Você sabia que um dos maiores motivos que levam um profissional a trocar uma empresa por outra é a falta de reconhecimento profissional? Por isso, se uma organização deseja ver os seus colaboradores motivados e retê-los por mais tempo nos seus quadros profissionais, é fundamental reconhecê-los pelas suas competências.
Mas como podemos fazer isso? Por que esse processo é tão importante? Neste artigo, você vai compreender melhor o que é o reconhecimento profissional, entender a sua importância no cenário corporativo atual e conferir alguns meios práticos para promovê-lo. Continue a leitura e saiba mais!
Contents
Programa de reconhecimento profissional: o que é e qual a sua importância?
Um programa de reconhecimento profissional é um conjunto de ações que fazem os colaboradores de uma empresa sentirem-se mais valorizados. Isso os motiva e traz uma série de benefícios, como:
- Aumento na produtividade e na qualidade geral dos trabalhos executados;
- Melhorias no clima organizacional;
- Melhorias no relacionamento interpessoal;
- Redução do absenteísmo (faltas e atrasos);
- Redução das demissões voluntárias;
- Redução do turnover (rotatividade profissional), por meio da retenção prolongada de talentos;
- Redução do adoecimento profissional (especialmente nos casos de depressão, estresse, ansiedade e síndrome de burnout);
- Atração de novos talentos — pessoas que querem trabalhar naquela empresa, devido ao clima organizacional positivo (fortalecimento do employer branding);
- Reforço à cultura da empresa.
Muito além de um salário atrativo, o reconhecimento profissional se dá, muitas vezes, por simples ações do dia a dia, que fazem com que o profissional se sinta valorizado e com uma sensação de orgulho e pertencimento.
Como desenvolver esse tipo de programa?
Os programas de reconhecimento profissional devem fazer parte das organizações de forma permanente, e não apenas nos momentos de crise. Esses programas estão associados a determinados fatores, como: qualidade de vida, oportunidades de crescimento, estabilidade, ganhos financeiros e alinhamento de valores. Na sequência, você vai conferir 7 exemplos de ações que compõem um programa de reconhecimento profissional eficaz.
1. Reconheça o tempo dedicado à empresa
É importante reconhecer os profissionais pelo tempo de casa. Dessa forma, você pode presenteá-los com uma placa ao completarem 1 ano na empresa, com um presente ao completarem 2 anos, com um jantar no terceiro aniversário, e por aí vai. Há empresas que nomeiam até mesmo salas e auditórios com profissionais que dedicaram a vida a elas — algo em torno de 20 ou 30 anos! São meios de elevar o moral do homenageado e de estimular a motivação dos demais naquele ambiente.
2. Promova momentos de confraternização
A sua empresa promove confraternizações diante de resultados positivos? Celebra os aniversários dos colaboradores, ao menos uma vez por mês? Realiza festas de fim de ano, celebrando mais um período produtivo? Essas comemorações podem parecer de pouca importância, mas elevam a integração, o ânimo e a sensação de pertencimento dos colaboradores ao time. Especialmente se um projeto difícil tiver sido concluído ou se uma meta audaciosa tiver sido alcançada, vale a pena celebrar!
3. Ofereça feedbacks individuais humanizados
O feedback é o momento em que o gestor conversa individualmente com cada colaborador sobre o desempenho apresentado. Essa reunião serve para reconhecer os pontos positivos e, com muita humanidade, pontuar o que pode melhorar, com sugestões para que isso ocorra.
É direito do colaborador saber como o seu desempenho está sendo avaliado e ter oportunidades para corrigir e melhorar a sua conduta. Para isso, defina critérios justos e crie um ambiente de transparência e segurança psicológica.
4. Desenvolva planos de carreira
Se o colaborador estiver alcançando as suas metas e mostrando evolução, dia após dia, naturalmente, ele vai querer saber se existe a possibilidade de ser promovido: assumir cargos maiores, responsabilizar-se pelo comando de determinados projetos, ter aumentos salariais, e por aí vai.
Nesse sentido, mostre a cada profissional os planos de carreira que a empresa oferece, apresentando os caminhos que podem ser percorridos e o que é preciso fazer para obter essas promoções. Isso motiva o colaborador e aumenta a retenção de talentos, pois os profissionais percebem que podem crescer muito naquela empresa.
5. Proporcione possibilidades de desenvolvimento profissional
A sua empresa oferece materiais de apoio, palestras, participações em eventos, testes profissionais, cursos, treinamentos e workshops de desenvolvimento profissional? Saiba que um bom programa de capacitação pode ser um fator motivacional importante, oferecendo ferramentas para que todos progridam. Isso também é uma forma de reconhecer o colaborador. Há empresas que até mesmo ajudam financeiramente o profissional em cursos técnicos, graduações e especializações.
6. Disponibilize benefícios atrativos
Oferecer salários atrativos, superiores à concorrência, é um meio de reconhecer o profissional, especialmente se ele estiver acumulando tempo de casa ou se estiver alcançando bons resultados. Contudo, além do salário propriamente dito, também vale a pena investir em benefícios adicionais. Vale-transporte, vale-refeição, auxílio-educação, plano de saúde e odontológico, descontos em produtos, parcerias com academias e instituições de ensino, entre outros, elevam a qualidade de vida!
7. Ofereça bonificações por desempenho
Você já pensou em oferecer um jantar ou uma viagem ao colaborador que tiver o melhor desempenho no ano? Esse tipo de bonificação cria uma competição saudável entre os colaboradores, motivando-os a darem o melhor de si no dia a dia de trabalho. Além disso, é um meio mais criativo de recompensar quem está apresentando os melhores resultados.
Concluindo, um programa de reconhecimento profissional é um conjunto de maneiras práticas de a empresa valorizar cada colaborador e retê-los na equipe por mais tempo. Isso aumenta até mesmo a produtividade e os resultados da empresa. Além disso, melhora o clima organizacional. Para isso, verifique quais das possibilidades acima são mais compatíveis com a cultura corporativa e faça pesquisas internas para saber quais são as ações mais demandadas pelos seus próprios colaboradores.
E você, ser de luz, identifica alguma dessas ações no seu ambiente de trabalho? Quais delas você considera mais vantajosas? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!