seu perfil não tenha se adequado à cultura da empresa. De um jeito ou de outro, ouça o que as pessoas têm a dizer e não se aborreça. Compreenda a sua falha, de modo que você possa aprender com ela e fazer melhor na próxima oportunidade.

2. Cuide da sua saúde mental

A perda de um emprego pode ser um momento muito delicado, especialmente se a pessoa realmente gostava do trabalho que tinha ou se o motivo da demissão provocou uma queda na autoestima e na motivação para a vida profissional. Infelizmente, nem toda empresa faz demissões humanizadas, e muitos desligamentos podem ser experiências traumatizantes.

Além disso, o próprio fato de estar desempregado gera ansiedade, estresse e preocupações constantes com a vida financeira. Por isso, procure acompanhamento psicológico se sentir que essas dores estão causando muito sofrimento. A meditação, o exercício físico, o sono regular e uma alimentação equilibrada também ajudam bastante a manter a saúde.

3. Verifique a sua situação financeira

PSC

Por falar em finanças, essa é uma das maiores preocupações de quem é demitido. Dessa forma, verifique quanto dinheiro você tem na sua reserva financeira para que possa se sustentar pelos próximos meses, enquanto estiver sem receber salário. Pode ser que você tenha que fazer alguns sacrifícios, como cortar gastos, especialmente com o que for supérfluo.

Em último caso, você pode recorrer a um empréstimo de dinheiro junto a um amigo, familiar ou instituição financeira. Todavia, como essas questões são delicadas e podem envolver o pagamento de juros altos, deixe essa alternativa apenas em último caso. No mais, planeje-se com cuidado pelas próximas semanas.

4. Atualize o seu currículo

Ao perder um emprego, buscamos quase imediatamente procurar uma nova oportunidade. Para isso, porém, você precisa ter um currículo atualizado. Dessa forma, pegue a versão mais recente do seu currículo e atualize-o, acrescentando todos os dados referentes aos últimos tempos.

Lembre-se de que você deve incluir no documento a sua formação acadêmica, os cursos extras que realizou, os idiomas que domina, as competências gerais e técnicas que você tem e um breve descritivo sobre as suas experiências profissionais mais recentes ou mais importantes. Atualize tudo isso, faça uma revisão e, se for possível, realize mais alguns cursos ou atividades que possam enriquecer o seu currículo (na internet, há ótimos cursos online e gratuitos!).

5. Procure novas oportunidades de emprego

Depois de atualizar o seu currículo, envie-o para as empresas que tenham oportunidades abertas na sua área de atuação. Isso pode ser feito por meio de diversos canais de comunicação.

Você pode acessar a área “trabalhe conosco” nos sites das empresas de seu interesse, participar de grupos de vagas de emprego nas redes sociais (como ocorre no Facebook), enviar o seu perfil profissional para as vagas abertas no LinkedIn (rede social especificamente voltada à vida profissional) e também pode se candidatar por meio de plataformas especializadas em empregos. Nesses sites, você pode adicionar um alerta e receber por e-mail as vagas abertas mais compatíveis com o seu perfil.

6. Ative a sua rede de contatos

Além de todos os mecanismos acima, lembre-se de ativar a sua rede de contatos, ou seja, de fazer o bom e velho networking. Quando nos encontramos desempregados, é sempre uma ótima ideia comunicar os familiares, os amigos, os ex-companheiros de empresa e os colegas de faculdade que estamos à procura de uma oportunidade no mercado.

Nessas conversas, deixe claro o seu objetivo profissional. Assim, pode ser que algum dos seus contatos encontre alguma oportunidade e o indique no processo seletivo. Uma indicação pode ser um excelente auxílio no desempenho do candidato em um processo de recrutamento e seleção.

7. Acione os seus direitos

Por fim, lembre-se de que, enquanto você coloca todas as dicas acima em prática, você pode e deve acionar os seus direitos, de acordo com o regime de contratação que você tinha no seu último emprego. No caso da CLT, você pode acionar o seguro-desemprego, sacar o FGTS e receber as suas verbas rescisórias.

Por mais que esses direitos sejam um importante auxílio financeiro, lembre-se de que eles não são eternos. Dessa forma, continue planejando as suas finanças e procurando uma nova oportunidade de emprego para reingressar no mercado de trabalho.

Como você pode perceber, é claro que uma demissão é um momento delicado, que pode produzir a ansiedade da recolocação profissional, a preocupação com a vida financeira e até mesmo uma queda na autoestima (dependendo das causas da demissão). Entretanto, nem tudo está perdido. Seja paciente e resiliente ao colocar as dicas acima em prática. Confie em si mesmo e você verá que estará em uma nova oportunidade mais cedo do que imagina!

E você, ser de luz, já passou por um momento de demissão? Como lidou com esse fato? Há alguma dica que você gostaria de acrescentar à nossa lista? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!