As palestras são eventos em que uma pessoa com profundos conhecimentos sobre um tema compartilha o que sabe com os seus espectadores. Dessa forma, trata-se de uma incrível oportunidade para aprender e crescer, em diferentes áreas da vida, de acordo com o tipo de conhecimento que você deseja adquirir.

A popularização da internet tem tornado o acesso ao conhecimento cada vez mais fácil. Por isso, há diversas palestras disponíveis nesse meio, permitindo que as pessoas as assistam dos seus computadores e até mesmo dos seus celulares, onde quer que estejam. Neste artigo, você conferirá 7 recomendações de palestras especialmente sugeridas a quem deseja ser um líder de sucesso. Boa leitura!

TED Talks

Você já ouviu falar em TED Talks? São palestras curtas, de cerca de 20 minutos, realizadas presencialmente em diferentes países, promovidas pela fundação Sapling. Hoje em dia, muitas dessas palestras estão disponíveis no YouTube, permitindo que sejam acompanhadas por pessoas de qualquer lugar do mundo, com acesso à internet.

A sigla TED se refere a “Tecnologia, Entretenimento e Design”, embora os temas abordados nessas conferências sejam muito mais amplos do que esses 3. Nessas palestras, diversos nomes de destaque e experiência compartilham as suas vivências pessoais e os seus conhecimentos sobre economia, ciência, política, comportamento, negócios, e por aí vai.

7 recomendações de TED Talks imperdíveis                 

Na sequência, você vai conferir alguns TED Talks que separamos especialmente para você que deseja ser um líder extraordinário. Eles estão disponíveis no YouTube. Confira!

1. Adam Grant: Os hábitos surpreendentes dos pensadores originais

Adam Grant é um psicólogo organizacional. Na palestra, ele revela o que chama de “comportamento original”, encontrado em algumas pessoas. A originalidade consiste na capacidade de ter ideias positivas e criativas, a fim de resolver os seus problemas ou de melhorar aquilo que já é bom, em diferentes contextos.

PSC

Grant revela os hábitos das pessoas originais e ainda dá algumas dicas para que o espectador consiga ser uma dessas pessoas. Ser original não significa ser melhor do que todos, mas apenas ser diferente e acreditar nas suas próprias ideias, procurando melhorá-las continuamente.

2. Amy Cuddy: Sua linguagem corporal molda quem você é

A linguagem corporal de um indivíduo consiste em todos os recursos do seu próprio corpo que são utilizados para comunicar algo. Isso inclui a postura corporal, as expressões faciais e os gestos que realizamos. Alguns deles são intencionais, mas outros podem ser espontâneos, ou seja, fazemos sem perceber.

Nessa palestra, Amy Cuddy aborda a frase “finja até se tornar”, revelando que a forma como administramos a nossa linguagem corporal impacta diretamente a forma como somos percebidos pelos outros, ou por nós mesmos. Ela explica que posturas confiantes podem “enganar” a mente e até mesmo alterar os hormônios que produzimos, auxiliando no alcance do sucesso.

3. Simon Sinek: Como grandes líderes inspiram ação?

O objetivo de todo grande líder é inspirar e organizar os seus liderados a agirem de forma eficaz e eficiente. Simon Sinek, neste Ted Talk, compartilha algumas técnicas para que ações de sucesso sejam tomadas dentro das empresas, impulsionadas pelos líderes.

Ele explica que o planejamento consiste em 3 círculos, um dentro do outro: “o que”, “como” e “por que”. No entanto, o sucesso consiste em responder a essas perguntas de dentro para fora: “por que”, “como” e “o que”. Assim, o propósito é o início de tudo, impulsionando o trabalho das pessoas.

4. Dan Pink: A surpreendente ciência da motivação

A motivação é a força interna que nos move, ou seja, que nos estimula a agir. Sem ela, ninguém faz absolutamente nada, em qualquer área da vida. Assim, é necessário que a motivação seja despertada também nos ambientes de trabalho. Todavia, Dan Pink alerta que os meios de motivação atuais do mundo dos negócios não são compatíveis com o que diz a ciência.

Segundo ele, as recompensas tradicionais já não estão gerando o aumento esperado na produtividade. Por isso, 3 elementos precisam ser desenvolvidos para motivar as pessoas: autonomia, domínio e propósito. Este TED fala sobre a importância da motivação nas empresas e sobre como desenvolvê-la.

5. Knut Haanaes: Duas razões pelas quais as empresas falham — e como evitá-las

Knut Haanaes explica os conceitos de exploração e explotação dentro das empresas. Ambos são necessários na gestão do capital intelectual das organizações. No entanto, é importante aprender a equilibrar essas duas forças, pois, se não houver esse equilíbrio, surgem as falhas.

Estrategista de negócios, Haanaes explica que ambas são necessárias ao desenvolvimento e ao aperfeiçoamento de novas ideias. Entretanto, ele também aponta que há 2 armadilhas que podem deixar as empresas estagnadas. Um alerta imperdível!

6. Simon Sinek: Por que bons líderes fazem você se sentir seguro?

O trabalho de um líder é comandar uma equipe, definindo objetivos, estabelecendo estratégias, acompanhando a execução das ações e avaliando o desempenho de cada um. No entanto, é fato que um líder que não é capaz de fazer com que os seus liderados sintam-se seguros durante esse processo dificilmente será bem-sucedido.

No mundo dos negócios, todo líder precisa desenvolver a confiança e a segurança nas suas equipes. Isso demanda alguns esforços, que são explicados detalhadamente em mais um TED Talk conduzido por Simon Sinek. São as chaves da cooperação e da lealdade.

7. Linda Hill: Como gerir a criatividade coletiva?

Professora de Harvard, Linda Hill estudou o comportamento de líderes de inovação em empresas de diferentes países. Esses estudos a levaram a conclusão de que existe algo conhecido como “genialidade coletiva”, que consiste na soma das habilidades de cada membro de uma equipe, o que possibilita o alcance de resultados expressivos.

Na palestra, Hill aponta qual é o papel do líder na administração desses talentos criativos. Acima de tudo, ela cita que o sucesso de uma organização é derivado das pessoas que fazem parte dela.

As 7 palestras acima são fontes de conhecimento e inspiração. Por isso, se você deseja ser um líder melhor a cada dia, não hesite em assisti-las na internet. Bons estudos!

E você, ser de luz, conhece mais alguma palestra, digital ou presencial, que pode fazer a diferença na vida das pessoas? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!