Hoje em dia, os processos de divulgação e vendas têm sido cada vez mais realizados via internet. É nesse ambiente que o consumidor tem passado boa parte de seu tempo e é a ele que as pessoas recorrem quando identificam algum desejo ou necessidade de compra.
No entanto, é importante ressaltar que o ambiente digital tem crescido também em concorrência. Por isso, é necessário diversificar as táticas para construir uma presença forte na web, divulgar a empresa e promover mais vendas online. Quer saber quais são as principais táticas desse ambiente? Então, confira as dicas a seguir!
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1. Construa um website atrativo
Ter um site organizado e funcional é essencial para a organização, pois isso confere credibilidade. O ideal é que o site contenha as informações fundamentais da instituição, como histórico, missão, visão, valores, bem como as informações de contato — endereço, e-mails, redes sociais, telefones etc.
Os sites corporativos também precisam exibir descrições detalhadas sobre os produtos e serviços que comercializam, preferencialmente com imagens de cada item, de modo que o consumidor tenha acesso ao máximo possível de informações. É importante que a redação seja, ao mesmo tempo, informativa e persuasiva.
Também é primordial considerar a paciência do usuário, o que inclui a velocidade do site, com facilidade de navegação e uma arquitetura intuitiva. Desenvolva um menu claro, de forma que o visitante encontre o que procura em poucos cliques. Lembre-se também de desenvolver uma versão adaptada para dispositivos móveis. Se a página demorar muito para carregar — seja no computador, no celular ou no notebook —, o usuário não hesitará em partir para a concorrência.
2. Seja ativo nos blogs e nas redes sociais
A fim de conquistar a atenção da sociedade, é necessário promover conteúdo de qualidade, e não apenas aquela clássica comunicação promocional, que simplesmente divulga produtos e preços. Dessa forma, os blogs e as redes sociais têm crescido como ambientes propícios para a publicação de dicas, notícias atualizadas, tutoriais, infográficos, entre outras formas de comunicação. Nesses espaços, a interatividade com os comentários dos visitantes conta muito.
É essencial que as instituições façam a sua parte e respondam aos comentários que chegarem. Uma dica é reservar o blog para os textos mais extensos e detalhados, de modo que as redes sociais fiquem com os posts mais curtos e objetivos, possivelmente com links para o site e o blog. Explore as imagens e os vídeos e pesquise sobre as pautas de maior relevância junto ao público-alvo. Publique com regularidade para conquistar autoridade no segmento. Demonstre o que você sabe!
3. Crie anúncios pagos e não se esqueça do e-mail marketing
Outra opção de comunicação na web é a veiculação de anúncios pagos, por meio de vídeos ou de banners. Esses formatos de divulgação, todavia, é considerado “irritante”, pois invade a rotina do cliente, ao contrário de um blog, por exemplo, que utiliza conteúdo relevante para atrair apenas quem tiver interesse no tema. Os anúncios podem ser publicados em portais ou nos próprios mecanismos de busca, que cobram valores para as palavras-chave em questão.
O e-mail marketing, por sua vez, consiste no disparo de mensagens que vão direto para a caixa de entrada do usuário, geralmente mesclando conteúdos informativos com mensagens mais promocionais. Apenas evite comprar listas de e-mails, pois isso também seria uma prática invasiva (spam). O melhor a se fazer é criar formulários no site, no blog e nas redes sociais para obter o e-mail das pessoas de forma orgânica.
4. Articule as ações em mídias digitais com o mundo físico
O mundo digital é rico em possibilidades para desenvolver qualquer negócio, seja ele B2B (de empresa para empresa) ou B2C (de empresa para o consumidor). Todavia, é necessário prestar atenção, dado que esse universo frequentemente é transformado por ferramentas, inovações e tecnologias que surgem a todo momento. Para superar os concorrentes, é preciso conhecer todos esses recursos e identificar de que maneira cada um deles pode beneficiar a sua empresa.
Além do mais, é sempre fundamental integrar as ações da internet com a comunicação no mundo físico (que inclui eventos corporativos, ações de merchandising, materiais impressos, entre outros). Essa tática leva o consumidor a uma experiência completa com a marca, e é importante que o discurso entre esses dois ambientes esteja alinhado, de modo que a comunicação não seja contraditória.
5. Personalize as mensagens
Se você é um usuário mais atento da internet, provavelmente já percebeu que, ao pesquisar algum produto ou serviço em mecanismos de busca, logo em seguida foi perseguido por anúncios desses mesmos itens em qualquer local por onde passava na web, não é mesmo? Essa tática é chamada de “remarketing”, muito útil para aproveitar quem já manifesta interesse em comprar algo.
Isso exemplifica que todas as organizações estão atentas ao comportamento do consumidor, inclusive na web. Tendo noção de quais sejam os seus desejos ou necessidades, as empresas conseguem “programar” anúncios e disparos de e-mails com indicações de produtos ou serviços de forma personalizada, levando em consideração as páginas que a pessoa visitou e as palavras-chave que tem buscado.
Essa é uma maneira de ser bem eficaz ao estabelecer a comunicação voltada para vendas, permitindo que as empresas possam alcançar exclusivamente as pessoas com bom potencial de fechar negócio, sem perder tempo e dinheiro com aqueles que não estiverem verdadeiramente dispostos a comprar.
6. Não negligencie o mobile marketing
Mesmo que muitas pessoas ainda permaneçam no escritório em frente ao computador por horas, diversos estudos indicam que, em casa ou no transporte, o comportamento é diferente. O uso do computador pessoal tem perdido espaço para a utilização dos smartphones, com seus aplicativos e fácil acesso à internet. Dessa forma, as empresas têm enfrentado o desafio de adaptar os seus canais de comunicação (e-mails, websites, blogs, redes sociais, anúncios etc.) aos dispositivos do tipo.
É preciso pensar em tudo o que o consumidor faz com essas telinhas, ou seja, a pesquisa de produtos, a comparação de preços, as buscas por mais informações, entre outros. Textos descritivos e persuasivos, imagens, vídeos e preços devem ser facilmente visualizados pela tela do celular. Além do mais, a velocidade de navegação nos sites e apps deve ser boa, justificando a necessidade de um design responsivo e adaptado aos dispositivos. Se não for rápido, o usuário parte para o site concorrente.
7. Otimize o conteúdo para SEO
Uma oportunidade para que as organizações pequenas alcancem relevância na internet é agir para que os seus websites conquistem as primeiras posições, sempre que palavras-chave relacionadas forem pesquisadas nos sites de busca. Há diversas medidas que podem ser adotadas no site corporativo e no blog para obter um bom ranqueamento entre os resultados orgânicos (não pagos). Estamos falando do SEO (Search Engine Optimization, do inglês, “Otimização para Mecanismos de Busca”).
Fotos com legendas, alta velocidade de resposta no site e redação descritiva e informativa, explorando as palavras-chave de interesse, são alguns dos elementos considerados para que uma página da web alcance os lugares de maior visibilidade nos sites de busca. Isso é uma particularidade importante, pois indica que a empresa é uma referência e tem conteúdos, produtos e serviços de qualidade.
Por fim, lembre-se de aproveitar todas as mídias citadas neste artigo para incluir depoimentos de clientes, programas de fidelidade, cupons com promoções especiais, concursos, brinde etc. A dica final é: conheça o seu consumidor e identifique qual é a sua jornada de compra, ou seja, por quais canais o seu público transita até efetivamente fechar negócio. Marque presença nesses canais, mantendo a informação integrada e unificada. Assim, você estimulará o fluxo de vendas online!
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