Quando você ouve a palavra “empreendedor”, em que você pensa? Em um engravatado, rico, à frente de uma grande empresa? Bem, essa é a ideia clássica que, muitas vezes, afasta a maioria das pessoas da ideia de empreender.

No entanto, há muitos negócios com baixo investimento inicial e sem grandes estruturas que também podem se tornar empreendimentos muito bem-sucedidos. Aliás, muitas empresas conhecidas tiveram um início semelhante.

Se você está pensando em empreender, mas não sabe como, confira a seguir 7 ideias de empreendedorismo com baixo investimento:

  1. Produtos Digitais

Produtos digitais são e-books, cursos e treinamentos 100% online que têm o objetivo de divulgar algum conhecimento. Dietas, rotinas de exercícios físicos, saúde emocional e educação financeira estão entre os tópicos mais frequentes.

Há duas possibilidades de empreender com produtos digitais: a afiliação e a produção de conteúdo. Na afiliação, você trabalha exclusivamente com a divulgação de um produto digital que já existe e recebe uma comissão por isso. É só se cadastrar nas plataformas que disponibilizam os produtos online e investir na divulgação do curso que você escolher.

A outra possibilidade é ser um produtor de conteúdo. Naturalmente, isso exige um pouco mais de tempo e de conhecimento, pois é você quem estará à frente daquele curso ou e-book. É necessária uma estrutura básica par roteirizar e gravar os vídeos com as suas aulas, mas, ainda assim, é uma atividade de investimentos relativamente baixos e que pode trazer bons frutos.

  1. Trabalhos como freelancer

Se você não possui um emprego formal de carteira assinada, ou se está em busca de um complemento de renda, os trabalhos como freelancer são ótimas oportunidades. Existem portais na internet específicos de vagas para esse tipo de projeto.

É só escolher uma área de atuação que você domina e selecionar os jobs para os quais se sente apto. Em geral, costumam se destacar nesse meio os redatores, designers, revisores, tradutores, editores de fotos/vídeos, arquitetos, entre outros profissionais.

  1. Agência Digital

Ainda seguindo a ideia de produtos digitais, é possível construir uma agência digital. Existem agências especializadas na produção de conteúdo digital (e-books e cursos) e em marketing digital (construção de sites, redação online, design, criação de anúncios digitais, análise de SEO, entre outras funções) que podem funcionar de qualquer casa com computadores.

Basta reunir um grupo de profissionais dessas áreas que possam prestar esses serviços a clientes dos mais diversos segmentos. O custo inicial é o da divulgação de sua agência, o que pode ser feito, sobretudo, por meio das redes sociais.

  1. Prestação de serviços

Você tem conhecimentos gerais de manutenção doméstica, pintura, consertos gerais, ou como eletricista, por exemplo? Você pode fazer atendimentos a domicílio e fazer dessas atividades uma iniciativa empreendedora.

A dica nesse âmbito é investir numa pesada divulgação local, o que também pode ser feito pelas redes sociais, mas também pelo bom e velho panfleto no seu bairro. Além disso, para ser bem-sucedido nesse ramo, é muito importante transmitir confiança, o que se faz com qualidade de serviços, pontualidade e preços acessíveis aos seus clientes em potencial.

  1. Entregas de alimentos

Você é bom de cozinha? Tem algum diferencial especial? Sabe preparar alguma comida bacana, um prato típico de outro país, docinhos, ou alguma iguaria em que você manda bem? Essa é uma ótima ideia de empreendedorismo, já que você recebe as solicitações de encomendas e consegue realizá-las de sua própria casa. Se puder entregar na casa dos clientes, esse é mais um ponto positivo de seu negócio: a comodidade.

Além dos ingredientes, você não terá muito mais o que investir, exceto seu tempo e seus talentos. Mais uma vez, o grande diferencial é a divulgação pesada, sobretudo em seu bairro: um anúncio segmentado no Facebook e uma distribuição de panfletos já resolvem bem essas necessidades, mas seja criativo.

Ah, e quando receber as primeiras remunerações por seus serviços, não se esqueça de reinvestir em seu próprio negócio. É assim que ele crescerá!

  1. Food Trucks

Essa ideia é basicamente um desdobramento da ideia anterior. Se você tiver um pouco mais de dinheiro para investir (também não é preciso muito), pode comprar um caminhão de pequeno porte para comercializar seus quitutes.

A vantagem dessa ideia sobre a anterior é que um food truck nas ruas tem uma visibilidade maior do que você cozinhando em sua própria casa. Além disso, ele permite que você se desloque para os pontos de maior concentração de pessoas, como próximo de eventos, escolas, universidades, escritórios e por aí vai. É como ter um restaurante, mas com liberdade geográfica (sem um ponto fixo) e com investimentos muito menores.

  1. Artesanato

Não é só comida que você pode comercializar. Se você tem talentos para as artes, pode comercializar seu trabalho. Pinturas, bonecos, potes, caixas, vasos, tapetes e até roupas podem ser produzidas e vendidas sob encomendas personalizadas.

Não se esqueça de divulgar bem o seu empreendimento. Ah, e além de vender as peças que produzir, já pensou em criar um curso digital de técnicas de artesanato? Assim, você consegue empreender em duas frentes.

Em todas as ideias acima, você não precisa de grandes investimentos, mas precisa de muita divulgação de seus negócios. A internet, o telefone e os materiais impressos são seus maiores aliados nesse sentido.

Além disso, se for trabalhar de casa, tenha um espaço adequado para conduzir seus negócios e administrar a contabilidade. Defina horários de trabalho e lembre-se de reinvestir para fazer seu empreendimento prosperar. Sucesso!