Acessar o seu máximo potencial significa conhecer a si mesmo e utilizar todas as suas características, competências e conhecimentos para alcançar os melhores resultados possíveis nas diferentes áreas da sua vida.
Infelizmente, muita gente vive apenas com metade desse potencial, sem se preocupar com o desenvolvimento pessoal e com o crescimento. São pessoas que não saem da zona de conforto e que, por isso, deixam de alcançar resultados extraordinários.
Se você não quer fazer parte desse time que vive pela metade, confira as 8 dicas a seguir, que separamos para que você acesse o seu máximo potencial. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!
Contents
1. Compreenda os seus propósitos de vida
O que dá sentido à sua existência? Cuidar da família? Praticar esportes? Administrar uma empresa? Educar crianças? Cuidar dos animais? O que faz com que você se sinta útil? O propósito de vida de uma pessoa é a união daquilo que ela faz bem, que ela gosta de fazer e que é útil para a sociedade.
Por isso, as pessoas que descobrem os seus propósitos vivem com muito mais alegria e inspiração. Para elas, viver e trabalhar não são fardos, mas sim atividades que preenchem os seus dias de significado, ainda que os problemas surjam.
2. Abandone as crenças limitantes
“Eu não nasci para isso”, “eu nasci pobre e vou morrer pobre”, “as pessoas nunca mudam de verdade”, “eu nunca serei feliz”, “a vida é muito difícil”, “trabalhar é um fardo”, “gente rica é sempre desonesta” — esses são alguns exemplos de crenças que limitam o seu potencial.
Por isso, pare e reflita sobre aquilo que você tem pensado sobre o mundo e sobre si mesmo. Essas crenças têm feito bem a você? Elas fazem sentido? Elas são racionais? Ou foram “empurradas” em algum momento da sua vida e agora estão limitando a sua autoconfiança e a sua capacidade de assumir o controle do próprio destino?
3. Nunca deixe de aprender
O conhecimento é uma das poucas coisas na vida que podemos acumular sem perder e sem que ninguém nos tome por algum motivo. Por isso, nunca deixe de aprender. Estude, faça cursos e treinamentos, leia diariamente, acompanhe as notícias, converse com pessoas que sabem mais sobre determinados assuntos.
Quanto mais conhecimento uma pessoa tem, maiores serão as chances de ela obter bons resultados nos seus projetos, tanto pessoais como profissionais. Além disso, não se esqueça de aprender também com os próprios erros. Errar faz parte do processo e pode até ser benéfico, desde que saibamos extrair do erro os aprendizados necessários.
4. Conheça a si mesmo
Para acessar o seu Maximo potencial, você deve primeiramente compreender quem você é. Qual é o seu estado atual? Qual é o seu estado desejado? O que você precisa fazer para deixar esse estado atual e alcançar os seus objetivos? Quais estratégias você pode traçar?
A psicoterapia e o próprio processo de coaching são elementos fundamentais para que as pessoas respondam às perguntas acima e mergulhem na jornada do autoconhecimento. Por meio dessas ferramentas, as pessoas conseguem identificar os seus pontos fortes, a serem potencializados, e os seus pontos que ainda precisam de mais desenvolvimento.
5. Defina objetivos estimulantes, mas realistas
No tópico acima, falamos em definir um estado desejado, o que nada mais é do que traçar objetivos para as diferentes áreas da sua vida. Todo mundo precisa de objetivos, uma vez que, sem eles, ninguém sai do lugar, e nós ainda perdemos os nossos propósitos e motivações.
Contudo, seja cuidadoso ao definir os seus objetivos. Eles devem ser SMART, uma sigla em inglês que significa:
- S — Specific: específico (claro e sem equívocos);
- M — Measurable: mensurável (de forma que o seu progresso possa ser acompanhado);
- A — Achievable: alcançável (realista, sem tirar os pés do chão);
- R — Relevant: relevante (diretamente associado aos seus propósitos de vida);
- T — Timebound: temporal (deve ter um prazo determinado ou aproximado para a sua realização).
6. Desenvolva a resiliência
Depois de definir os seus objetivos, você deverá colocar todas as suas forças em prática, de modo a agir e alcançar as metas estabelecidas. Ao longo do percurso, porém, você perceberá que a trajetória do sucesso não é uma linha reta, mas um caminho cheio de curvas e obstáculos.
Você vai errar, vai cair, vai desanimar e vai pensar em desistir. Isso é comum e acontece com toda e qualquer pessoa. No entanto, nessas horas, lembre-se dos seus propósitos e tenha em mente que não há problema que dure para sempre. Confie nas suas capacidades intelectuais e emocionais de superar os obstáculos e de seguir em frente — a boa e velha resiliência!
7. Persista, mas não insista
No caminho para acessar o seu máximo potencial, muita gente confunde persistir com insistir. Quando adotamos uma ação, e ela surte um efeito negativo, precisamos apurar as causas desse problema e corrigi-lo o quanto antes. Pode ser necessário fazer um simples ajuste ou recalcular completamente a rota.
Persistir é exatamente isso: tentar de novo quantas vezes forem necessárias, mas de jeitos diferentes, aprendendo com os próprios erros até alcançar o estado desejado. É diferente de insistir, que significa tentar novamente sempre do mesmo jeito, ignorando os aprendizados que os erros e a experiência têm a oferecer.
8. Celebre cada vitória
Por último, mas não menos importante, celebre cada pequena vitória. Não deixe para ser feliz apenas na linha de chegada — até porque não há linha de chegada na vida! É importante aprender a ser feliz durante o percurso, mesmo nos momentos difíceis. Se você jogar a felicidade sempre para um momento futuro, ela nunca vai chegar, pois o futuro também nunca chega!
As 8 dicas acima são essenciais para que você acesse o seu máximo potencial. Que você as coloque em prática em todas as áreas da sua vida: pessoal, profissional, social, amorosa, financeira e espiritual. Seja imensamente feliz e alcance resultados extraordinários!
E você, querida pessoa, tem colocado quais das dicas acima em prática? O que ainda falta para você acessar o seu máximo potencial? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!